O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13078
Resumo: Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
id RCAP_cc7aa5b05ba642eaa6a62018048abd58
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedadeImigraçãoHaitianosInclusão socialResponsabilidade socialImmigrationSocial responsibilityHaitiansSocial inclusionGestãoEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júriO ensino da língua portuguesa é um dos principais pilares para a integração local do imigrante que chega ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Com o objetivo de auxiliá-los no processo de inserção social, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, desenvolveu o projeto “Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para estrangeiros”. Nesse sentido, a finalidade dessa pesquisa é buscar analisar, na percepção dos beneficiários, o impacto desse projeto em suas vidas, principalmente em relação a integração social. Para esta pesquisa, optamos pelo estudo de caso que permite explorar com maior riqueza de detalhes o contexto, extraindo ao máximo informações dos beneficiários do curso. Propõe-se um desenho qualitativo e como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos estrangeiros consideram que a participação no curso favoreceu a inclusão social, pois melhoraram a capacidade de comunicar e interagir com os brasileiros. Este trabalho tem o potencial de contribuir com a teoria de forma a subsidiar pesquisa científica sobre a responsabilidade social das instituições em inserir imigrantes na sociedade e fornecer subsídios para a continuidade e melhoria das ações de políticas públicas no IFMT.The teaching of the Portuguese language is one of the main pillars for the local integration of the immigrants who arrive in Brazil in search of better living conditions. In order to assist them in the process of social integration, the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, developed the project "Portuguese Language Course and Brazilian Culture for Foreigners". In this sense, the objective of this research is to analyze in the beneficiaries' perception the impact of this project on their lives, especially in relation to social integration. For this research, we chose the case study that allow us to explore in greater detail the context, and get the maximum information from the beneficiaries of the course. It is proposed a qualitative design with semistructured interviews, as data collection instrument. The research results showed that foreign students consider that participation in the course favored social inclusion, as they improved the ability to communicate and interact with Brazilians. This work has the potential to contribute to the theory in order to subsidize scientific research on the social responsibility of institutions to insert immigrants in society and to provide subsidies for the continuity and improvement of public policy actions in the IFMT.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Lucélia Alves dos Santos2019-03-20T15:26:23Z2018-10-292018-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13078TID:202192857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:17.447121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
title O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
spellingShingle O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos
Imigração
Haitianos
Inclusão social
Responsabilidade social
Immigration
Social responsibility
Haitians
Social inclusion
Gestão
title_short O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
title_full O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
title_fullStr O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
title_full_unstemmed O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
title_sort O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade
author Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos
author_facet Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Haitianos
Inclusão social
Responsabilidade social
Immigration
Social responsibility
Haitians
Social inclusion
Gestão
topic Imigração
Haitianos
Inclusão social
Responsabilidade social
Immigration
Social responsibility
Haitians
Social inclusion
Gestão
description Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
2018-10-29T00:00:00Z
2019-03-20T15:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13078
TID:202192857
url http://hdl.handle.net/10400.22/13078
identifier_str_mv TID:202192857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131425728888832