Contributo para repensar a integração do design nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, João Maria Tomé Ribeiro de Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12279
Resumo: A concepção de produtos inovadores através do desenho é um processo delicado, que exige dedicação e conhecimento pela particularidade da sua própria história e cultura. Este documento relata e analisa as práticas de desenvolvimento projetual levadas a cabo em sequência cronológica, no âmbito pedagógico da frequência do curso de mestrado em Design, realizado na UA mas em ambiente empresarial: Bee the First, uma impressora 3D de baixa resolução, desenvolvida pela empresa Bee Very Creative da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA); e Draco, a marca e carroçaria para automóvel desportivo projetado por equipa multidisciplinar, sob orientação do Grupo Nelson Quintas. Em ambos os casos se verifica uma integração do Design academicamente desenvolvido, em interação e acolhimento do ambiente empresarial. O Design foi encarado pelo programa corporativo como uma “adição” necessária ao desenvolvimento de objetos, acrescentando-lhe valor de marca e de diferenciação comercial. No entanto, esta participação do Design nas empresas, foi severamente restringida pelo projeto de Engenharia, previamente elaborado e adotado pelas marcas. As equipas, nos dois exemplos, mostraram-se inicialmente abertas à integração do Design, convidando-o calorosamente a participar, invocando o impacto do seu valor enquanto fator necessário à diferenciação no mercado global. No entanto, a continuada relação de trabalho com as empresas, revelou as suas verdadeiras intensões de baixa tolerância à participação criativa do Design, que acabaria por assumir um impacto de menor relevância no produto final. No curso dos projetos verificaram-se duas aproximações: No projeto da impressora 3d “Bee the First”, foi atribuído um procedimento estruturado e baseado nas metodologias de desenvolvimento de produto de Karl Ulrich (1995). Este método que o autor descreve no livro Product Design and Development (2011), concentra-se no desenho a partir de uma prévia recolha de necessidades e constrangimentos identificados pelo grupo de intervenientes na sua fileira (stakeholders), considerados de boa influência para o produto. Embora seja uma metodologia rígida, foram apenas usadas certas ferramentas e uma ordem geral de procedimentos de modo a não condicionar mais o projeto. O método adotado previa a utilização das ferramentas mais adequadas, de modo a não condicionar o projeto, assim evitando inviabilizá-lo, mas restringindo também as suas potencialidades criativas. A tipologia desta aproximação ao desenho, foi determinada pelo facto de não haver na equipa original um consenso sobre as expectativas de projeto. No projeto do automóvel para o Grupo Nelson Quintas, graças a uma descrição mais detalhada do seu programa durante o período da sua apresentação, foi feito um maior esforço para definir o futuro desenho do objeto, condicionando-o através de um estudo de mercado e da reflecção em torno dos problemas volumétricos previamente projetados pela engenharia e inusitadamente antecedente aos estudos da forma e aerodinamismo do objeto. O método aplicado para o desenho da carroçaria do Draco, foi feita a partir da recolha de referências visuais e funcionais de outros artefactos sujeitos a idênticos desempenhos: aviões militares da segunda guerra mundial, animais, automóveis de competição em estrada. Para nosso desalento, verificou-se que, em ambos os projetos, o Design não conseguiu obter os melhores resultados de implementação, tendo sido subvalorizado e insuficientemente reconhecido. Assim, este estudo pretende, para além de publicar os esforços de projeto levados a cabo nessas realizações, compreender quais os fatores envolvidos, analisando a origem da falha percebida, assim contribuindo para aumentar a eficácia do Design em projetos de contextos semelhantes.
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Em ambos os casos se verifica uma integração do Design academicamente desenvolvido, em interação e acolhimento do ambiente empresarial. O Design foi encarado pelo programa corporativo como uma “adição” necessária ao desenvolvimento de objetos, acrescentando-lhe valor de marca e de diferenciação comercial. No entanto, esta participação do Design nas empresas, foi severamente restringida pelo projeto de Engenharia, previamente elaborado e adotado pelas marcas. As equipas, nos dois exemplos, mostraram-se inicialmente abertas à integração do Design, convidando-o calorosamente a participar, invocando o impacto do seu valor enquanto fator necessário à diferenciação no mercado global. No entanto, a continuada relação de trabalho com as empresas, revelou as suas verdadeiras intensões de baixa tolerância à participação criativa do Design, que acabaria por assumir um impacto de menor relevância no produto final. No curso dos projetos verificaram-se duas aproximações: No projeto da impressora 3d “Bee the First”, foi atribuído um procedimento estruturado e baseado nas metodologias de desenvolvimento de produto de Karl Ulrich (1995). Este método que o autor descreve no livro Product Design and Development (2011), concentra-se no desenho a partir de uma prévia recolha de necessidades e constrangimentos identificados pelo grupo de intervenientes na sua fileira (stakeholders), considerados de boa influência para o produto. Embora seja uma metodologia rígida, foram apenas usadas certas ferramentas e uma ordem geral de procedimentos de modo a não condicionar mais o projeto. O método adotado previa a utilização das ferramentas mais adequadas, de modo a não condicionar o projeto, assim evitando inviabilizá-lo, mas restringindo também as suas potencialidades criativas. A tipologia desta aproximação ao desenho, foi determinada pelo facto de não haver na equipa original um consenso sobre as expectativas de projeto. No projeto do automóvel para o Grupo Nelson Quintas, graças a uma descrição mais detalhada do seu programa durante o período da sua apresentação, foi feito um maior esforço para definir o futuro desenho do objeto, condicionando-o através de um estudo de mercado e da reflecção em torno dos problemas volumétricos previamente projetados pela engenharia e inusitadamente antecedente aos estudos da forma e aerodinamismo do objeto. O método aplicado para o desenho da carroçaria do Draco, foi feita a partir da recolha de referências visuais e funcionais de outros artefactos sujeitos a idênticos desempenhos: aviões militares da segunda guerra mundial, animais, automóveis de competição em estrada. Para nosso desalento, verificou-se que, em ambos os projetos, o Design não conseguiu obter os melhores resultados de implementação, tendo sido subvalorizado e insuficientemente reconhecido. Assim, este estudo pretende, para além de publicar os esforços de projeto levados a cabo nessas realizações, compreender quais os fatores envolvidos, analisando a origem da falha percebida, assim contribuindo para aumentar a eficácia do Design em projetos de contextos semelhantes.Designing innovative products is a delicate process that requires dedication and knowledge due to the particularities of their own history and culture. This paper reports and analyzes the practices of project development carried out in a chronological sequence within the educational attendance of the Masters in Design, held at UA but in a business environment: Bee The First, a 3D printer of lower resolution, developed by the startup Bee Very Creative, at the Business Incubator of the University of Aveiro (IEUA); and Draco, the brand and bodywork for a sports car Designed by a multidisciplinary team, under the guidance of Grupo Nelson Quintas. In both cases there is an integration of Design academically developed, interacting and being hosted by the business environment. The Design was regarded by the corporate program as a necessary “addition” for the development of objects, adding brand value and commercial differentiation. However, this participation of Design in both firms, was severely restricted by the project engineering, previously elaborated and already adopted by the brands. Also, the teams, were initially open to the integration of Design, warmly inviting it to participate, citing the impact of its value as a factor required for differentiation in the global market. However, the continued working relationship with the companies revealed their true intentions of low tolerance for creative participation of Design, which would eventually take an impact of less relevance in the end product. In the course of the project there were two approaches: While designing the 3d printer Bee The First, a structured approach based on the methodologies of product development by Karl Ulrich (1995) was conducted. This method that the author describes in the book Product Design and Development (2011), focuses on drawing from a previous collection of needs and product constraints identified by the group of stakeholders, considered influential on the product. The adopted method aimed on including the use of better tools, but not to condition the project, thus avoiding paralyzing it, and at the same time determining its creative direction. The typology of this approach to Design was determined by the fact that the team originally had no consensus for the expectations of the project. While designing the automobile for the Nelson Quintas Group, thanks to a more detailed description of your program during your presentation, a greater effort was made to define the future object drawing, constraining it through a market study and reflection around the problems volumetric previously Designed by engineering and unusually previous studies of the shape and aerodynamics of the object. The method applied to the Design of the body of Draco, was made from the collection of functional and visual references of other articles subject to identical performances: military aircraft of World War II, animals, racing cars on the road. To our dismay, we found that, in both projects, Design failed to obtain the best results of implementation, being undervalued and insufficiently recognized. Thus, this study aims, in addition to publishing Design efforts undertaken in these achievements, understanding the factors involved and analyzing the origin of the perceived failure, thus contributing to increase the effectiveness of the Design projects in similar contexts.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:44Z2013-06-06T00:00:00Z2013-06-062015-05-31T19:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12279TID:201579928porMontenegro, João Maria Tomé Ribeiro de Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:20Zoai:ria.ua.pt:10773/12279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:30.699750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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