A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Joaquim José Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19853
Resumo: Os anexos desta dissertação estão disponíveis para consulta na Biblioteca. Cota: TCD 2916
id RCAP_cceda297040c9f15b28552e41ed307be
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do LatimGramáticaGrammarLéxicoLexiconClasses de PalavrasClasses of WordsEnsinoTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs anexos desta dissertação estão disponíveis para consulta na Biblioteca. Cota: TCD 2916O presente relatório resulta do trabalho realizado durante o ano Letivo de 2012/2013, no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária com 3º Ciclo de Pedro Nunes e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O mesmo conjuga, ao longo de 4 capítulos, uma vertente prática, uma vertente descritiva e uma componente reflexiva, associadas à pedagogia e didática do Português e do Latim. O tema que lhe serviu de base foi a Relação entre Gramática e Léxico e o modo como esta relação pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento Lexical no Português e no Latim. Na impossibilidade de tratar todos os aspetos, a análise incidiu sobre os adjetivos formados com o sufixo –dor e os adjetivos formados com o sufixo –nte, recorrendo, pois, ao processo de formação de palavras por adjetivalização e nominalização: adjetivos ou substantivos formados a partir de verbos. Nesta análise fazse ainda a ponte com o ensino do Português, ao nível do ensino básico. A observação e lecionação de aulas são relativas ao 8º ano, turma D, e 11º ano de Literatura, do Ensino Básico e Secundário, e do primeiro ano do 1º Ciclo de Estudos do Ensino Universitário, no caso do Latim.This report is the result of work performed during the Academic year of 2012/2013, as part of my Supervised Teaching Practice (SEP) in the Escola Secundária com 3º Ciclo de Pedro Nunes and the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. The same conjugates over 4 chapters a practical aspect, an aspect descriptive and a reflective component, associated with the pedagogy and teaching of Portuguese and Latin. The theme that it was based was the relationship between grammar and lexicon, and how this relationship can contribute to the development of lexical knowledge in Portuguese and Latin. Unable to treat all aspects, the analysis focused on adjectives formed with the suffix -dor and adjectives formed with the suffix -nte using, because the process of word formation and nominalization by adjectives: adjectives or nouns formed from verbs. In this analysis it is also the bridge with the teaching of Portuguese at the basic education level. Observation and teaching of lessons are for the 8th year, class D, and 11th grade Literature, the Elementary and Secondary Education, and the first year of the 1st cycle of studies of University Education in the case of Latin.Caetano, Maria do CéuSanta Bárbara, Maria LeonorRUNPacheco, Joaquim José Gomes2017-01-19T17:18:35Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19853TID:201615657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:08Zoai:run.unl.pt:10362/19853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:44.493987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
title A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
spellingShingle A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
Pacheco, Joaquim José Gomes
Gramática
Grammar
Léxico
Lexicon
Classes de Palavras
Classes of Words
Ensino
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
title_full A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
title_fullStr A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
title_full_unstemmed A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
title_sort A Relação entre Gramática e Léxico: O ensino das classes de palavras como contributo para o desenvolvimento do conhecimento lexical do Português e do Latim
author Pacheco, Joaquim José Gomes
author_facet Pacheco, Joaquim José Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Maria do Céu
Santa Bárbara, Maria Leonor
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Joaquim José Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Grammar
Léxico
Lexicon
Classes de Palavras
Classes of Words
Ensino
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gramática
Grammar
Léxico
Lexicon
Classes de Palavras
Classes of Words
Ensino
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Os anexos desta dissertação estão disponíveis para consulta na Biblioteca. Cota: TCD 2916
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
2017-01-19T17:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19853
TID:201615657
url http://hdl.handle.net/10362/19853
identifier_str_mv TID:201615657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137888685785088