A formação ao longo da vida: um novo paradigma para ser professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2550 |
Resumo: | A aprendizagem ao longo da vida preconizada pelo Processo de Bolonha, designadamente no que se refere à formação de professores, constitui uma preocupação cada vez mais premente no século XXI. Lisboa afirma que “a formação inicial é a base da construção da profissionalidade (…) que, contudo, nunca deve ser vista como um final, mas como um repto que, bem lançado, nos instiga ao aperfeiçoamento no decurso de toda a carreira” (Lisboa, 2005:29-30). Como tal, o estudante recém-formado sente cada vez mais a necessidade de aprofundar a sua formação a qual, segundo Osorio (2003), serve para aperfeiçoar, enriquecer e inovar o ser humano. O objectivo desta comunicação é procurar perceber de que modo os Professores do Ensino Básico, já profissionalizados, perspectivam a sua formação ao longo da vida, nomeadamente ao nível da prossecução de estudos para o segundo ciclo de Bolonha. O corpus, que serviu de base a este estudo de caso de cariz quantitativo, é constituído por estudantes finalistas do curso de Professores de Ensino Básico da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda – Portugal, após a conclusão do seu estágio pedagógico. Em termos metodológicos o procedimento utilizado consistiu na elaboração e disponibilização de um inquérito, com o objectivo de aferir as expectativas futuras destes futuros profissionais ao nível da aprendizagem ao longo da vida, procurando ainda perceber as motivações que estão na origem dessa decisão. Esta investigação permitiu concluir que os futuros professores possuem grandes preocupações ao nível da formação ao longo da vida. |
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