Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/60 |
Resumo: | No âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha. |
id |
RCAP_cd71fb09c55855af27f1a9ddce08437a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/60 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)Estratégias de comunicaçãoRelação interpessoalAuto-conhecimentoPreparação para o mercado de trabalhoNo âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha.INFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y MayoresIC-OnlineSeco, Graça Maria dos Santos BatistaPereira, Ana PatríciaSantos, Irene CristianaFilipe, Luís PereiraAlves, Sandra2009-08-11T15:52:36Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/60porSECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). INFAD Revista de Psicología. N.º 1 (2008), p. 409-418.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:07:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/60Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:07:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
title |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
spellingShingle |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) Seco, Graça Maria dos Santos Batista Estratégias de comunicação Relação interpessoal Auto-conhecimento Preparação para o mercado de trabalho |
title_short |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
title_full |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
title_fullStr |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
title_sort |
Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) |
author |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
author_facet |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Pereira, Ana Patrícia Santos, Irene Cristiana Filipe, Luís Pereira Alves, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Patrícia Santos, Irene Cristiana Filipe, Luís Pereira Alves, Sandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Pereira, Ana Patrícia Santos, Irene Cristiana Filipe, Luís Pereira Alves, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação Relação interpessoal Auto-conhecimento Preparação para o mercado de trabalho |
topic |
Estratégias de comunicação Relação interpessoal Auto-conhecimento Preparação para o mercado de trabalho |
description |
No âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-08-11T15:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/60 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). INFAD Revista de Psicología. N.º 1 (2008), p. 409-418. 0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores |
publisher.none.fl_str_mv |
INFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547217191305216 |