Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686 |
Resumo: | Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera. |
id |
RCAP_cd1a4d14006de55f9f3b676c78843cf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:doc.ubi.pt:article/686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentárioLugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentárioLugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentárioLugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentárioPartimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera.Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera.Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera.Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686oai:doc.ubi.pt:article/686DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686/pdfCopyright (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Bruno Alves2022-12-03T05:26:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
title |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
spellingShingle |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário Ferreira, Bruno Alves |
title_short |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
title_full |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
title_fullStr |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
title_full_unstemmed |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
title_sort |
Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário |
author |
Ferreira, Bruno Alves |
author_facet |
Ferreira, Bruno Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bruno Alves |
description |
Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que oferece uma experiência paradoxal: uma experiência da não-experiência. A partir da fenomenologia de quatro documentários - Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma Cerejeira Amarela em Flor – tenta-se compreender como é a experiência do espectador quando assiste alguém morrer em câmera. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686 oai:doc.ubi.pt:article/686 |
url |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686 |
identifier_str_mv |
oai:doc.ubi.pt:article/686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686 http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/686/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301618570559488 |