Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Francisca Francirene Tomaz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4104
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada contribui para a qualificação profissional dos professores a partir do olhar dos docentes, alunos e gestores. Buscamos o respaldo teórico dos autores como Nóvoa (2007), Tardif (2002), Pimenta (2000) e os saberes sociológicos e filosóficos de Santos (2007). A pesquisa empírica foi desenvolvida através de questionários com os diferentes segmentos da escola e análise documental referente às políticas de formação continuada dos professores adotadas pela Secretaria de Educação do Ceará. A análise dos dados buscou compreender como a formação continuada influenciou a competência docente. Os dados obtidos revelam que as propostas dos cursos de formação continuada do professor, adotadas nas escolas estaduais de Sobral-CE, embora defenda a profissionalização docente, na realidade ainda não contemplam práticas que valorizam os diferentes saberes produzidos na prática do professor e não promovem capacidade reflexiva capaz de contribuir de forma ativa e transformadora nos projetos pedagógicos, entendendo e atendendo a demanda escolar. A análise dos resultados da pesquisa evidencia a importância da parceria entre as instituições de ensino. No entanto essa parceria precisa reconhecer e valorizar culturas existentes entre a prática pedagógica e o conhecimento científico elaborado socialmente.
id RCAP_cca2cba5b8e426074a088761dd35f25d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olharesEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUADOCÊNCIAPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALBRASILEDUCATIONTEACHINGTEACHERSCONTINUING EDUCATIONPROFESSIONAL CERTIFICATIONBRAZILEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada contribui para a qualificação profissional dos professores a partir do olhar dos docentes, alunos e gestores. Buscamos o respaldo teórico dos autores como Nóvoa (2007), Tardif (2002), Pimenta (2000) e os saberes sociológicos e filosóficos de Santos (2007). A pesquisa empírica foi desenvolvida através de questionários com os diferentes segmentos da escola e análise documental referente às políticas de formação continuada dos professores adotadas pela Secretaria de Educação do Ceará. A análise dos dados buscou compreender como a formação continuada influenciou a competência docente. Os dados obtidos revelam que as propostas dos cursos de formação continuada do professor, adotadas nas escolas estaduais de Sobral-CE, embora defenda a profissionalização docente, na realidade ainda não contemplam práticas que valorizam os diferentes saberes produzidos na prática do professor e não promovem capacidade reflexiva capaz de contribuir de forma ativa e transformadora nos projetos pedagógicos, entendendo e atendendo a demanda escolar. A análise dos resultados da pesquisa evidencia a importância da parceria entre as instituições de ensino. No entanto essa parceria precisa reconhecer e valorizar culturas existentes entre a prática pedagógica e o conhecimento científico elaborado socialmente.This research aims to analyze how the continuing training contributes to the professional qualifications of the teacher by the view of teachers, students and managers. We seek the theoretical backing of authors Nóvoa (2007), Tardif (2002), Pimenta (2000) and the knowledge of sociological and philosophical Santos (2007). The empirical research was developed through questionnaires with the different segments of the documentary analysis and school policies concerning continued training of teachers adopted by the Secretaria de Educação do Ceará. The analysis of the data sought to understand how the competence of teachers was influenced by the continuing training of them. The data showed that although the proposals of teacher's continuing education courses, adopted in the State schools of Sobral-CE defends the teaching professionalization, they have not contemplated practice who value the different knowledge produced in the practice of teaching and also have not promoted reflective capacity able to contribute actively and transformative in pedagogical projects, understanding and meeting the demand yet. Analysis of the results of the survey highlights the importance of partnership between education institutions. However this partnership needs to recognize and enhance existing cultures between the pedagogical practice and scientific knowledge which are produced socially.2013-11-07T17:16:09Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4104porParente, Francisca Francirene Tomazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:15.087167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
title Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
spellingShingle Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
Parente, Francisca Francirene Tomaz
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
DOCÊNCIA
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
BRASIL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL CERTIFICATION
BRAZIL
title_short Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
title_full Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
title_fullStr Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
title_full_unstemmed Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
title_sort Formação Continuada e Qualificação Profissional dos professores de Sobral – CE : múltiplos olhares
author Parente, Francisca Francirene Tomaz
author_facet Parente, Francisca Francirene Tomaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Francisca Francirene Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
DOCÊNCIA
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
BRASIL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL CERTIFICATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
DOCÊNCIA
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
BRASIL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
CONTINUING EDUCATION
PROFESSIONAL CERTIFICATION
BRAZIL
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada contribui para a qualificação profissional dos professores a partir do olhar dos docentes, alunos e gestores. Buscamos o respaldo teórico dos autores como Nóvoa (2007), Tardif (2002), Pimenta (2000) e os saberes sociológicos e filosóficos de Santos (2007). A pesquisa empírica foi desenvolvida através de questionários com os diferentes segmentos da escola e análise documental referente às políticas de formação continuada dos professores adotadas pela Secretaria de Educação do Ceará. A análise dos dados buscou compreender como a formação continuada influenciou a competência docente. Os dados obtidos revelam que as propostas dos cursos de formação continuada do professor, adotadas nas escolas estaduais de Sobral-CE, embora defenda a profissionalização docente, na realidade ainda não contemplam práticas que valorizam os diferentes saberes produzidos na prática do professor e não promovem capacidade reflexiva capaz de contribuir de forma ativa e transformadora nos projetos pedagógicos, entendendo e atendendo a demanda escolar. A análise dos resultados da pesquisa evidencia a importância da parceria entre as instituições de ensino. No entanto essa parceria precisa reconhecer e valorizar culturas existentes entre a prática pedagógica e o conhecimento científico elaborado socialmente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-11-07T17:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4104
url http://hdl.handle.net/10437/4104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131229807706112