A competitividade turística entre as regiões brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Przybyszewski, Juliana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Paula Odete, Niada, Áurea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14900
Resumo: O turismo é uma atividade econômica com grande destaque a nível global. Além de ser chave para o desenvolvimento econômico, é também responsável por grande parte da criação de empregos em todo o mundo. A elaboração de estratégias para este setor está intimamente ligada ao estudo da competitividade turística, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal a análise do desempenho e da competitividade turística entre as regiões brasileiras por principais mercados emissores. Para tanto, utilizou-se da relação entre os conceitos de turismo, destino turístico e competitividade turística. Foi utilizado o instrumento de Análise da Quota de Mercado, desenvolvido por Faulkner (1997) e a Dissemelhança para melhor avaliar a disparidade entre os destinos nos principais mercados emissores. Para tal, utilizaram-se os dados das chegadas mensais por vias de acesso para o período de 2011 a 2015. Os resultados evidenciam que as regiões apresentam diferentes índices de competitividade para as suas diversas origens, concluindo assim que os destinos turísticos brasileiros diferem-se entre si e possuem níveis competitivos distintos.
id RCAP_cc7601530f62c1a0fd61e2bc398ff90f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competitividade turística entre as regiões brasileirasTourism competitiveness among brazilian regionsCompetitividade turísticaAnálise da quota de mercadoRegiões brasileirasO turismo é uma atividade econômica com grande destaque a nível global. Além de ser chave para o desenvolvimento econômico, é também responsável por grande parte da criação de empregos em todo o mundo. A elaboração de estratégias para este setor está intimamente ligada ao estudo da competitividade turística, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal a análise do desempenho e da competitividade turística entre as regiões brasileiras por principais mercados emissores. Para tanto, utilizou-se da relação entre os conceitos de turismo, destino turístico e competitividade turística. Foi utilizado o instrumento de Análise da Quota de Mercado, desenvolvido por Faulkner (1997) e a Dissemelhança para melhor avaliar a disparidade entre os destinos nos principais mercados emissores. Para tal, utilizaram-se os dados das chegadas mensais por vias de acesso para o período de 2011 a 2015. Os resultados evidenciam que as regiões apresentam diferentes índices de competitividade para as suas diversas origens, concluindo assim que os destinos turísticos brasileiros diferem-se entre si e possuem níveis competitivos distintos.Revista Anais Brasileiros de Estudos TurísticosBiblioteca Digital do IPBPrzybyszewski, JulianaFernandes, Paula OdeteNiada, Áurea2018-01-16T09:25:52Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14900porPrzybyszewski, Juliana; Fernandes, Paula O.; Niada, Aurea (2017). A competitividade turística entre regiões brasileiras. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 7:2, p. 65-812238-2925info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:25.407396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competitividade turística entre as regiões brasileiras
Tourism competitiveness among brazilian regions
title A competitividade turística entre as regiões brasileiras
spellingShingle A competitividade turística entre as regiões brasileiras
Przybyszewski, Juliana
Competitividade turística
Análise da quota de mercado
Regiões brasileiras
title_short A competitividade turística entre as regiões brasileiras
title_full A competitividade turística entre as regiões brasileiras
title_fullStr A competitividade turística entre as regiões brasileiras
title_full_unstemmed A competitividade turística entre as regiões brasileiras
title_sort A competitividade turística entre as regiões brasileiras
author Przybyszewski, Juliana
author_facet Przybyszewski, Juliana
Fernandes, Paula Odete
Niada, Áurea
author_role author
author2 Fernandes, Paula Odete
Niada, Áurea
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Przybyszewski, Juliana
Fernandes, Paula Odete
Niada, Áurea
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade turística
Análise da quota de mercado
Regiões brasileiras
topic Competitividade turística
Análise da quota de mercado
Regiões brasileiras
description O turismo é uma atividade econômica com grande destaque a nível global. Além de ser chave para o desenvolvimento econômico, é também responsável por grande parte da criação de empregos em todo o mundo. A elaboração de estratégias para este setor está intimamente ligada ao estudo da competitividade turística, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal a análise do desempenho e da competitividade turística entre as regiões brasileiras por principais mercados emissores. Para tanto, utilizou-se da relação entre os conceitos de turismo, destino turístico e competitividade turística. Foi utilizado o instrumento de Análise da Quota de Mercado, desenvolvido por Faulkner (1997) e a Dissemelhança para melhor avaliar a disparidade entre os destinos nos principais mercados emissores. Para tal, utilizaram-se os dados das chegadas mensais por vias de acesso para o período de 2011 a 2015. Os resultados evidenciam que as regiões apresentam diferentes índices de competitividade para as suas diversas origens, concluindo assim que os destinos turísticos brasileiros diferem-se entre si e possuem níveis competitivos distintos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-16T09:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14900
url http://hdl.handle.net/10198/14900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Przybyszewski, Juliana; Fernandes, Paula O.; Niada, Aurea (2017). A competitividade turística entre regiões brasileiras. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. ISSN 2238-2925. 7:2, p. 65-81
2238-2925
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
publisher.none.fl_str_mv Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135291388198912