Construindo a acção cidadã das crianças em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, Liliana Isabel de Barros
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1082
Resumo: No ano em que se celebram os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança e em que Aveiro se vê envolvida num projecto intitulado Cidade Amiga das Crianças, que pretende, entre outras coisas, dar-lhes voz sobre a organização e condições de vida na cidade, fez todo o sentido enveredar por um projecto que procurasse exercer o seu direito de cidadania, através da participação activa, dentro de uma instituição que tem como principais objectivos a satisfação dos direitos de provisão e de bem estar. O presente estudo tem como objectivos contribuir para a reflexão crítica sobre situações emergentes no encontro imediato entre adultos e crianças, explorando condições favoráveis à simetria no diálogo entre ambos em contextos educativos institucionalizados; contribuir para a reflexão sobre os efeitos ocultos da hierarquização dos papéis dos adultos e das crianças na comunicação, possibilitando a cooperação entre os dois grupos geracionais; desestabilizar a imagem das crianças como objecto de satisfação de necessidades biológicas, psicológicas e sociais a favor da imagem das crianças como actores sociais competentes, enquanto sujeitos de direitos humanos e como Cidadãs no espaço global e local. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no âmbito da investigaçãoacção participativa, sendo que para a geração de dados baseámo-nos em grupos de discussão focalizada, usando fotografias, filmes e filmagens como despoletadores de conversa. O grupo de participantes foi composto por dez crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos que se encontram inseridas nas Florinhas do Vouga, embora tenham sido envolvidas mais crianças da Instituição ao longo do processo (109 crianças com idades compreendidas entre 2 e 10 anos no estudo exploratório). O percurso deste projecto de intervenção encontra-se organizado em quatro etapas: construção de um lugar de acção e de (re)conhecimento social; constituição das crianças enquanto sujeito colectivo que fala a partir da Instituição; reconstrução cognitiva do lugar social; e devolução do lugar de coprotagonismo à Instituição. Consideramos que este projecto contribuiu para promover os direitos de participação das crianças na Instituição, tornando-as participantes activos. ABSTRACT: In the year that we celebrate the 20th anniversary of the Convention on the Rights of the Child and Aveiro finds itself involved in a project called Child Friendly Cities, which aims, among other things, to give them a voice on the organization and living conditions in the city, therefore it made sense to embark on a plan that seeks to exercise its right of citizenship through active participation within an institution whose main objective is the satisfaction of the rights and welfare provision. This study aims to contribute to critical reflection on emerging situations in the close encounter between adults and children, exploiting the symmetry conditions that conduces to dialogue between both in institutionalized educational contexts; to contribute on the reflection of the hidden effects of the hierarchy of the roles of adults and children in communication, enabling the cooperation between the two generational groups; destabilizing the image of children as subject for the satisfaction of biological needs, psychological and social conditions for the image of children as competent social actors, as subjects of human rights and as Citizens within global and local space. In terms of methodology, the study is based on the participation-action research, and for the generation of data we relied on focused discussion groups, using photographs, movies and film footage to trigger the conversation. The participant group consisted on ten children aged between 3 and 6 years who attend Florinhas Vouga, although more children of the institution were involved throughout the process (109 children aged between 2 and 10 years in exploratory study). This intervention project is organized in four steps: building a place of action and (re) social knowledge; constitution of children as a collective subjects who speak through the institution; the cognitive reconstruction of the social place and laying the foundations for the continuity of this project by institution. We believe that this project contributed to promote the participation rights of children in the institution, making them active participants
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O presente estudo tem como objectivos contribuir para a reflexão crítica sobre situações emergentes no encontro imediato entre adultos e crianças, explorando condições favoráveis à simetria no diálogo entre ambos em contextos educativos institucionalizados; contribuir para a reflexão sobre os efeitos ocultos da hierarquização dos papéis dos adultos e das crianças na comunicação, possibilitando a cooperação entre os dois grupos geracionais; desestabilizar a imagem das crianças como objecto de satisfação de necessidades biológicas, psicológicas e sociais a favor da imagem das crianças como actores sociais competentes, enquanto sujeitos de direitos humanos e como Cidadãs no espaço global e local. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no âmbito da investigaçãoacção participativa, sendo que para a geração de dados baseámo-nos em grupos de discussão focalizada, usando fotografias, filmes e filmagens como despoletadores de conversa. O grupo de participantes foi composto por dez crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos que se encontram inseridas nas Florinhas do Vouga, embora tenham sido envolvidas mais crianças da Instituição ao longo do processo (109 crianças com idades compreendidas entre 2 e 10 anos no estudo exploratório). O percurso deste projecto de intervenção encontra-se organizado em quatro etapas: construção de um lugar de acção e de (re)conhecimento social; constituição das crianças enquanto sujeito colectivo que fala a partir da Instituição; reconstrução cognitiva do lugar social; e devolução do lugar de coprotagonismo à Instituição. Consideramos que este projecto contribuiu para promover os direitos de participação das crianças na Instituição, tornando-as participantes activos. ABSTRACT: In the year that we celebrate the 20th anniversary of the Convention on the Rights of the Child and Aveiro finds itself involved in a project called Child Friendly Cities, which aims, among other things, to give them a voice on the organization and living conditions in the city, therefore it made sense to embark on a plan that seeks to exercise its right of citizenship through active participation within an institution whose main objective is the satisfaction of the rights and welfare provision. This study aims to contribute to critical reflection on emerging situations in the close encounter between adults and children, exploiting the symmetry conditions that conduces to dialogue between both in institutionalized educational contexts; to contribute on the reflection of the hidden effects of the hierarchy of the roles of adults and children in communication, enabling the cooperation between the two generational groups; destabilizing the image of children as subject for the satisfaction of biological needs, psychological and social conditions for the image of children as competent social actors, as subjects of human rights and as Citizens within global and local space. In terms of methodology, the study is based on the participation-action research, and for the generation of data we relied on focused discussion groups, using photographs, movies and film footage to trigger the conversation. The participant group consisted on ten children aged between 3 and 6 years who attend Florinhas Vouga, although more children of the institution were involved throughout the process (109 children aged between 2 and 10 years in exploratory study). This intervention project is organized in four steps: building a place of action and (re) social knowledge; constitution of children as a collective subjects who speak through the institution; the cognitive reconstruction of the social place and laying the foundations for the continuity of this project by institution. 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