As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/65797
Resumo: [Excerto] Henry Jenkins, professor provost de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia, está no centro de algumas das mais relevantes discussões mantidas nos campos da comunicação e dos media ao longo dos últimos 30 anos. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marcou uma viragem decisiva nos estudos sobre a fandom, realçando que os fãs e as suas culturas (participativas) podiam e deviam ser olhados para além dos preconceitos maioritariamente vigentes até então. No início deste século, enquanto as discussões sobre o conceito de convergência estavam centradas em fatalidades tecnológicas e em imperativos económicos, Henry Jenkins enfatizou a necessidade de se prestar atenção às suas dimensões culturais (nomeadamente àquelas derivadas ou inspiradas pela crescente visibilidade e força de culturas participativas), com os seus esforços a culminarem na publicação de um outro livro, Convergence culture (Jenkins, 2008). Não surpreendentemente, a participação mantém-se como um conceito relevante nas pesquisas atuais de Henry Jenkins. Nesta entrevista, algumas das ideias de trabalhos anteriores são revisitadas e outras de investigações mais recentes (tal como a de imaginação cívica) são discutidas. Simultaneamente, são também debatidos os dilemas teóricos e metodológicos, do presente e do futuro, que qualquer pessoa que procure compreender a participação enfrenta, bem como lacunas na investigação existente. As especificidades das culturas das crianças e dos jovens quando encontram os desafios da participação guiaram esta conversa.
id RCAP_cce27180c3a7bbf5a897b931301ee6ae
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry JenkinsChildren and youth cultures meet the challenges of participation – interview with Henry JenkinsJovensParticipaçãoFãsImaginação cívicaComunidades de conhecimentoHenry JenkinsTeenagersParticipationFansCivic imaginationKnowledge communitiesCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] Henry Jenkins, professor provost de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia, está no centro de algumas das mais relevantes discussões mantidas nos campos da comunicação e dos media ao longo dos últimos 30 anos. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marcou uma viragem decisiva nos estudos sobre a fandom, realçando que os fãs e as suas culturas (participativas) podiam e deviam ser olhados para além dos preconceitos maioritariamente vigentes até então. No início deste século, enquanto as discussões sobre o conceito de convergência estavam centradas em fatalidades tecnológicas e em imperativos económicos, Henry Jenkins enfatizou a necessidade de se prestar atenção às suas dimensões culturais (nomeadamente àquelas derivadas ou inspiradas pela crescente visibilidade e força de culturas participativas), com os seus esforços a culminarem na publicação de um outro livro, Convergence culture (Jenkins, 2008). Não surpreendentemente, a participação mantém-se como um conceito relevante nas pesquisas atuais de Henry Jenkins. Nesta entrevista, algumas das ideias de trabalhos anteriores são revisitadas e outras de investigações mais recentes (tal como a de imaginação cívica) são discutidas. Simultaneamente, são também debatidos os dilemas teóricos e metodológicos, do presente e do futuro, que qualquer pessoa que procure compreender a participação enfrenta, bem como lacunas na investigação existente. As especificidades das culturas das crianças e dos jovens quando encontram os desafios da participação guiaram esta conversa.[Excerpt] Henry Jenkins, the Provost Professor of Communication, Journalism, Cinematic Arts and Education at the University of Southern California, has been at the centre of several core discussions about the media and communication fields over the last 30 years. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marked a decisive turn in fandom studies, stressing that fans and their (participatory) cultures can and should be discussed independently from the prejudices that had tended to prevail until then. In the early 21st century, while discussions about the concept of convergence focused on its technological destinies and economic imperatives, Henry Jenkins emphasised the need to pay attention to its cultural dimensions (in particular those deriving from, or inspired by, the increasing visibility and strength of participatory cultures). His research culminated with the publication of another book, Convergence culture (Jenkins, 2008). Not surprisingly, participation is still an important concept in Henry Jenkins’ current research. This interview revisits some of the traditional ideas of his previous works and also discusses some of the most recent ones (such as civic imagination). Present and future theoretical and methodological dilemmas facing anyone trying to make sense of participation, as well as research gaps, are also discussed. The conversation was guided by the specificities of children and youth cultures in view of the challenges of participation.Esta entrevista, conduzida por email, foi realizada no âmbito do projeto de doutoramento intitulado “Narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: estudo empírico com alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/124039/2016). Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020. O Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UIDB/00736/2020) apoiou a revisão linguística das perguntas da entrevista (versão inglesa).Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoMoura, Pedro Filipe Ribeiro de2020-062020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/65797porMoura, P. (2020). As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins. Comunicação e Sociedade, 37, 187-199. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).26571645-20892183-357510.17231/comsoc.37(2020).2657https://revistacomsoc.pt/article/view/2657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:53.322305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
Children and youth cultures meet the challenges of participation – interview with Henry Jenkins
title As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
spellingShingle As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Jovens
Participação
Fãs
Imaginação cívica
Comunidades de conhecimento
Henry Jenkins
Teenagers
Participation
Fans
Civic imagination
Knowledge communities
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
title_full As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
title_fullStr As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
title_full_unstemmed As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
title_sort As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins
author Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
author_facet Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Participação
Fãs
Imaginação cívica
Comunidades de conhecimento
Henry Jenkins
Teenagers
Participation
Fans
Civic imagination
Knowledge communities
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jovens
Participação
Fãs
Imaginação cívica
Comunidades de conhecimento
Henry Jenkins
Teenagers
Participation
Fans
Civic imagination
Knowledge communities
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description [Excerto] Henry Jenkins, professor provost de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia, está no centro de algumas das mais relevantes discussões mantidas nos campos da comunicação e dos media ao longo dos últimos 30 anos. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marcou uma viragem decisiva nos estudos sobre a fandom, realçando que os fãs e as suas culturas (participativas) podiam e deviam ser olhados para além dos preconceitos maioritariamente vigentes até então. No início deste século, enquanto as discussões sobre o conceito de convergência estavam centradas em fatalidades tecnológicas e em imperativos económicos, Henry Jenkins enfatizou a necessidade de se prestar atenção às suas dimensões culturais (nomeadamente àquelas derivadas ou inspiradas pela crescente visibilidade e força de culturas participativas), com os seus esforços a culminarem na publicação de um outro livro, Convergence culture (Jenkins, 2008). Não surpreendentemente, a participação mantém-se como um conceito relevante nas pesquisas atuais de Henry Jenkins. Nesta entrevista, algumas das ideias de trabalhos anteriores são revisitadas e outras de investigações mais recentes (tal como a de imaginação cívica) são discutidas. Simultaneamente, são também debatidos os dilemas teóricos e metodológicos, do presente e do futuro, que qualquer pessoa que procure compreender a participação enfrenta, bem como lacunas na investigação existente. As especificidades das culturas das crianças e dos jovens quando encontram os desafios da participação guiaram esta conversa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06
2020-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/65797
url https://hdl.handle.net/1822/65797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moura, P. (2020). As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins. Comunicação e Sociedade, 37, 187-199. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2657
1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.37(2020).2657
https://revistacomsoc.pt/article/view/2657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132433175543808