Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kataoka, Verônica Yumi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Claudia Borim da, Cazorla, Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22909
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades didáticas de uma sequência de ensino (SE) de Probabilidade proposta para alunos de Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos) e de Ensino Médio (de 14 a 17 anos). A SE denominada “Passeios Aleatórios da Carlinha” foi proposta pela equipe do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico para a Educação Básica – AVALE-EB para ser desenvolvida tanto no ambiente de aprendizagem papel e lápis como no ambiente virtual. Essa SE permite trabalhar os conceitos básicos de Probabilidade; construir tabelas simples e gráficos de barras; discutir as diferenças entre situação determinística e experimentação aleatória; estimar probabilidades por meio da frequência relativa; calcular a probabilidade laplaciana a partir da árvore de possibilidades e comparar as duas formas de atribuir probabilidades. Salienta-se que o professor pode explorar esses conceitos de acordo com o nível escolar dos alunos, selecionando apenas parte dos conceitos envolvidos. Além disso, a forma lúdica como a SE pode ser conduzida, mostra que os alunos ficam altamente motivados e descontraídos durante a execução do experimento e todos conseguem perceber a importância dos conceitos de Probabilidade trabalhados, o que reforça a viabilidade da utilização dessa SE no âmbito escolar.
id RCAP_cc7ce775f4df92e020fcc9dc104f2fd4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidadePasseios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidadeArtigosEste trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades didáticas de uma sequência de ensino (SE) de Probabilidade proposta para alunos de Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos) e de Ensino Médio (de 14 a 17 anos). A SE denominada “Passeios Aleatórios da Carlinha” foi proposta pela equipe do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico para a Educação Básica – AVALE-EB para ser desenvolvida tanto no ambiente de aprendizagem papel e lápis como no ambiente virtual. Essa SE permite trabalhar os conceitos básicos de Probabilidade; construir tabelas simples e gráficos de barras; discutir as diferenças entre situação determinística e experimentação aleatória; estimar probabilidades por meio da frequência relativa; calcular a probabilidade laplaciana a partir da árvore de possibilidades e comparar as duas formas de atribuir probabilidades. Salienta-se que o professor pode explorar esses conceitos de acordo com o nível escolar dos alunos, selecionando apenas parte dos conceitos envolvidos. Além disso, a forma lúdica como a SE pode ser conduzida, mostra que os alunos ficam altamente motivados e descontraídos durante a execução do experimento e todos conseguem perceber a importância dos conceitos de Probabilidade trabalhados, o que reforça a viabilidade da utilização dessa SE no âmbito escolar.This paper aims to discuss the didactic opportunities of a Probability teaching activity (SE) proposed to secondary (11-14 years) and high school (14-17 years) students. This SE named “Passeios Aleatórios da Carlinha” was developed by team of “Virtual Environment for support in developing statistical literacy for scholar students (AVALE-EB)” to be used in paper and pencil learning environment such as virtual environment. This SE provides to discuss probabilistic basic concepts, construct simple frequency tables and respective bar charts, compare deterministic situation and random experiments, estimate probabilities with relative frequency, compute theoretical probability by using possibilities tree and compare the estimate and theoretical probability. The teacher can explore these concepts in a progressive manner, according to knowledge level of students. Besides, the entertainment way of SE highlights students becomes motivated and relaxed during the activity and everyone can accomplish the task and realize the importance of the concepts of Probability, which enhances the feasibility of this SE in schools.APM - Associação de Professores de Matemática2014-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22909por2183-28380872-3915Kataoka, Verônica YumiSilva, Claudia Borim daCazorla, Ireneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:26.476386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
title Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
spellingShingle Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
Kataoka, Verônica Yumi
Artigos
title_short Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
title_full Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
title_fullStr Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
title_full_unstemmed Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
title_sort Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade
author Kataoka, Verônica Yumi
author_facet Kataoka, Verônica Yumi
Silva, Claudia Borim da
Cazorla, Irene
author_role author
author2 Silva, Claudia Borim da
Cazorla, Irene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kataoka, Verônica Yumi
Silva, Claudia Borim da
Cazorla, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades didáticas de uma sequência de ensino (SE) de Probabilidade proposta para alunos de Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos) e de Ensino Médio (de 14 a 17 anos). A SE denominada “Passeios Aleatórios da Carlinha” foi proposta pela equipe do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico para a Educação Básica – AVALE-EB para ser desenvolvida tanto no ambiente de aprendizagem papel e lápis como no ambiente virtual. Essa SE permite trabalhar os conceitos básicos de Probabilidade; construir tabelas simples e gráficos de barras; discutir as diferenças entre situação determinística e experimentação aleatória; estimar probabilidades por meio da frequência relativa; calcular a probabilidade laplaciana a partir da árvore de possibilidades e comparar as duas formas de atribuir probabilidades. Salienta-se que o professor pode explorar esses conceitos de acordo com o nível escolar dos alunos, selecionando apenas parte dos conceitos envolvidos. Além disso, a forma lúdica como a SE pode ser conduzida, mostra que os alunos ficam altamente motivados e descontraídos durante a execução do experimento e todos conseguem perceber a importância dos conceitos de Probabilidade trabalhados, o que reforça a viabilidade da utilização dessa SE no âmbito escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22909
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130479642804224