Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924 |
Resumo: | O presente texto corresponde ao relato crítico de um debate em torno da «identidade profissional dos educadores sociais» que contou com a participação de três educadoras sociais, uma professora e um antropólogo, todos especializados em pedagogia social e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa nesta área de investigação-acção. Tomando como referência empírica o universo experiencial de cada um dos participantes, pretendeu-se colocar em confronto – em diálogo – diferentes concepções e percepções sobre o contributo específico dos educadores sociais no seio das dinâmicas de intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de explicitação e valorização da sua identidade profissional. |
id |
RCAP_cc7b22e00bbc5530603d04d6fb1e3f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos?O presente texto corresponde ao relato crítico de um debate em torno da «identidade profissional dos educadores sociais» que contou com a participação de três educadoras sociais, uma professora e um antropólogo, todos especializados em pedagogia social e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa nesta área de investigação-acção. Tomando como referência empírica o universo experiencial de cada um dos participantes, pretendeu-se colocar em confronto – em diálogo – diferentes concepções e percepções sobre o contributo específico dos educadores sociais no seio das dinâmicas de intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de explicitação e valorização da sua identidade profissional.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1924Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 45-601646-728010.34632/cpedagogiasocial.2008.n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1924https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1924/1845Direitos de Autor (c) 2008 Joaquim Azevedo, Isabel Baptistahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, JoaquimBaptista, Isabel2022-09-20T11:11:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.742678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
title |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
spellingShingle |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? Azevedo, Joaquim |
title_short |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
title_full |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
title_fullStr |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
title_full_unstemmed |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
title_sort |
Educadores sociais: Quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos? |
author |
Azevedo, Joaquim |
author_facet |
Azevedo, Joaquim Baptista, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Joaquim Baptista, Isabel |
description |
O presente texto corresponde ao relato crítico de um debate em torno da «identidade profissional dos educadores sociais» que contou com a participação de três educadoras sociais, uma professora e um antropólogo, todos especializados em pedagogia social e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa nesta área de investigação-acção. Tomando como referência empírica o universo experiencial de cada um dos participantes, pretendeu-se colocar em confronto – em diálogo – diferentes concepções e percepções sobre o contributo específico dos educadores sociais no seio das dinâmicas de intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de explicitação e valorização da sua identidade profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1924 |
url |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1924 https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1924 https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1924/1845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Joaquim Azevedo, Isabel Baptista http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Joaquim Azevedo, Isabel Baptista http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 45-60 1646-7280 10.34632/cpedagogiasocial.2008.n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357913616384 |