Sobrevida das personagens de A vida como ela é... Refiguração seriada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31770 |
Resumo: | Esta dissertação reflete sobre a sobrevida das personagens protagonistas Sandra, Luci, Moema e Solange, de A vida como ela é..., que transcendem as crônicas impressas escritas pelo jornalista brasileiro Nelson Rodrigues entre as décadas de 1950 e 1960 e ganham nova figura derivada de um processo de transmidiação. Pela análise dos episódios televisivos O monstro, Uma senhora honesta, Fruto do amor e Dama do lotação, que integram a série A vida como ela é..., observa-se como a linguagem desse meio introduz fatores que concretizam a refiguração dessas personagens no contexto televisivo, sobretudo a partir da imagem. Na televisão, os dispositivos retórico-discursivos, de ficcionalização e de conformação acional e comportamental, que compõem o processo de figuração das personagens na narrativa impressa, processam-se pela linguagem verbal oral, visual e auditiva, atribuindo ao casting fundamental importância. Na transposição dessas personagens para a série televisiva produzida pela Rede Globo, atenta-se ainda para o lapso temporal entre a publicação das crônicas e a transmissão dos episódios em 1996 e as possíveis implicações existentes no processo de produção de modo a adequar esse conteúdo televisivo às expectativas do público. Enquanto produto, a série A vida como ela é... mostra ao espectador da década de 1990 o estilo rodrigueano de retratar a sociedade carioca brasileira. Sob a tônica do adultério, o escritor apresenta as mulheres como protagonistas das histórias, representadas por tipos sociais característicos dessa temática: a amante, a fiel, a traída e a adúltera, que vivem conflitos acerca do amor, do desejo, da traição e da tragédia, em relatos que muito se aproximam dos contos literários. À luz da atual conformação dos estudos narrativos, caracterizada pela interdisciplinaridade e pela transnarratividade, este trabalho reafirma não só revalorização da personagem, mas também do estudo da narrativa aplicado em outros campos, como o da comunicação. |
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