Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Joana Ascenção Bebiano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16912
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ccd26371b03161ea2876f0a8a8175ed4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEBCompetências espaciaisHistória e Geografia de PortugalEstratégias didáticasCompetências histórico-geográficasMapa2.º ciclo.Spatial competencesHistory and geography of PortugalTeaching strategiesHistoric and geographic competencesMap2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo apresentado assumiu como ponto de partida a problemática O desenvolvimento de competências espaciais, de localização e orientação, por alunos do 2.º ciclo na disciplina de HGP, implica a implementação de estratégias didáticas diversas, emergentes da geografia em que o mapa se assume como um recurso fundamental. Na construção da resposta a esta problemática emergiram os objetivos de investigação: i) Analisar as competências espaciais prévias dos alunos de 5.º ano; ii) Refletir sobre as metodologias de ensino e aprendizagem do espaço que é possível implementar no 2.º CEB; iii) Refletir sobre o contributo das estratégias e atividades de aprendizagem do espaço para o desenvolvimento de competências espaciais pelos alunos. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na recolha de dados, recorremos a diversos métodos, incluindo a análise documental, a observação participante com registo em grelhas e notas de campo, a realização e análise de entrevistas, a análise de fichas e atividades realizadas pelos alunos, a análise e avaliação dos resultados e dos percursos de aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam que o percurso didático em que os alunos foram envolvidos potenciou o desenvolvimento de um conjunto de competências espaciais que organizamos em três grandes áreas: Localização em mapas; Leitura da informação representada no mapa e, Distribuição espacial de fenómenos histórico-geográficos, fundamentais na formação de alunos competentes em História e Geografia.The final report as part of Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the master’s degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education at Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, involves two educational practices, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, and the research study. The study present in this report starts by the research problem The development of spatial competences in HGP implies the implementation of didactic strategies, emerging from geography, in which the map is a fundamental resource and the main goals are: i) To analyse the previous spatial competences of 5th grade students; ii) To reflect on the methodologies to teaching spatial knowledge that can be implemented in the 2nd grade; iii) To reflect on the contribution of spatial learning strategies and activities to the development of spatial competences by students. This study used a mixed methodology, combining qualitative and quantitative approaches. Various methods were used to collect data, including documental analysis, participant observation by recording on grids and field notes, conducting and analysing interviews, analysing worksheets and activities carried out by the students, analysing and evaluating results and learning paths. The results obtained reveal that the didactical options provided the development of spatial competences, which we organize in three wide areas: Localisation on maps, Reading the information represented on a map and the Spatial distribution of historicalgeographical phenomena for the training of students who are competent in History and Geography.Hortas, Maria JoãoRCIPLMendonça, Joana Ascenção Bebiano2024-01-19T10:52:56Z2023-12-212023-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16912TID:203445546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.576534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
title Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
spellingShingle Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
Mendonça, Joana Ascenção Bebiano
Competências espaciais
História e Geografia de Portugal
Estratégias didáticas
Competências histórico-geográficas
Mapa
2.º ciclo.
Spatial competences
History and geography of Portugal
Teaching strategies
Historic and geographic competences
Map
2nd cycle of basic education
title_short Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
title_full Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
title_fullStr Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
title_full_unstemmed Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
title_sort Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB
author Mendonça, Joana Ascenção Bebiano
author_facet Mendonça, Joana Ascenção Bebiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Joana Ascenção Bebiano
dc.subject.por.fl_str_mv Competências espaciais
História e Geografia de Portugal
Estratégias didáticas
Competências histórico-geográficas
Mapa
2.º ciclo.
Spatial competences
History and geography of Portugal
Teaching strategies
Historic and geographic competences
Map
2nd cycle of basic education
topic Competências espaciais
História e Geografia de Portugal
Estratégias didáticas
Competências histórico-geográficas
Mapa
2.º ciclo.
Spatial competences
History and geography of Portugal
Teaching strategies
Historic and geographic competences
Map
2nd cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
2023-12-21T00:00:00Z
2024-01-19T10:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16912
TID:203445546
url http://hdl.handle.net/10400.21/16912
identifier_str_mv TID:203445546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056201375744