Entre o apelo social e o promocional: um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dellarmelin, Mateus Luan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte Melo, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78661
Resumo: Este estudo explora as implicações do conteúdo de comunicação face ao contexto pandémico e à relevância das redes sociais durante esse período. O objetivo foi verificar de que forma a manipulação do conteúdo de uma publicidade online em uma rede social influenciaria a intenção de compra, o quociente emocional e o envolvimento dos consumidores. Foi levada a cabo uma pesquisa causal, através da realização de um experimento de um fator, entre-sujeitos, em que a variável independente – conteúdo da comunicação – foi manipulada em dois âmbitos: social e promocional. Ao obtermos suporte para as hipóteses, torna-se perceptível que a implementação de uma estratégia de conteúdo de comunicação que considere as preocupações contextuais emergentes pode tornar-se uma vantagem competitiva, pois os consumidores valorizam mais um comportamento pró-social e responsável da empresa do que as suas ofertas promocionais.
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spelling Entre o apelo social e o promocional: um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de COVID-19Between social and promotional appeal: a study on the impact of communication content in times of COVID-19Conteúdo de comunicaçãoRedes sociaisPublicidade onlineCOVID-19Communication contentSocial networkOnline advertisingCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste estudo explora as implicações do conteúdo de comunicação face ao contexto pandémico e à relevância das redes sociais durante esse período. O objetivo foi verificar de que forma a manipulação do conteúdo de uma publicidade online em uma rede social influenciaria a intenção de compra, o quociente emocional e o envolvimento dos consumidores. Foi levada a cabo uma pesquisa causal, através da realização de um experimento de um fator, entre-sujeitos, em que a variável independente – conteúdo da comunicação – foi manipulada em dois âmbitos: social e promocional. Ao obtermos suporte para as hipóteses, torna-se perceptível que a implementação de uma estratégia de conteúdo de comunicação que considere as preocupações contextuais emergentes pode tornar-se uma vantagem competitiva, pois os consumidores valorizam mais um comportamento pró-social e responsável da empresa do que as suas ofertas promocionais.This study explores the implications of communication content given the pandemic context and the relevance of social media during that period. The objective was to verify how the manipulation of the content of an online advertisement in a social network would influence purchase intention, emotional quotient, and consumer engagement. A causal research was carried out, by conducting a one-factor, between-subjects experiment, where the independent variable – communication content – was manipulated at two levels: social and promotional. The results support the hypotheses, making it evident that implementing a communication content strategy that considers emerging contextual concerns can become a competitive advantage because consumers value a company's pro-social and responsible behavior more than the value of its promotional offerings.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático).Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoDellarmelin, Mateus LuanDuarte Melo, Ana2022-06-302022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78661porDellarmelin, M. L., & Melo, A. D. (2022). Entre o apelo social e o promocional: Um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de covid-19. Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.2602183-226910.34629/cpublica.260https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/260info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:03.332836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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