A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255
Resumo: O enfoque do presente estudo é predominantemente metodológico e resulta da reflexão sobre o papel das técnicas de recolha e análise de dados assim como do recurso a um software de análise de dados qualitativos, implicados num estudo de caso coletivo, envolvendo cinco projetos de mentoria entre pares, desenvolvidos em cinco instituições de ensino portuguesas. Este estudo de caso enquadra-se na fase preliminar da investigação de um projeto implementado no âmbito da Educational Design Research. De natureza mista, mas de pendor predominantemente qualitativo, este estudo de caso visa aferir, por intermédio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário, a perceção de professores e alunos mentores sobre a participação nos referidos projetos e identificar pontos de contacto e/ou divergência entre as posições de ambos. Nesse âmbito, o recurso à análise de conteúdo, enquanto técnica de análise de dados, e o suporte do software de análise de dados qualitativos WebQDA foram fundamentais para a plena prossecução dos propósitos do estudo, considerando-se, por isso, pertinente a reflexão sobre o papel de ambos nesse contexto. Através das conclusões deste estudo espera contribuir-se para a valorização da investigação qualitativa, enquanto paradigma com soluções metodológicas compatíveis com as exigências da sociedade da informação.
id RCAP_cc8a4a49be34fe6f19b509d6462b784a
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/93
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre paresThe core role of content analysis in a multiple case study supported by webQDA: How to assess the perception of teachers and peer teacher students regarding participation in peer learning projectsO enfoque do presente estudo é predominantemente metodológico e resulta da reflexão sobre o papel das técnicas de recolha e análise de dados assim como do recurso a um software de análise de dados qualitativos, implicados num estudo de caso coletivo, envolvendo cinco projetos de mentoria entre pares, desenvolvidos em cinco instituições de ensino portuguesas. Este estudo de caso enquadra-se na fase preliminar da investigação de um projeto implementado no âmbito da Educational Design Research. De natureza mista, mas de pendor predominantemente qualitativo, este estudo de caso visa aferir, por intermédio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário, a perceção de professores e alunos mentores sobre a participação nos referidos projetos e identificar pontos de contacto e/ou divergência entre as posições de ambos. Nesse âmbito, o recurso à análise de conteúdo, enquanto técnica de análise de dados, e o suporte do software de análise de dados qualitativos WebQDA foram fundamentais para a plena prossecução dos propósitos do estudo, considerando-se, por isso, pertinente a reflexão sobre o papel de ambos nesse contexto. Através das conclusões deste estudo espera contribuir-se para a valorização da investigação qualitativa, enquanto paradigma com soluções metodológicas compatíveis com as exigências da sociedade da informação.The focus of this study is predominantly methodological and results from a reflection on the role of the data collection and data analysis techniques and of the Computer-Assisted Qualitative-Data Analysis Software (CAQDAS) chosen for a multiple case study involving five peer learning projects, developed in five Portuguese educational institutions. This case study is part of the preliminary research stage of a project implemented under Educational Design Research. Despite its mixed nature, this case study is predominantly qualitative, and is aimed at assessing the perceptions of teachers and peer teacher students regarding participation in those projects and identifying similarities/divergent opinions on their positions by means of a semi-structured interview and a survey by questionnaire. In this realm, content analysis, as a data analysis technique, and the support of qualitative data analysis software WebQDA were fundamental for the accomplishment of the purposes of the study, which substantiates the relevance found in promoting reflection on the role of both elements in the study. It is expected that the outcomes of the study may contribute to promoting the relevance of qualitative research, as a paradigm that offers methodological solutions that are in line with the demands of information society.Ludomedia2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 239-255New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 239-255New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 239-2552184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/93https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/93/87Carvalho, Ana RaquelSantos, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:13Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/93Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.656368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
The core role of content analysis in a multiple case study supported by webQDA: How to assess the perception of teachers and peer teacher students regarding participation in peer learning projects
title A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
spellingShingle A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
Carvalho, Ana Raquel
title_short A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
title_full A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
title_fullStr A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
title_full_unstemmed A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
title_sort A centralidade da análise de conteúdo assistida por webQDA num estudo de caso coletivo: Como aferir a perceção de professores e alunos mentores participantes em projetos de mentoria entre pares
author Carvalho, Ana Raquel
author_facet Carvalho, Ana Raquel
Santos, Carlos
author_role author
author2 Santos, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Raquel
Santos, Carlos
description O enfoque do presente estudo é predominantemente metodológico e resulta da reflexão sobre o papel das técnicas de recolha e análise de dados assim como do recurso a um software de análise de dados qualitativos, implicados num estudo de caso coletivo, envolvendo cinco projetos de mentoria entre pares, desenvolvidos em cinco instituições de ensino portuguesas. Este estudo de caso enquadra-se na fase preliminar da investigação de um projeto implementado no âmbito da Educational Design Research. De natureza mista, mas de pendor predominantemente qualitativo, este estudo de caso visa aferir, por intermédio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário, a perceção de professores e alunos mentores sobre a participação nos referidos projetos e identificar pontos de contacto e/ou divergência entre as posições de ambos. Nesse âmbito, o recurso à análise de conteúdo, enquanto técnica de análise de dados, e o suporte do software de análise de dados qualitativos WebQDA foram fundamentais para a plena prossecução dos propósitos do estudo, considerando-se, por isso, pertinente a reflexão sobre o papel de ambos nesse contexto. Através das conclusões deste estudo espera contribuir-se para a valorização da investigação qualitativa, enquanto paradigma com soluções metodológicas compatíveis com as exigências da sociedade da informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.239-255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/93
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/93/87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 239-255
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 239-255
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 239-255
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346379280384