[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5001 |
Resumo: | Alguns estudos referem que a maioria das ilustrações dos manuais escolares veiculam estereótipos e preconceitos sócio-culturais, acentuando as desigualdades de oportunidade entre os/as alunos/as. Neste contexto, pensamos que a Educação Física, como disciplina curricular e, especificamente, os manuais escolares, como instrumentos importantíssimos no processo de ensino-aprendizagem, têm um papel determinante na promoção de um ensino mais inclusivo e que se quer inter/multicultural. Assim, são objectivos do nosso trabalho avaliar se as ilustrações dos manuais escolares de Educação Física do 2.º Ciclo do Ensino Básico reflectem a igualdade de oportunidades a todos/as os/as alunos/as sem qualquer distinção do sexo, raça, etnia ou outras marcas de diferença e conhecer se professores/as-estagiários/as do curso de Educação Física da Escola Superior de Educação de Bragança estão conscientes desta questão. A amostra foi constituída por nove manuais, cujas ilustrações foram sujeitas a observação, e por 8 professores/as-estagiários/as (quatro de cada sexo) com os/as quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Procedeu-se à análise de conteúdo dos dados referentes aos manuais e às respostas dos indivíduos, com categorias definidas a priori. Num primeiro momento de análise verificou-se que o sexo masculino e a etnia caucasiana foram dominantes em todas as unidades temáticas em qualquer dos manuais. As raparigas e as etnias negra e amarela encontraram-se presentes em maior ou menor grau de representação. As categorias sexo e etnia dos indivíduos representados surgiram associadas a unidades temáticas conotadas culturalmente como lhes sendo próprias. Não foi feita qualquer alusão à etnia cigana e necessidades educativas especiais. Num segundo momento de análise verificou-se que os manuais se regem por valores e normas de conduta tradicionais. A diversidade sócio-cultural dos alunos não constituiu preocupação nas práticas dos sujeitos, uma vez que a sua formação inicial nestes domínios é ausente e/ou insuficiente. Conclui-se que estes manuais não têm vindo a contribuir para promover uma real igualdade de oportunidades entre alunos/as. |
id |
RCAP_cd4d5ee2d793879a3b90255b585da465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /asIgualdade de oportunidadesDiscriminaçãoDiversidade sócio-culturalIlustraçõesManuais escolaresAlguns estudos referem que a maioria das ilustrações dos manuais escolares veiculam estereótipos e preconceitos sócio-culturais, acentuando as desigualdades de oportunidade entre os/as alunos/as. Neste contexto, pensamos que a Educação Física, como disciplina curricular e, especificamente, os manuais escolares, como instrumentos importantíssimos no processo de ensino-aprendizagem, têm um papel determinante na promoção de um ensino mais inclusivo e que se quer inter/multicultural. Assim, são objectivos do nosso trabalho avaliar se as ilustrações dos manuais escolares de Educação Física do 2.º Ciclo do Ensino Básico reflectem a igualdade de oportunidades a todos/as os/as alunos/as sem qualquer distinção do sexo, raça, etnia ou outras marcas de diferença e conhecer se professores/as-estagiários/as do curso de Educação Física da Escola Superior de Educação de Bragança estão conscientes desta questão. A amostra foi constituída por nove manuais, cujas ilustrações foram sujeitas a observação, e por 8 professores/as-estagiários/as (quatro de cada sexo) com os/as quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Procedeu-se à análise de conteúdo dos dados referentes aos manuais e às respostas dos indivíduos, com categorias definidas a priori. Num primeiro momento de análise verificou-se que o sexo masculino e a etnia caucasiana foram dominantes em todas as unidades temáticas em qualquer dos manuais. As raparigas e as etnias negra e amarela encontraram-se presentes em maior ou menor grau de representação. As categorias sexo e etnia dos indivíduos representados surgiram associadas a unidades temáticas conotadas culturalmente como lhes sendo próprias. Não foi feita qualquer alusão à etnia cigana e necessidades educativas especiais. Num segundo momento de análise verificou-se que os manuais se regem por valores e normas de conduta tradicionais. A diversidade sócio-cultural dos alunos não constituiu preocupação nas práticas dos sujeitos, uma vez que a sua formação inicial nestes domínios é ausente e/ou insuficiente. Conclui-se que estes manuais não têm vindo a contribuir para promover uma real igualdade de oportunidades entre alunos/as.Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação FísicaGomes, Maria Paula Brandão BotelhoBiblioteca Digital do IPBQueirós, Telma Maria Gonçalves2011-06-06T11:27:38Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5001porQueirós, Telma Maria Gonçalves (2004). [Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:11:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:08.698638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
title |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
spellingShingle |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as Queirós, Telma Maria Gonçalves Igualdade de oportunidades Discriminação Diversidade sócio-cultural Ilustrações Manuais escolares |
title_short |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
title_full |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
title_fullStr |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
title_full_unstemmed |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
title_sort |
[Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as |
author |
Queirós, Telma Maria Gonçalves |
author_facet |
Queirós, Telma Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Maria Paula Brandão Botelho Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queirós, Telma Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de oportunidades Discriminação Diversidade sócio-cultural Ilustrações Manuais escolares |
topic |
Igualdade de oportunidades Discriminação Diversidade sócio-cultural Ilustrações Manuais escolares |
description |
Alguns estudos referem que a maioria das ilustrações dos manuais escolares veiculam estereótipos e preconceitos sócio-culturais, acentuando as desigualdades de oportunidade entre os/as alunos/as. Neste contexto, pensamos que a Educação Física, como disciplina curricular e, especificamente, os manuais escolares, como instrumentos importantíssimos no processo de ensino-aprendizagem, têm um papel determinante na promoção de um ensino mais inclusivo e que se quer inter/multicultural. Assim, são objectivos do nosso trabalho avaliar se as ilustrações dos manuais escolares de Educação Física do 2.º Ciclo do Ensino Básico reflectem a igualdade de oportunidades a todos/as os/as alunos/as sem qualquer distinção do sexo, raça, etnia ou outras marcas de diferença e conhecer se professores/as-estagiários/as do curso de Educação Física da Escola Superior de Educação de Bragança estão conscientes desta questão. A amostra foi constituída por nove manuais, cujas ilustrações foram sujeitas a observação, e por 8 professores/as-estagiários/as (quatro de cada sexo) com os/as quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Procedeu-se à análise de conteúdo dos dados referentes aos manuais e às respostas dos indivíduos, com categorias definidas a priori. Num primeiro momento de análise verificou-se que o sexo masculino e a etnia caucasiana foram dominantes em todas as unidades temáticas em qualquer dos manuais. As raparigas e as etnias negra e amarela encontraram-se presentes em maior ou menor grau de representação. As categorias sexo e etnia dos indivíduos representados surgiram associadas a unidades temáticas conotadas culturalmente como lhes sendo próprias. Não foi feita qualquer alusão à etnia cigana e necessidades educativas especiais. Num segundo momento de análise verificou-se que os manuais se regem por valores e normas de conduta tradicionais. A diversidade sócio-cultural dos alunos não constituiu preocupação nas práticas dos sujeitos, uma vez que a sua formação inicial nestes domínios é ausente e/ou insuficiente. Conclui-se que estes manuais não têm vindo a contribuir para promover uma real igualdade de oportunidades entre alunos/as. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2011-06-06T11:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5001 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Queirós, Telma Maria Gonçalves (2004). [Des] Igualdade de oportunidades nos manuais escolares de Educação Física do 2º Ciclo do Ensino Básico? Análise das ilustracções e das percepções de professores / as estagiários /as. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135183758163968 |