As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sílvia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45918
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
id RCAP_cc976ba54868841d48ddcdbc114ded96
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissionalLes potentialités de l’enseignement du portugais et du français dans la construction de l’autonomie de l’élève: rapport d’activité professionnelleHumanidades::Outras HumanidadesRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas LusófonasEste relatório de atividade profissional tem por finalidade partilhar algumas das experiências mais marcantes vivenciadas durante um percurso profissional de aproximadamente 15 anos, desde o ano de 1999 até 2016, num contexto de docência das disciplinas de português e francês do 3º ciclo do ensino básico e secundário. A apresentação do mesmo e subsequente avaliação visam a obtenção do grau de mestre, ao abrigo do despacho RT-38/2011. As atividades, metodologias e estratégias foram criteriosamente selecionadas, de acordo com a questão específica proposta, a saber, “As potencialidades do ensino do Português e do Francês na construção da autonomia do aluno”. Numa primeira parte, são analisadas algumas potencialidades que foram exploradas no ensino do português, quer a nível do ensino básico, quer a nível do ensino secundário. Numa segunda parte, são rememoradas algumas experiências decorrentes do ensino do francês. A relevância dada a cada uma das disciplinas é proporcional à experiência adquirida na lecionação das mesmas. Conclui-se que é fundamental o papel do professor na edificação da autonomia do aluno. O nosso contributo para a formação de futuros seres sociais e autossuficientes é essencialmente esta: “ensiná-los a pescar”.Ce rapport d’activité professionnelle a pour but de partager quelques-unes des expériences les plus marquantes vécues au long d’un parcours professionnel d’environ 15 ans, de 1999 à 2016, dans un contexte de l’enseignement du portugais et français au niveau secondaire. La présentation de ce rapport et conséquente évaluation visent l’obtention du grade de maître, en vertu du décret RT-38/2011. Les activités, méthodologies et stratégies ont été soigneusement sélectionnées d’après la question spécifique proposée, à savoir, « Les potentialités de l’enseignement du portugais et du français dans la construction de l’autonomie de l’élève ». Dans une première partie, on analyse quelques potentialités exploitées dans l’enseignement du portugais au niveau secondaire. Dans une deuxième partie, quelques expériences résultantes de l’enseignement du français sont évoquées. L’importance donnée à chaque matière est proportionnelle à l’expérience acquise de leur enseignement. Il y a lieu de conclure que le rôle du professeur dans l’édification de l’autonomie de l’élève est fondamental. Notre contribution pour la formation de futurs êtres sociaux et autosuffisants est essentiellement celle-ci : « Les enseigner à pêcher ».Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva CardosoUniversidade do MinhoRodrigues, Sílvia2017-01-302017-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45918por201690314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:46.346604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
Les potentialités de l’enseignement du portugais et du français dans la construction de l’autonomie de l’élève: rapport d’activité professionnelle
title As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
spellingShingle As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
Rodrigues, Sílvia
Humanidades::Outras Humanidades
title_short As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
title_full As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
title_fullStr As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
title_full_unstemmed As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
title_sort As potencialidades do ensino do português e do francês na construção da autonomia do aluno: relatório de atividade profissional
author Rodrigues, Sílvia
author_facet Rodrigues, Sílvia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Outras Humanidades
topic Humanidades::Outras Humanidades
description Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
2017-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45918
url http://hdl.handle.net/1822/45918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201690314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132729102565376