Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82178
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_cd61e24535617b6536c5188bc20522bb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de HistóriaPhilippine Dynasty: Resources and learning experiences in History classDinastia FilipinaUnião IbéricaEmpatia históricaRecursos DidáticosEstratégias de aprendizagemPhilippine DynastyIberian UnionSebastiãoPhilipe IHistorical empathyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste trabalho é constituído por três vertentes: experiência pedagógica supervisionada, desenvolvimento de um tema através de uma pesquisa bibliográfica e uma aplicação didática interligada ao tema de estudo. O tema do trabalho é Dinastia Filipina, este tema estará dividido em capítulos e subcapítulos, sendo abordados os antecedentes da União Ibérica, os reinados de Filipe I, Filipe II e Filipe III de forma individual e geral, tanto no Reino Português como no Reino Espanhol. Serão também mencionadas os aspectos e os acontecimentos mais marcantes destes três reinados. Posteriormente, será abordada de forma mais detalhada a União Ibérica e os 60 anos de domínio Filipino no Reino de Portugal, tendo principalmente em conta os prós e contras desta União. Por fim, será abordada a rutura desta União e os motivos ditaram o fim desta Dinastia. A última parte deste trabalho será a aplicação didática, esta aplicação contará com um dossiê de materiais e abordará questões de empatia histórica, patrimoniais, dramatização em sala de aula, análise de documentos em sala de aula, fichas de trabalho e o uso de tecnologias na aula de História. Este dossiê visa auxiliar os professores na temática, dando-lhes novos recursos para trabalharem em sala de aula e propõe novas atividades. Desta forma, os alunos também serão beneficiados porque poderão usufruir dos respetivos recursos. Todos estes materiais têm o objetivo de tornar esta temática mais abrangente, dinamizar as aulas de História e enriquecer as aprendizagens.This work consists of three aspects: supervised pedagogical experience, development of a theme through a bibliographical research and a didactic application interconnected to the study theme. The theme of the work is the Philippine Dynasty, this theme will be divided into chapters and sub-chapters, addressing the background of the Iberian Union, the reigns of Philip I, Philip II and Philip III individually and general, both in the Portuguese Kingdom and in the Spanish Kingdom . Will be mentioned the most striking aspects and events of these three reigns. Subsequently, the Iberian Union and the 60 years of Filipino domination in the Kingdom of Portugal will be dealt with in more detail, taking into account the advantages and disadvantages of this Union. Finally, will be approached the rupture of this Union and the reasons dictated the end of this Dynasty. Final part of this work will be the didactic application, this application will have a dossier of materials and will address issues of historical empathy, heritage, classroom drama, analysis of classroom documents, worksheets and the use of technologies in History class. This dossier aims to help teachers on the subject, giving them new resources to work in the classroom and proposes new activities . In this way, students will also benefit because they will be able to enjoy their resources.These resources can be useful for enriching learning. All of these materials have the objective of making this theme more comprehensive, streamlining History classes and enriching learning.2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82178http://hdl.handle.net/10316/82178TID:202044416porCarvalho, Cláudia Filipa Nicolauinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:08.083032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
Philippine Dynasty: Resources and learning experiences in History class
title Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
spellingShingle Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau
Dinastia Filipina
União Ibérica
Empatia histórica
Recursos Didáticos
Estratégias de aprendizagem
Philippine Dynasty
Iberian Union
Sebastião
Philipe I
Historical empathy
title_short Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
title_full Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
title_fullStr Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
title_full_unstemmed Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
title_sort Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História
author Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau
author_facet Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cláudia Filipa Nicolau
dc.subject.por.fl_str_mv Dinastia Filipina
União Ibérica
Empatia histórica
Recursos Didáticos
Estratégias de aprendizagem
Philippine Dynasty
Iberian Union
Sebastião
Philipe I
Historical empathy
topic Dinastia Filipina
União Ibérica
Empatia histórica
Recursos Didáticos
Estratégias de aprendizagem
Philippine Dynasty
Iberian Union
Sebastião
Philipe I
Historical empathy
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82178
http://hdl.handle.net/10316/82178
TID:202044416
url http://hdl.handle.net/10316/82178
identifier_str_mv TID:202044416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133934196359168