Copreneurship: papéis, conflitos e práticas de recursos humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11750 |
Resumo: | Copreneurship é um termo incomum, desconhecido pela generalidade das pessoas, que denomina uma situação muito especifica: casais que detêm e gerem um negócio em conjunto. Os copreneurs partilham compromissos e responsabilidades na sua relação pessoal e também na gestão da sua organização. Experienciando uma dinâmica própria e diferente de muitos outros casais, devido à conjugação destes dois ambientes, usualmente separados: o pessoal e o organizacional. Além do impacto da realidade organizacional na vida pessoal, e vice-versa, também será objeto de investigação a gestão da área de recursos humanos neste contexto fortemente familiar, aspeto não diretamente focado pela literatura existente. Uma vez que as PME constituem a maior parte das empresas portuguesas, é neste conjunto de empresas que se encontram a maioria dos copreneurs, definindo-se uma metodologia qualitativa, especificamente estudos de caso, envolvendo dez casos que operam em Portugal, de várias nacionalidades: portuguesa, brasileira, francesa e chinesa. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados percecionam as dificuldades e os conflitos como sendo divergências naturais decorrentes da situação em que se encontram e não propriamente conflitos destruidores das duas realidades: organizacional e pessoal. As diferentes nacionalidades não ditaram diferenças significativas nas práticas identificadas. Simultaneamente verificou-se o esbatimento da questão do género nos papéis desempenhados, sobretudo na área laboral, enquanto que no desempenho das tarefas domésticas, ainda se observa um caminho de transição dos papéis tradicionais para uma distribuição mais igualitária das tarefas. Finalmente, na área de Recursos humanos observou-se apenas a preocupação com as áreas mais nucleares, como a atribuição de remunerações, o recrutamento e seleção e a formação nas áreas mais essenciais ao negócio. |
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Copreneurship: papéis, conflitos e práticas de recursos humanosConflitosCopreneurshipDistribuição de Papéis e GéneroPráticas de Recursos HumanosPráticas OrganizacionaisTrabalho Família e Família TrabalhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCopreneurship é um termo incomum, desconhecido pela generalidade das pessoas, que denomina uma situação muito especifica: casais que detêm e gerem um negócio em conjunto. Os copreneurs partilham compromissos e responsabilidades na sua relação pessoal e também na gestão da sua organização. Experienciando uma dinâmica própria e diferente de muitos outros casais, devido à conjugação destes dois ambientes, usualmente separados: o pessoal e o organizacional. Além do impacto da realidade organizacional na vida pessoal, e vice-versa, também será objeto de investigação a gestão da área de recursos humanos neste contexto fortemente familiar, aspeto não diretamente focado pela literatura existente. Uma vez que as PME constituem a maior parte das empresas portuguesas, é neste conjunto de empresas que se encontram a maioria dos copreneurs, definindo-se uma metodologia qualitativa, especificamente estudos de caso, envolvendo dez casos que operam em Portugal, de várias nacionalidades: portuguesa, brasileira, francesa e chinesa. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados percecionam as dificuldades e os conflitos como sendo divergências naturais decorrentes da situação em que se encontram e não propriamente conflitos destruidores das duas realidades: organizacional e pessoal. As diferentes nacionalidades não ditaram diferenças significativas nas práticas identificadas. Simultaneamente verificou-se o esbatimento da questão do género nos papéis desempenhados, sobretudo na área laboral, enquanto que no desempenho das tarefas domésticas, ainda se observa um caminho de transição dos papéis tradicionais para uma distribuição mais igualitária das tarefas. Finalmente, na área de Recursos humanos observou-se apenas a preocupação com as áreas mais nucleares, como a atribuição de remunerações, o recrutamento e seleção e a formação nas áreas mais essenciais ao negócio.Copreneurship is an unusual term, unknown to most people, which calls a very specific situation: couples who own and run a business together. Copreneurs share commitments, responsibilities in their personal relationship and in the management of their organization. Experiencing a dynamic different from many other couples, due to the combination of these two environments, usually separate: the personal and the organizational. In addition to the impact of organizational reality on personal life, and vice versa, the management of the human resources area will also be the object of investigation in this strongly familiar context, an aspect not directly addressed by the existing literature. Since SMEs constitute the majority of Portuguese companies, it is in this group of companies that the majority of copreneurs are found, defining a qualitative methodology, specifically case studies, involving ten cases operating in Portugal, of various nationalities: Portuguese, Brazilian, French and Chinese. The results show that most of the interviewees perceive the difficulties and conflicts as being natural differences resulting from the situation in which they find themselves and not exactly destructive conflicts of the two realities: organizational and personal. The different nationalities did not dictate significant differences in the practices identified. At the same time, gender issues have faded in the roles played, especially in the labor area, while in the performance of domestic tasks, there is still a transition path from traditional roles to a more equal distribution of tasks. Finally, in the Human Resources area, there was only concern with the most core areas, such as the attribution of remunerations, recruitment and selection and training in the areas most essential to the business.Nunes, António João SantosuBibliorumSantos, Mariana Henriques2022-01-12T16:50:00Z2021-03-112021-01-132021-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11750TID:202856321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:27.994189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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