A ecologia de uma inclusão de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1898 |
Resumo: | A partir de um quadro teórico bioecológico e transaccional, (Bronfenbrenner & Morris 1998, Sameroff & Fiese, 2000), este trabalho apresenta o estudo longitudinal de uma criança com síndroma de Down, nascida em 1994 que frequenta actualmente o 6° ano de escolaridade. Tem como objectivo analisar os factores que poderão ter contribuído para o sucesso de um processo de inclusão, a nível dos diferentes sistemas ecológicos. O estudo iniciou-se no momento do nascimento. Neste trabalho salientam-se os dados essencialmente qualitativos, recolhidos a partir da entrada na escolaridade obrigatória, em que, para além dos aspectos de adaptação familiar e interacção mãe-criança, foram também analisadas a evolução das aprendizagens e a participação social nos contexto extra-familiares. O processo de transição para o segundo ciclo, aos doze anos, mostrou as dificuldades que a escola tem para pôr em prática uma verdadeira Inclusão. Não sendo possível extrapolar os seus resultados, este estudo de caso mostra a Interdependência de um conjunto de variáveis ecológicas na optimização das potencial idades de uma criança com sindroma de Down. ------ ABSTRACT ------ Within an ecological and transactional model (Bronfenbre ner & Morris, 1998, Sameroff & Fiese,.2000), this paper presents a longitudinal case study of a Down syndrome child, born in 1994, attending the 6th grade in a regular school setting. We aim to show the different factors that have contributed for the success of this child's inclusion. The study begun immediately after birth but, in this work we ernphasise data collected since lhe child entered compulsory school when we analysed both familiar and school variables that could be related to learning acquisitions and social participation. When the child was twelve, the transition process to a diferente school setting, showed how difficult it is to achieve inclusion. The data in this case study can not be generalised but show the interdependence of different ecological variables in the development of aDown syndrome child. |
id |
RCAP_cc91c695a8295ce1d0782dfb05dd7c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ecologia de uma inclusão de sucessoSíndrome DownInclusãoDown syndromelnclusionA partir de um quadro teórico bioecológico e transaccional, (Bronfenbrenner & Morris 1998, Sameroff & Fiese, 2000), este trabalho apresenta o estudo longitudinal de uma criança com síndroma de Down, nascida em 1994 que frequenta actualmente o 6° ano de escolaridade. Tem como objectivo analisar os factores que poderão ter contribuído para o sucesso de um processo de inclusão, a nível dos diferentes sistemas ecológicos. O estudo iniciou-se no momento do nascimento. Neste trabalho salientam-se os dados essencialmente qualitativos, recolhidos a partir da entrada na escolaridade obrigatória, em que, para além dos aspectos de adaptação familiar e interacção mãe-criança, foram também analisadas a evolução das aprendizagens e a participação social nos contexto extra-familiares. O processo de transição para o segundo ciclo, aos doze anos, mostrou as dificuldades que a escola tem para pôr em prática uma verdadeira Inclusão. Não sendo possível extrapolar os seus resultados, este estudo de caso mostra a Interdependência de um conjunto de variáveis ecológicas na optimização das potencial idades de uma criança com sindroma de Down. ------ ABSTRACT ------ Within an ecological and transactional model (Bronfenbre ner & Morris, 1998, Sameroff & Fiese,.2000), this paper presents a longitudinal case study of a Down syndrome child, born in 1994, attending the 6th grade in a regular school setting. We aim to show the different factors that have contributed for the success of this child's inclusion. The study begun immediately after birth but, in this work we ernphasise data collected since lhe child entered compulsory school when we analysed both familiar and school variables that could be related to learning acquisitions and social participation. When the child was twelve, the transition process to a diferente school setting, showed how difficult it is to achieve inclusion. The data in this case study can not be generalised but show the interdependence of different ecological variables in the development of aDown syndrome child.INFADRepositório do ISPAPimentel, Júlia van Zeller de Serpa2012-12-27T19:48:47Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1898porInternational Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 117-1240214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:56.398593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
title |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
spellingShingle |
A ecologia de uma inclusão de sucesso Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa Síndrome Down Inclusão Down syndrome lnclusion |
title_short |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
title_full |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
title_fullStr |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
title_full_unstemmed |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
title_sort |
A ecologia de uma inclusão de sucesso |
author |
Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa |
author_facet |
Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome Down Inclusão Down syndrome lnclusion |
topic |
Síndrome Down Inclusão Down syndrome lnclusion |
description |
A partir de um quadro teórico bioecológico e transaccional, (Bronfenbrenner & Morris 1998, Sameroff & Fiese, 2000), este trabalho apresenta o estudo longitudinal de uma criança com síndroma de Down, nascida em 1994 que frequenta actualmente o 6° ano de escolaridade. Tem como objectivo analisar os factores que poderão ter contribuído para o sucesso de um processo de inclusão, a nível dos diferentes sistemas ecológicos. O estudo iniciou-se no momento do nascimento. Neste trabalho salientam-se os dados essencialmente qualitativos, recolhidos a partir da entrada na escolaridade obrigatória, em que, para além dos aspectos de adaptação familiar e interacção mãe-criança, foram também analisadas a evolução das aprendizagens e a participação social nos contexto extra-familiares. O processo de transição para o segundo ciclo, aos doze anos, mostrou as dificuldades que a escola tem para pôr em prática uma verdadeira Inclusão. Não sendo possível extrapolar os seus resultados, este estudo de caso mostra a Interdependência de um conjunto de variáveis ecológicas na optimização das potencial idades de uma criança com sindroma de Down. ------ ABSTRACT ------ Within an ecological and transactional model (Bronfenbre ner & Morris, 1998, Sameroff & Fiese,.2000), this paper presents a longitudinal case study of a Down syndrome child, born in 1994, attending the 6th grade in a regular school setting. We aim to show the different factors that have contributed for the success of this child's inclusion. The study begun immediately after birth but, in this work we ernphasise data collected since lhe child entered compulsory school when we analysed both familiar and school variables that could be related to learning acquisitions and social participation. When the child was twelve, the transition process to a diferente school setting, showed how difficult it is to achieve inclusion. The data in this case study can not be generalised but show the interdependence of different ecological variables in the development of aDown syndrome child. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2012-12-27T19:48:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/1898 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/1898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 117-124 0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130060431556608 |