Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São João, Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3123
Resumo: A assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.
id RCAP_cd2087884be57d449c10231b6d5fbc6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19assertividadecompetênciasbem-estarEAGAsuporte socialwell-beingskillssocial supportA assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.Assertiveness is a key communication concept within the personal and social skills of young adult students in higher education for the benefits it brings. This quantitative research, using a non-probabilistic sample of 101 respondents, carried out at the beginning of the COVID-19/March 2020 pandemic period in Portugal aims to: characterise the sociodemographic profile before the confinement of students; assess their assertive competence levels by applying the Global Assertiveness Assessment Scale (EAGA); discuss the importance of social support and the absence of mobility in relation to the competence analysed. Sociodemographic aspects (age group, level of education, family social support and distance learning) compensate for the lack of mobility imposed by confinement. Inthe exceptional public health period to which the study reports, individuals in distance education present positive attitudes with above average levels of assertiveness.UIIPSRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSão João, RicardoGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre2020-12-04T17:40:45Z2020-072020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3123porSão João, R. M. V., & Galinha, S. A. (2020). Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19. Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 69-80.2182-9608https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:00.088863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
title Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
spellingShingle Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
São João, Ricardo
assertividade
competências
bem-estar
EAGA
suporte social
well-being
skills
social support
title_short Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
title_full Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
title_fullStr Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
title_full_unstemmed Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
title_sort Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19
author São João, Ricardo
author_facet São João, Ricardo
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
author_role author
author2 Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv São João, Ricardo
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv assertividade
competências
bem-estar
EAGA
suporte social
well-being
skills
social support
topic assertividade
competências
bem-estar
EAGA
suporte social
well-being
skills
social support
description A assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T17:40:45Z
2020-07
2020-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3123
url http://hdl.handle.net/10400.15/3123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv São João, R. M. V., & Galinha, S. A. (2020). Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19. Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 69-80.
2182-9608
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UIIPS
publisher.none.fl_str_mv UIIPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137039395848192