A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Bruna da Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217
Resumo: Este relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente.
id RCAP_cd6137296459453a8a6753c55ac2d2ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPEVoz narrativaContar históriasElementos ilustrativosLinguagem oralNarrative voiceTell storiesIllustrative elementsOral languageEste relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente.This report the summarizes pedagogical course carried out within the scope of the Supervised Teaching Practise II of the Master's in Pre-School Education, reflecting all the work carried out, in its theoretical and practical strands. At the same time, we present the project carried out in the field of Oral Language and Approach to Writing, "The narrative voice of children: an experience in pre-school education", which was carried out within a group of 18 pre-school children in a parish of the county of Viana do Castelo. With full consciousness about the importance of oral language development in pre-school education, the project’s scope is to show the importance of the child’s narrative development capability, motivated through the observation of images. Thus, a question was raised during the query: how is it possible to develop the narrative voice of the child using illustrative elements? This investigation rests upon the descriptive qualitative method because, during the base analysis, it was fundamental to interprete the narratives developed by children, which entail the creation of categories of analysis. Methods of data collection focused on participant observation, audio-visual media, documents developed by children and both initial and final tests. The results show that an intervention within context has a positive impact, because children have developed theis narrative capacity. When carrying out the final test, the children clearly showed a willingness to participate, highlighting two dimensions, the sequencing of events and the outcome, without any questions guiding towards these two dimensions. Nonetheless the children`s narrative continue to reveal some weaknesses , especially in sequencing events, which occur with difficulties and only with the guidance of the educator, and in the physical and psychological characterization of people, which are also absent.2019-08-21T16:24:47Z2019-07-16T00:00:00Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2217TID:202276880porBarbosa, Bruna da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:46.146761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
title A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
spellingShingle A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
Barbosa, Bruna da Cunha
Voz narrativa
Contar histórias
Elementos ilustrativos
Linguagem oral
Narrative voice
Tell stories
Illustrative elements
Oral language
title_short A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
title_full A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
title_fullStr A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
title_full_unstemmed A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
title_sort A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
author Barbosa, Bruna da Cunha
author_facet Barbosa, Bruna da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Bruna da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Voz narrativa
Contar histórias
Elementos ilustrativos
Linguagem oral
Narrative voice
Tell stories
Illustrative elements
Oral language
topic Voz narrativa
Contar histórias
Elementos ilustrativos
Linguagem oral
Narrative voice
Tell stories
Illustrative elements
Oral language
description Este relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T16:24:47Z
2019-07-16T00:00:00Z
2019-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217
TID:202276880
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217
identifier_str_mv TID:202276880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131523549495296