A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217 |
Resumo: | Este relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente. |
id |
RCAP_cd6137296459453a8a6753c55ac2d2ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPEVoz narrativaContar históriasElementos ilustrativosLinguagem oralNarrative voiceTell storiesIllustrative elementsOral languageEste relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente.This report the summarizes pedagogical course carried out within the scope of the Supervised Teaching Practise II of the Master's in Pre-School Education, reflecting all the work carried out, in its theoretical and practical strands. At the same time, we present the project carried out in the field of Oral Language and Approach to Writing, "The narrative voice of children: an experience in pre-school education", which was carried out within a group of 18 pre-school children in a parish of the county of Viana do Castelo. With full consciousness about the importance of oral language development in pre-school education, the project’s scope is to show the importance of the child’s narrative development capability, motivated through the observation of images. Thus, a question was raised during the query: how is it possible to develop the narrative voice of the child using illustrative elements? This investigation rests upon the descriptive qualitative method because, during the base analysis, it was fundamental to interprete the narratives developed by children, which entail the creation of categories of analysis. Methods of data collection focused on participant observation, audio-visual media, documents developed by children and both initial and final tests. The results show that an intervention within context has a positive impact, because children have developed theis narrative capacity. When carrying out the final test, the children clearly showed a willingness to participate, highlighting two dimensions, the sequencing of events and the outcome, without any questions guiding towards these two dimensions. Nonetheless the children`s narrative continue to reveal some weaknesses , especially in sequencing events, which occur with difficulties and only with the guidance of the educator, and in the physical and psychological characterization of people, which are also absent.2019-08-21T16:24:47Z2019-07-16T00:00:00Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2217TID:202276880porBarbosa, Bruna da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:46.146761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
title |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
spellingShingle |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE Barbosa, Bruna da Cunha Voz narrativa Contar histórias Elementos ilustrativos Linguagem oral Narrative voice Tell stories Illustrative elements Oral language |
title_short |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
title_full |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
title_fullStr |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
title_full_unstemmed |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
title_sort |
A voz narrativa das crianças: uma experiência na EPE |
author |
Barbosa, Bruna da Cunha |
author_facet |
Barbosa, Bruna da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Bruna da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz narrativa Contar histórias Elementos ilustrativos Linguagem oral Narrative voice Tell stories Illustrative elements Oral language |
topic |
Voz narrativa Contar histórias Elementos ilustrativos Linguagem oral Narrative voice Tell stories Illustrative elements Oral language |
description |
Este relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, refletindo todo o trabalho realizado, nas suas vertentes teórica e prática. Paralelamente, apresenta-se o projeto realizado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, “A voz narrativa das crianças: uma experiência na Educação Pré-Escolar”, que foi realizado com um grupo de 18 crianças do pré-escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. Com uma plena consciência da importância do desenvolvimento da linguagem oral na Educação Pré-Escolar, o projeto teve como propósito mostrar a importância de a criança desenvolver a sua capacidade narrativa, motivada pela observação de imagens. Neste sentido, formulou-se uma questão de investigação: de que forma é possível desenvolver a voz narrativa da criança com recurso a elementos ilustrativos? Esta investigação assenta no método qualitativo de cariz descritivo, pois, durante a análise dos dados, foi fundamental interpretar as narrativas desenvolvidas pelas crianças, o que implicou a criação de categorias de análise. Os métodos de recolha de dados focaram-se na observação participante, meios audiovisuais, documentos produzidos pelas crianças e os testes, inicial e final. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida em contexto teve um impacto positivo, pois as crianças desenvolveram a sua capacidade narrativa, destacando-se as dimensões temporal e espacial, a identificação de personagens, a sequencialização de eventos e o desfecho. Não obstante, a narrativa produzida pelas crianças continua a revelar algumas fragilidades, sobretudo na sequencialização dos eventos, que ocorre com dificuldade e só com orientação da EE, e na caracterização física e psicológica das personagens, que também se encontra ausente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21T16:24:47Z 2019-07-16T00:00:00Z 2019-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217 TID:202276880 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2217 |
identifier_str_mv |
TID:202276880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131523549495296 |