FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cecília Guerra, Maria de Fátima Luz Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905
Resumo: As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.
id RCAP_cd5a6d7233234465084b36ff7cc98d84
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURATRAINING OF PROFESSIONAL EDUCATION TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATUREFormação docenteEducação profissionalRevisão sistemática da literaturaTeacher trainingVocational educationSystematic literature reviewAs transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.Technological transformations have caused significant changes in societies and, consequently, in the world of work. This situation has placed new demands on educational institutions and the professionals who work in them. Thus, preparation for the world of work has required new competencies from teachers and students/future professionals. As part of broader doctoral research, this work aims to identify and systematize the theoretical and methodological foundations of the training of teachers who work in specific technical areas through a systematic literature review, with articles available in the databases of the Scopus and CAPES (Coordination for the Improvement of Higher-Level Personnel) platforms, published in the period from 2017 to 2021. The studies show a diversity of theoretical and methodological foundations that permeate the reflections on teacher training in professional education, highlighting the specificity of the didactic-pedagogical field and teachers' experience/action as important elements to be considered in processes of professional development through training. The potential of participative, interactive work and the development of competencies is also emphasized. Thus, this work intends to contribute to the clarification of the field of teacher training in professional education, as well as to systematize possibilities for action in the research project underway.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e905New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e9052184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905/934Cristiane SilvaCecília GuerraMaria de Fátima Luz Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:12Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:03.420899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
TRAINING OF PROFESSIONAL EDUCATION TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE
title FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Cristiane Silva
Formação docente
Educação profissional
Revisão sistemática da literatura
Teacher training
Vocational education
Systematic literature review
title_short FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author Cristiane Silva
author_facet Cristiane Silva
Cecília Guerra
Maria de Fátima Luz Santos
author_role author
author2 Cecília Guerra
Maria de Fátima Luz Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Silva
Cecília Guerra
Maria de Fátima Luz Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação profissional
Revisão sistemática da literatura
Teacher training
Vocational education
Systematic literature review
topic Formação docente
Educação profissional
Revisão sistemática da literatura
Teacher training
Vocational education
Systematic literature review
description As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905
url https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/905/934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e905
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e905
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e905
2184-7770
10.36367/ntqr.17.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133606179766272