FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905 |
Resumo: | As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso. |
id |
RCAP_cd5a6d7233234465084b36ff7cc98d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURATRAINING OF PROFESSIONAL EDUCATION TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATUREFormação docenteEducação profissionalRevisão sistemática da literaturaTeacher trainingVocational educationSystematic literature reviewAs transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.Technological transformations have caused significant changes in societies and, consequently, in the world of work. This situation has placed new demands on educational institutions and the professionals who work in them. Thus, preparation for the world of work has required new competencies from teachers and students/future professionals. As part of broader doctoral research, this work aims to identify and systematize the theoretical and methodological foundations of the training of teachers who work in specific technical areas through a systematic literature review, with articles available in the databases of the Scopus and CAPES (Coordination for the Improvement of Higher-Level Personnel) platforms, published in the period from 2017 to 2021. The studies show a diversity of theoretical and methodological foundations that permeate the reflections on teacher training in professional education, highlighting the specificity of the didactic-pedagogical field and teachers' experience/action as important elements to be considered in processes of professional development through training. The potential of participative, interactive work and the development of competencies is also emphasized. Thus, this work intends to contribute to the clarification of the field of teacher training in professional education, as well as to systematize possibilities for action in the research project underway.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e9052184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905/934Cristiane SilvaCecília GuerraMaria de Fátima Luz Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:12Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:03.420899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA TRAINING OF PROFESSIONAL EDUCATION TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE |
title |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Cristiane Silva Formação docente Educação profissional Revisão sistemática da literatura Teacher training Vocational education Systematic literature review |
title_short |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
author |
Cristiane Silva |
author_facet |
Cristiane Silva Cecília Guerra Maria de Fátima Luz Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cecília Guerra Maria de Fátima Luz Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Silva Cecília Guerra Maria de Fátima Luz Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação profissional Revisão sistemática da literatura Teacher training Vocational education Systematic literature review |
topic |
Formação docente Educação profissional Revisão sistemática da literatura Teacher training Vocational education Systematic literature review |
description |
As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905 https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905/934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e905 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e905 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e905 2184-7770 10.36367/ntqr.17.2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133606179766272 |