Plataforma de rastreabilidade de bicicletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Alfredo Silvestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29379
Resumo: O setor dos transportes tem um papel muito importante na sociedade. Associado ao seu elevado consumo energético, sendo o principal consumidor, está o aumento da poluição atmosférica. Os veículos motorizados são responsáveis por uma percentagem significativa de emissões poluentes, deteriorando a saúde pública da população. É fundamental fomentar meios alternativos, com menor pegada ecológica. O aumento da segurança, conveniência e conforto dado pela mobilidade ciclável, pode ser uma das respostas a este problema. O uso de bicicletas pode ter um impacto importante na qualidade de vida das pessoas. Promove a atividade física, melhorando a saúde pública ao reduzir a incidência de algumas doenças, contribui para a diminuição de emissões poluentes e apresenta benefícios económicos e sociais. Torna-se importante criar estratégias de promoção à mobilidade ciclável, atendendo a fatores que influenciam a sua utilização, como a rapidez das deslocações, a topografia das zonas cicláveis, o clima, o conforto, a segurança, a conveniência, entre outros. O principal objetivo desta dissertação foi o desenvolvimento de uma plataforma de rastreabilidade para uma bicicleta que permitisse o aumento da segurança do veículo e do seu utilizador, bem como a recolha de dados relativos à utilização do veículo para posterior análise. Este sistema deve apresentar uma relação custo/benefício elevada e possibilitar a determinação em tempo real da posição geográfica, acelerações lineares e velocidades angulares do veículo, bem como as distâncias de ultrapassagem e temperatura ambiente. Uma interface com o utilizador deve ser desenvolvida, para possibilitar a consulta e análise dos dados recolhidos. Para isso foi desenvolvido um sistema dividido em três partes: uma plataforma de sensores instalada na bicicleta, um servidor e uma interface. A plataforma de sensores é composta por vários componentes de hardware, cuja principal função é possibilitar a aquisição e envio dos dados pretendidos. Estes dados são recebidos, pré-processados e armazenados no servidor, com recurso a uma base de dados e outras ferramentas. Por fim, estes dados podem ser consultados e analisados através de um browser, bastando aceder à webpage desenvolvida para o efeito. Após todo o sistema ter sido desenvolvido e instalado, procedeu-se aos testes experimentais do mesmo em quatro percursos diferentes. Obtiveram-se os dados referidos anteriormente para cada um dos percursos, e estes foram analisados e discutidos. Verificou-se a viabilidade e fiabilidade dos mesmos, justificaram-se eventuais erros e desvios e analisaram-se as suas potencialidades e aplicações.
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Torna-se importante criar estratégias de promoção à mobilidade ciclável, atendendo a fatores que influenciam a sua utilização, como a rapidez das deslocações, a topografia das zonas cicláveis, o clima, o conforto, a segurança, a conveniência, entre outros. O principal objetivo desta dissertação foi o desenvolvimento de uma plataforma de rastreabilidade para uma bicicleta que permitisse o aumento da segurança do veículo e do seu utilizador, bem como a recolha de dados relativos à utilização do veículo para posterior análise. Este sistema deve apresentar uma relação custo/benefício elevada e possibilitar a determinação em tempo real da posição geográfica, acelerações lineares e velocidades angulares do veículo, bem como as distâncias de ultrapassagem e temperatura ambiente. Uma interface com o utilizador deve ser desenvolvida, para possibilitar a consulta e análise dos dados recolhidos. Para isso foi desenvolvido um sistema dividido em três partes: uma plataforma de sensores instalada na bicicleta, um servidor e uma interface. A plataforma de sensores é composta por vários componentes de hardware, cuja principal função é possibilitar a aquisição e envio dos dados pretendidos. Estes dados são recebidos, pré-processados e armazenados no servidor, com recurso a uma base de dados e outras ferramentas. Por fim, estes dados podem ser consultados e analisados através de um browser, bastando aceder à webpage desenvolvida para o efeito. Após todo o sistema ter sido desenvolvido e instalado, procedeu-se aos testes experimentais do mesmo em quatro percursos diferentes. Obtiveram-se os dados referidos anteriormente para cada um dos percursos, e estes foram analisados e discutidos. Verificou-se a viabilidade e fiabilidade dos mesmos, justificaram-se eventuais erros e desvios e analisaram-se as suas potencialidades e aplicações.Transport sector has a very important role in society. Associated with its high energy consumption (being the main consumer) is the increase of atmospheric pollution. Motor vehicles are responsible for a significant proportion of pollutants emissions, which depletes public health. Therefore, it is important to promote alternative transportation, with smaller ecological footprint. The increased safety, convenience and comfort given by cycling mobility may be one of the answers to this problem. The use of bicycles can have a significant impact on people's quality of life. It promotes physical activity, improving public health by reducing the incidence of some diseases, contributes to the reduction of pollutants emissions and has economic and social benefits. It is important to create strategies to promote cycling mobility considering factors that influence its use such as the time of dislocation, topography of cycling areas, climate, comfort, safety, convenience, among others. The main objective of this thesis is the development of a traceability platform for a bicycle that increases the safety of the vehicle and its user, as well as the collection of vehicle data for later analysis. This system must be cost effective and capable of collecting the real-time geographic position, linear accelerations and angular velocities of the vehicle, as well as the distances of surpassing and ambient temperature. A user interface should be developed to allow the query and analysis of the collected data. For this, a system was developed in three parts: a platform of sensors installed in the bicycle, a server and an interface. The sensor platform consists of several hardware components, whose main function is to enable the acquisition and sending of the desired data. This data is received, preprocessed and stored on the server, using a database and other tools. Finally, these data can be consulted and analyzed through a browser, simply by accessing the webpage developed for this purpose. After the whole system was developed and installed, the experimental tests were carried out on four different routes. The data was obtained for each of the routes was analyzed and discussed. Its feasibility and reliability were verified, possible errors and deviations were justified, and its potentialities and applications were analyzed.2020-10-07T11:03:42Z2018-09-01T00:00:00Z2018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29379TID:202238113porFerreira, José Alfredo Silvestreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:50Zoai:ria.ua.pt:10773/29379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:44.592188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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