Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia Lisete Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1235
Resumo: Este relatório de estágio mostra o final de um percurso académico e solicita o conseguimento do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e incide sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática pedagógica em contexto de estágio no 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 3ºano de escolaridade e na Educação Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Este relatório foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação e está estruturalmente dividido por duas partes: o enquadramento teórico e metodológico e pela intervenção pedagógica. Contempla o perfil do professor e do educador, o docente como profissional reflexivo, a sua construção flexível do currículo e como a criança aprende, como esta realiza a sua aprendizagem. Ainda expõe as estratégias utilizadas e as temáticas em torno da Investigação-Ação desenvolvidas na práxis, centradas na planificação como instrumento de trabalho, no trabalho cooperativo, na importância do brincar e das atividades lúdicas, na importância da literatura infantil, da matemática e das expressões na aprendizagem das crianças. Contém também a parte referente à intervenção pedagógica nas duas valências. Contextualizando a instituição escolar, os ambientes, os recursos e as atividades desenvolvidas. E ainda são abordadas as intervenções realizadas com a comunidade educativa. No final de cada capítulo de prática pedagógica é realizada uma reflexão geral e no término deste relatório procede-se às considerações finais com a importância dos estágios para a minha formação.
id RCAP_cca47a3c70857b1d362ee031166712ac
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCiências da educaçãoInvestigação-acçãoTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaPráxis In LocusEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da AssomadaEB1/PE da AchadaPedagogiaEducaçãoEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaIdentidade profissionalDocenteConstruçãoEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º Ciclo1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório de estágio mostra o final de um percurso académico e solicita o conseguimento do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e incide sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática pedagógica em contexto de estágio no 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 3ºano de escolaridade e na Educação Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Este relatório foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação e está estruturalmente dividido por duas partes: o enquadramento teórico e metodológico e pela intervenção pedagógica. Contempla o perfil do professor e do educador, o docente como profissional reflexivo, a sua construção flexível do currículo e como a criança aprende, como esta realiza a sua aprendizagem. Ainda expõe as estratégias utilizadas e as temáticas em torno da Investigação-Ação desenvolvidas na práxis, centradas na planificação como instrumento de trabalho, no trabalho cooperativo, na importância do brincar e das atividades lúdicas, na importância da literatura infantil, da matemática e das expressões na aprendizagem das crianças. Contém também a parte referente à intervenção pedagógica nas duas valências. Contextualizando a instituição escolar, os ambientes, os recursos e as atividades desenvolvidas. E ainda são abordadas as intervenções realizadas com a comunidade educativa. No final de cada capítulo de prática pedagógica é realizada uma reflexão geral e no término deste relatório procede-se às considerações finais com a importância dos estágios para a minha formação.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaSoares, Flávia Lisete Gonçalves2016-10-15T00:30:09Z2016-04-01T00:00:00Z2016-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1235201290570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:57.542213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Soares, Flávia Lisete Gonçalves
Ciências da educação
Investigação-acção
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Práxis In Locus
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Assomada
EB1/PE da Achada
Pedagogia
Educação
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Identidade profissional
Docente
Construção
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Soares, Flávia Lisete Gonçalves
author_facet Soares, Flávia Lisete Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Flávia Lisete Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Investigação-acção
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Práxis In Locus
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Assomada
EB1/PE da Achada
Pedagogia
Educação
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Identidade profissional
Docente
Construção
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências da educação
Investigação-acção
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Práxis In Locus
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Assomada
EB1/PE da Achada
Pedagogia
Educação
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Identidade profissional
Docente
Construção
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório de estágio mostra o final de um percurso académico e solicita o conseguimento do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e incide sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática pedagógica em contexto de estágio no 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 3ºano de escolaridade e na Educação Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Este relatório foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação e está estruturalmente dividido por duas partes: o enquadramento teórico e metodológico e pela intervenção pedagógica. Contempla o perfil do professor e do educador, o docente como profissional reflexivo, a sua construção flexível do currículo e como a criança aprende, como esta realiza a sua aprendizagem. Ainda expõe as estratégias utilizadas e as temáticas em torno da Investigação-Ação desenvolvidas na práxis, centradas na planificação como instrumento de trabalho, no trabalho cooperativo, na importância do brincar e das atividades lúdicas, na importância da literatura infantil, da matemática e das expressões na aprendizagem das crianças. Contém também a parte referente à intervenção pedagógica nas duas valências. Contextualizando a instituição escolar, os ambientes, os recursos e as atividades desenvolvidas. E ainda são abordadas as intervenções realizadas com a comunidade educativa. No final de cada capítulo de prática pedagógica é realizada uma reflexão geral e no término deste relatório procede-se às considerações finais com a importância dos estágios para a minha formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-15T00:30:09Z
2016-04-01T00:00:00Z
2016-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1235
201290570
url http://hdl.handle.net/10400.13/1235
identifier_str_mv 201290570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908749795328