Plataforma de partilha de bicicletas altamente escalável através de uma arquitetura de micro-serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniel Fernando Ferraz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22502
Resumo: Este documento tem como objetivo descrever o estudo e implementação, de uma de solução para um sistema de bicicletas partilhadas, que permita obter a localização, disponibilidade de bicicletas, efetuar alugueres, pagamentos, dar avaliações e obter informações em tempo real, através de uma abordagem arquitetural de micro-serviços. O principal objetivo é de criar um sistema distribuído altamente escalável e rápido que permita atender uma alta procura de bicicletas em horas de ponta em meio urbano. É abordado o atual estado da arte em sistemas de partilha de bicicletas e feita uma avaliação do que seria útil para este sistema. Para sustentar a proposta são apresentados diagramas do modo de funcionamento e arquitetura da solução. A nível de implementação, é descrito todo o processo de desenvolvimento, assim como arquiteturas e tecnologias utlizadas, para o desenvolvimento técnico da solução proposta. A solução foi desenvolvida com recurso a micro-serviços numa instância de Kubernetes preparada para auto escalabilidade dos serviços. Estes comunicam-se maioritariamente assincronamente, agindo de forma desacoplada e escalável, seguindo as boas práticas em arquiteturas micro-serviços. Visualmente foi desenvolvida uma aplicação móvel multiplataforma, que comunica com os serviços e permite que o utilizador tire o máximo partido de toda esta arquitetura, oferecendo uma experiência fluida resiliente a falhas e períodos de alta demanda.
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