Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82178 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_cd61e24535617b6536c5188bc20522bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/82178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de HistóriaPhilippine Dynasty: Resources and learning experiences in History classDinastia FilipinaUnião IbéricaEmpatia históricaRecursos DidáticosEstratégias de aprendizagemPhilippine DynastyIberian UnionSebastiãoPhilipe IHistorical empathyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste trabalho é constituído por três vertentes: experiência pedagógica supervisionada, desenvolvimento de um tema através de uma pesquisa bibliográfica e uma aplicação didática interligada ao tema de estudo. O tema do trabalho é Dinastia Filipina, este tema estará dividido em capítulos e subcapítulos, sendo abordados os antecedentes da União Ibérica, os reinados de Filipe I, Filipe II e Filipe III de forma individual e geral, tanto no Reino Português como no Reino Espanhol. Serão também mencionadas os aspectos e os acontecimentos mais marcantes destes três reinados. Posteriormente, será abordada de forma mais detalhada a União Ibérica e os 60 anos de domínio Filipino no Reino de Portugal, tendo principalmente em conta os prós e contras desta União. Por fim, será abordada a rutura desta União e os motivos ditaram o fim desta Dinastia. A última parte deste trabalho será a aplicação didática, esta aplicação contará com um dossiê de materiais e abordará questões de empatia histórica, patrimoniais, dramatização em sala de aula, análise de documentos em sala de aula, fichas de trabalho e o uso de tecnologias na aula de História. Este dossiê visa auxiliar os professores na temática, dando-lhes novos recursos para trabalharem em sala de aula e propõe novas atividades. Desta forma, os alunos também serão beneficiados porque poderão usufruir dos respetivos recursos. Todos estes materiais têm o objetivo de tornar esta temática mais abrangente, dinamizar as aulas de História e enriquecer as aprendizagens.This work consists of three aspects: supervised pedagogical experience, development of a theme through a bibliographical research and a didactic application interconnected to the study theme. The theme of the work is the Philippine Dynasty, this theme will be divided into chapters and sub-chapters, addressing the background of the Iberian Union, the reigns of Philip I, Philip II and Philip III individually and general, both in the Portuguese Kingdom and in the Spanish Kingdom . Will be mentioned the most striking aspects and events of these three reigns. Subsequently, the Iberian Union and the 60 years of Filipino domination in the Kingdom of Portugal will be dealt with in more detail, taking into account the advantages and disadvantages of this Union. Finally, will be approached the rupture of this Union and the reasons dictated the end of this Dynasty. Final part of this work will be the didactic application, this application will have a dossier of materials and will address issues of historical empathy, heritage, classroom drama, analysis of classroom documents, worksheets and the use of technologies in History class. This dossier aims to help teachers on the subject, giving them new resources to work in the classroom and proposes new activities . In this way, students will also benefit because they will be able to enjoy their resources.These resources can be useful for enriching learning. All of these materials have the objective of making this theme more comprehensive, streamlining History classes and enriching learning.2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82178http://hdl.handle.net/10316/82178TID:202044416porCarvalho, Cláudia Filipa Nicolauinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:08.083032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História Philippine Dynasty: Resources and learning experiences in History class |
title |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
spellingShingle |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau Dinastia Filipina União Ibérica Empatia histórica Recursos Didáticos Estratégias de aprendizagem Philippine Dynasty Iberian Union Sebastião Philipe I Historical empathy |
title_short |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
title_full |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
title_fullStr |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
title_full_unstemmed |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
title_sort |
Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História |
author |
Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau |
author_facet |
Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dinastia Filipina União Ibérica Empatia histórica Recursos Didáticos Estratégias de aprendizagem Philippine Dynasty Iberian Union Sebastião Philipe I Historical empathy |
topic |
Dinastia Filipina União Ibérica Empatia histórica Recursos Didáticos Estratégias de aprendizagem Philippine Dynasty Iberian Union Sebastião Philipe I Historical empathy |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/82178 http://hdl.handle.net/10316/82178 TID:202044416 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/82178 |
identifier_str_mv |
TID:202044416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133934196359168 |