Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12772 |
Resumo: | Portugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço de Televisão por Subscrição (STVS), o que o torna num caso interessante para análise de mercado e de concorrência, assim como movimentações de mercado com o aparecimento de novas tecnologias e, consequentemente, novas realidades de negócio. Estando neste momento o mercado português de STVS muito perto da saturação, é fundamental compreender quais os fatores que condicionam a evolução do mercado assim como compreender como devem os operadores trabalhar no sentido de fidelizar clientes e de angariar clientes na concorrência. É também fundamental compreender como as novas tendências de Televisão Over-The-Top influenciarão o mercado de Televisão por Subscrição em Portugal. Esta dissertação procurou contribuir para uma melhor compreensão da problemática acima exposta. |
id |
RCAP_cc7e8ba40a539dd561be72cb4cd3e930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evoluçãoEngenharia electrónicaTelevisão por susbscrição - PortugalRedes de telecomunicaçõesPortugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço de Televisão por Subscrição (STVS), o que o torna num caso interessante para análise de mercado e de concorrência, assim como movimentações de mercado com o aparecimento de novas tecnologias e, consequentemente, novas realidades de negócio. Estando neste momento o mercado português de STVS muito perto da saturação, é fundamental compreender quais os fatores que condicionam a evolução do mercado assim como compreender como devem os operadores trabalhar no sentido de fidelizar clientes e de angariar clientes na concorrência. É também fundamental compreender como as novas tendências de Televisão Over-The-Top influenciarão o mercado de Televisão por Subscrição em Portugal. Esta dissertação procurou contribuir para uma melhor compreensão da problemática acima exposta.Portugal is one of European Union (EU) countries with the biggest penetration rate for Pay-TV Services, which makes it a very interesting country for market and competition analysis, as well as market behaviour with the emergence of new technologies, and hence, new business models. At this point, portuguese Pay-TV market is very close to the saturation point, so it is essential to understand what factors limit market’s evolution and also how operators must work on loyalty programs to keep their customers from cutting the cord and ways to get new customers from the other operators in the market. It is also essential to understand how the new Over-the-top TV technologies is going to influence the Pay-TV market. This dissertation seeked to contribute for a better understanding of the issues outlined above.Universidade de Aveiro2014-11-06T10:34:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12772TID:201586665porSousa, Marta Isabel Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:19Zoai:ria.ua.pt:10773/12772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:52.084520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
title |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
spellingShingle |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução Sousa, Marta Isabel Cardoso de Engenharia electrónica Televisão por susbscrição - Portugal Redes de telecomunicações |
title_short |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
title_full |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
title_fullStr |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
title_full_unstemmed |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
title_sort |
Serviços de TV por subscrição em Portugal : retrospetiva e evolução |
author |
Sousa, Marta Isabel Cardoso de |
author_facet |
Sousa, Marta Isabel Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Marta Isabel Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia electrónica Televisão por susbscrição - Portugal Redes de telecomunicações |
topic |
Engenharia electrónica Televisão por susbscrição - Portugal Redes de telecomunicações |
description |
Portugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço de Televisão por Subscrição (STVS), o que o torna num caso interessante para análise de mercado e de concorrência, assim como movimentações de mercado com o aparecimento de novas tecnologias e, consequentemente, novas realidades de negócio. Estando neste momento o mercado português de STVS muito perto da saturação, é fundamental compreender quais os fatores que condicionam a evolução do mercado assim como compreender como devem os operadores trabalhar no sentido de fidelizar clientes e de angariar clientes na concorrência. É também fundamental compreender como as novas tendências de Televisão Over-The-Top influenciarão o mercado de Televisão por Subscrição em Portugal. Esta dissertação procurou contribuir para uma melhor compreensão da problemática acima exposta. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-11-06T10:34:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12772 TID:201586665 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12772 |
identifier_str_mv |
TID:201586665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137539483762688 |