Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sun Huanqi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34954
Resumo: A presente dissertação pretende determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos no que diz respeito a palavras convergentes e divergentes. Com base na prévia revisão de literatura, o presente um estudo visa determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos, bem como averiguar se o conhecimento etimológico pode auxiliar na identificação de uma palavra desconhecida. Para este fim, construiu-se um instrumento de recolha de dados que foi aplicado junto de estudantes chineses de português como Língua Segunda, a estudar na Universidade de Aveiro. Os dados obtidos revelaram que os alunos apresentam muitas dificuldades independentemente do seu nível de proficiência ou do tempo de estudo da língua. Ademais, verificou-se que existe uma tendência para o uso do critério da proximidade gráfica aquando da identificação dos étimos.
id RCAP_cd446c79efb8ed9a0628ff0564cf7d62
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chinesesEvoluçãoÉtimoPalavras convergentesPalavras divergentesAlunos chinesesA presente dissertação pretende determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos no que diz respeito a palavras convergentes e divergentes. Com base na prévia revisão de literatura, o presente um estudo visa determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos, bem como averiguar se o conhecimento etimológico pode auxiliar na identificação de uma palavra desconhecida. Para este fim, construiu-se um instrumento de recolha de dados que foi aplicado junto de estudantes chineses de português como Língua Segunda, a estudar na Universidade de Aveiro. Os dados obtidos revelaram que os alunos apresentam muitas dificuldades independentemente do seu nível de proficiência ou do tempo de estudo da língua. Ademais, verificou-se que existe uma tendência para o uso do critério da proximidade gráfica aquando da identificação dos étimos.The present dissertation intends to determine the degree of etymological knowledge the students hold regarding convergent and divergent words. Based on the previous literature review, this study aims to assess the degree of etymological knowledge held by students and to find out if etymological knowledge can help in the identification of an unknown word. To this end, a data collection instrument was built and has been applied to Chinese students of Portuguese as a Second Language, studying at the University of Aveiro. The data obtained revealed that students have many difficulties regardless of their level of proficiency or time spent studying the language. Furthermore, there is a tendency to use the criterion of graphic proximity when identifying etymons.2022-10-21T10:02:20Z2022-09-19T00:00:00Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34954porSun Huanqiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:23Zoai:ria.ua.pt:10773/34954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:07.125445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
title Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
spellingShingle Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
Sun Huanqi
Evolução
Étimo
Palavras convergentes
Palavras divergentes
Alunos chineses
title_short Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
title_full Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
title_fullStr Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
title_full_unstemmed Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
title_sort Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
author Sun Huanqi
author_facet Sun Huanqi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sun Huanqi
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução
Étimo
Palavras convergentes
Palavras divergentes
Alunos chineses
topic Evolução
Étimo
Palavras convergentes
Palavras divergentes
Alunos chineses
description A presente dissertação pretende determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos no que diz respeito a palavras convergentes e divergentes. Com base na prévia revisão de literatura, o presente um estudo visa determinar o grau de conhecimento etimológico detido pelos alunos, bem como averiguar se o conhecimento etimológico pode auxiliar na identificação de uma palavra desconhecida. Para este fim, construiu-se um instrumento de recolha de dados que foi aplicado junto de estudantes chineses de português como Língua Segunda, a estudar na Universidade de Aveiro. Os dados obtidos revelaram que os alunos apresentam muitas dificuldades independentemente do seu nível de proficiência ou do tempo de estudo da língua. Ademais, verificou-se que existe uma tendência para o uso do critério da proximidade gráfica aquando da identificação dos étimos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T10:02:20Z
2022-09-19T00:00:00Z
2022-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34954
url http://hdl.handle.net/10773/34954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137715879411712