O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493 |
Resumo: | Os veículos elétricos (VE), em primeiro lugar, são a solução para a redução da poluição rodoviária nas cidades e, emsegundo lugar, irão também contribuir fortemente para a redução da poluição global, dado que a sua contribuição nãoé negligenciável. A sociedade ciente destes problemas está a aumentar a sua aquisição, ajudada pelo aumento da ofertade mais e melhores VE, cada vez mais baratos ou mesmo com um preço inferior às tecnologias clássicas. Na aquisiçãode um VE, um dos pontos mais críticos em análise é o custo do seu carregamento nas redes domésticas, públicas ouprivadas. Neste artigo são analisados, com todo o detalhe, os carregamentos efetuados durante uma viagem pelo autor aMiranda do Douro. Com a finalidade de validar os resultados obtidos, são também analisados os custos de carregamentode outros dois VE nas redes de carregamento. |
id |
RCAP_cda3eb2837716428dc1e05c3031c9aea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.parc.ipp.pt:article/4493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf IIveículos elétricos (VE)custos de carregamentoNissan Leaf IIOs veículos elétricos (VE), em primeiro lugar, são a solução para a redução da poluição rodoviária nas cidades e, emsegundo lugar, irão também contribuir fortemente para a redução da poluição global, dado que a sua contribuição nãoé negligenciável. A sociedade ciente destes problemas está a aumentar a sua aquisição, ajudada pelo aumento da ofertade mais e melhores VE, cada vez mais baratos ou mesmo com um preço inferior às tecnologias clássicas. Na aquisiçãode um VE, um dos pontos mais críticos em análise é o custo do seu carregamento nas redes domésticas, públicas ouprivadas. Neste artigo são analisados, com todo o detalhe, os carregamentos efetuados durante uma viagem pelo autor aMiranda do Douro. Com a finalidade de validar os resultados obtidos, são também analisados os custos de carregamentode outros dois VE nas redes de carregamento.Instituto Superior de Engenharia do Porto2022-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493oai:oai.parc.ipp.pt:article/4493Neutro à Terra; No. 28 (2021): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre) ; 39-45Neutro à Terra; N.º 28 (2021): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre) ; 39-451647-5496reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/4493https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493https://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/4493/2284https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, António Carvalho de2022-10-28T13:30:20Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/4493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:48.327050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
title |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
spellingShingle |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II Andrade, António Carvalho de veículos elétricos (VE) custos de carregamento Nissan Leaf II |
title_short |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
title_full |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
title_fullStr |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
title_full_unstemmed |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
title_sort |
O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II |
author |
Andrade, António Carvalho de |
author_facet |
Andrade, António Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, António Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
veículos elétricos (VE) custos de carregamento Nissan Leaf II |
topic |
veículos elétricos (VE) custos de carregamento Nissan Leaf II |
description |
Os veículos elétricos (VE), em primeiro lugar, são a solução para a redução da poluição rodoviária nas cidades e, emsegundo lugar, irão também contribuir fortemente para a redução da poluição global, dado que a sua contribuição nãoé negligenciável. A sociedade ciente destes problemas está a aumentar a sua aquisição, ajudada pelo aumento da ofertade mais e melhores VE, cada vez mais baratos ou mesmo com um preço inferior às tecnologias clássicas. Na aquisiçãode um VE, um dos pontos mais críticos em análise é o custo do seu carregamento nas redes domésticas, públicas ouprivadas. Neste artigo são analisados, com todo o detalhe, os carregamentos efetuados durante uma viagem pelo autor aMiranda do Douro. Com a finalidade de validar os resultados obtidos, são também analisados os custos de carregamentode outros dois VE nas redes de carregamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493 oai:oai.parc.ipp.pt:article/4493 |
url |
https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493 |
identifier_str_mv |
oai:oai.parc.ipp.pt:article/4493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/4493 https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4493 https://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/4493/2284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Neutro à Terra; No. 28 (2021): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre) ; 39-45 Neutro à Terra; N.º 28 (2021): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre) ; 39-45 1647-5496 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130445421477888 |