Os conceitos de radiação e radioatividade no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7387 |
Resumo: | Diversos estudos na área do ensino têm demonstrado a importância da inclusão da Física Moderna no ensino básico e secundário, podendo ser destacado como exemplo a contribuição na compreensão dos mais variados campos da tecnologia, contribuindo para a formação da cidadania. As diversas aplicações das radiações na medicina e na indústria têm mostrado o seu vasto uso na atividade científica. Desta forma, o presente trabalho pretende (1) fazer uma síntese de conceitos relacionados com a radiação e radioatividade, (2) verificar o conhecimento e as perceções que os alunos dos ensinos básico e secundário possuem sobre os conceitos de radiação e radioatividade e outros com eles relacionados, mais especificamente sobre os diferentes tipos de radiação, a distinção entre eles, a sua aplicabilidade e os perigos resultantes da sua utilização, (3) avaliar a relação existente entre algumas variáveis sociodemográficas e a compreensão dos conceitos de radiação e radioatividade, por ultimo (4) sensibilizar e despertar a curiosidade dos alunos para estas temáticas de forma a permitir uma visão mais integrada do mundo e das ciências, construindo capacidades e competências que darão significados aos conhecimentos adquiridos, contribuindo para compreender a física como uma realização humana. A metodologia utilizada recorreu à aplicação de questionários de forma a conseguir recolher informação que posteriormente tratada pudesse dar resposta aos objetivos traçados. Em termos de resultados foi possível verificar: (1) que o género, a idade dos alunos e a profissão dos pais não exerce influência sobre a compreensão que os alunos têm sobre os conceitos de radiação e radioatividade; (2) que o nível de escolaridade está positivamente correlacionado com os conceitos; (3) que a escola é o principal meio de divulgação desses conceitos e (4) em termos de domínio desses conceitos não existiu uma evolução percetível na última década, quando se compara este trabalho com o realizado por Rêgo em 2004. |
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