A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Helena Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3811
Resumo: O presente estudo é resultado de um trabalho inserido no contexto de uma pesquisa-ação desenvolvida no Instituto Federal de Sergipe- IFS, visando solucionar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos durante as aulas de Literatura Brasileira. A investigação tem como objeto a reflexão acerca da estratégia do Seminário Temático utilizada como método de ensino da referida disciplina, fundamentando-se, para tanto, no aporte teórico de autores como Carvalho (1979), Cândido (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003), Morais (2005), Libâneo (2009), dentre outros que abordam não somente esta temática, mas também o ensino de Literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Os sujeitos da pesquisa, em número de 82, foram alunos da 2ª série do Ensino Médio dos Cursos Integrados de Eletrônica, Informática e Química, que participaram respondendo a um questionário composto de dez questões abertas, onde manifestaram suas opiniões pessoais sobre a importância do ensino da Literatura, o Seminário como método didático, abordagens dos textos literários e a contribuição do Seminário tanto na formação da cultura individual e de ações sociais, quanto na aprendizagem da Literatura Brasileira e no estímulo à pesquisa. Partindo-se do objetivo geral de investigar a contribuição do Seminário Temático no processo de aprendizagem da Literatura Brasileira desses alunos à luz da dinâmica de sala de aula, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo para enfatizar os aspectos qualitativos e quantitativos do material levantado. Os resultados demonstraram que os discentes valorizaram as experiências vivenciadas ao afirmarem que, no âmbito das atividades do Seminário Temático, adquiriram de forma dinâmica os conhecimentos propostos pela disciplina, validando assim a escolha do trabalho sistemático com tal estratégia metodológica.
id RCAP_cd64ea2a5e78b2077027bc74b2e06a49
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário TemáticoEDUCAÇÃOLITERATURA BRASILEIRAMETODOLOGIAS DE ENSINOAPRENDIZAGEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONBRAZILIAN LITERATURETEACHING METHODOLOGIESLEARNINGO presente estudo é resultado de um trabalho inserido no contexto de uma pesquisa-ação desenvolvida no Instituto Federal de Sergipe- IFS, visando solucionar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos durante as aulas de Literatura Brasileira. A investigação tem como objeto a reflexão acerca da estratégia do Seminário Temático utilizada como método de ensino da referida disciplina, fundamentando-se, para tanto, no aporte teórico de autores como Carvalho (1979), Cândido (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003), Morais (2005), Libâneo (2009), dentre outros que abordam não somente esta temática, mas também o ensino de Literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Os sujeitos da pesquisa, em número de 82, foram alunos da 2ª série do Ensino Médio dos Cursos Integrados de Eletrônica, Informática e Química, que participaram respondendo a um questionário composto de dez questões abertas, onde manifestaram suas opiniões pessoais sobre a importância do ensino da Literatura, o Seminário como método didático, abordagens dos textos literários e a contribuição do Seminário tanto na formação da cultura individual e de ações sociais, quanto na aprendizagem da Literatura Brasileira e no estímulo à pesquisa. Partindo-se do objetivo geral de investigar a contribuição do Seminário Temático no processo de aprendizagem da Literatura Brasileira desses alunos à luz da dinâmica de sala de aula, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo para enfatizar os aspectos qualitativos e quantitativos do material levantado. Os resultados demonstraram que os discentes valorizaram as experiências vivenciadas ao afirmarem que, no âmbito das atividades do Seminário Temático, adquiriram de forma dinâmica os conhecimentos propostos pela disciplina, validando assim a escolha do trabalho sistemático com tal estratégia metodológica.The present study is the result of a work placed in the context of a research program developed at the Institute Federal de Sergipe-IFS in order to address the learning difficulties presented by the students during the classes of Brazilian Literature. The research has as its object the reflection on the Thematic Strategy Seminar used as a method of teaching the discipline, basing itself, for both, the theoretical contribution of authors such as Carvalho (1979), Candide (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003), Mitchell (2005), Libâneo (2009), among others that not only address this issue, but also the teaching of literature, such as the National Curriculum (2002). The subjects, numbering 82, were students in the 2nd grade of Secondary Education Course Integrated Electronics, Computing and Chemistry, who answered a questionnaire consisting of ten open questions, which expressed his personal views on the importance of teaching Literature, the seminar as teaching method, approaches to literary texts and the contribution of the seminary for the training of the individual culture and social action, and learning of Brazilian literature and stimulate research. Starting with the general objective to investigate the contribution of the Thematic Seminar in the learning process of students of Brazilian literature in the light of the dynamics of the classroom, we opted for the methodology of content analysis to emphasize the quantitative aspects of the collected material . The results showed that students valued the experiences by claiming that within the activities of the Thematic Seminar, dynamically acquired knowledge proposed by the discipline, thus validating the choice of systematic work with such a methodological strategy.2013-07-08T13:21:49Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3811porSantos, Maria Helena Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:29.380497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
title A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
spellingShingle A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
Santos, Maria Helena Alves
EDUCAÇÃO
LITERATURA BRASILEIRA
METODOLOGIAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
BRAZILIAN LITERATURE
TEACHING METHODOLOGIES
LEARNING
title_short A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
title_full A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
title_fullStr A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
title_full_unstemmed A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
title_sort A aprendizagem da literatura Brasileira no ensino médio : possibilidades do Seminário Temático
author Santos, Maria Helena Alves
author_facet Santos, Maria Helena Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Helena Alves
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
LITERATURA BRASILEIRA
METODOLOGIAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
BRAZILIAN LITERATURE
TEACHING METHODOLOGIES
LEARNING
topic EDUCAÇÃO
LITERATURA BRASILEIRA
METODOLOGIAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
BRAZILIAN LITERATURE
TEACHING METHODOLOGIES
LEARNING
description O presente estudo é resultado de um trabalho inserido no contexto de uma pesquisa-ação desenvolvida no Instituto Federal de Sergipe- IFS, visando solucionar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos durante as aulas de Literatura Brasileira. A investigação tem como objeto a reflexão acerca da estratégia do Seminário Temático utilizada como método de ensino da referida disciplina, fundamentando-se, para tanto, no aporte teórico de autores como Carvalho (1979), Cândido (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003), Morais (2005), Libâneo (2009), dentre outros que abordam não somente esta temática, mas também o ensino de Literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Os sujeitos da pesquisa, em número de 82, foram alunos da 2ª série do Ensino Médio dos Cursos Integrados de Eletrônica, Informática e Química, que participaram respondendo a um questionário composto de dez questões abertas, onde manifestaram suas opiniões pessoais sobre a importância do ensino da Literatura, o Seminário como método didático, abordagens dos textos literários e a contribuição do Seminário tanto na formação da cultura individual e de ações sociais, quanto na aprendizagem da Literatura Brasileira e no estímulo à pesquisa. Partindo-se do objetivo geral de investigar a contribuição do Seminário Temático no processo de aprendizagem da Literatura Brasileira desses alunos à luz da dinâmica de sala de aula, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo para enfatizar os aspectos qualitativos e quantitativos do material levantado. Os resultados demonstraram que os discentes valorizaram as experiências vivenciadas ao afirmarem que, no âmbito das atividades do Seminário Temático, adquiriram de forma dinâmica os conhecimentos propostos pela disciplina, validando assim a escolha do trabalho sistemático com tal estratégia metodológica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-07-08T13:21:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3811
url http://hdl.handle.net/10437/3811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131262228627456