Optimização da cadeia logística do F-16

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bajouco, Nuno Miguel da Cunha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3669
Resumo: A filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos.
id RCAP_cdbc29b6710533986b5f041f53227226
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Optimização da cadeia logística do F-16Sistemas mecânicos, hidráulicos e motorAeronaves - Manutenção - Técnicas LeanAeronaves - Manutenção - Logística - OptimizaçãoAeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea PortuguesaA filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos.The Lean philosophy is considered one of the most effective methodologies in management and business organization nowadays. It allows for an increase of productivity, in a balanced and sustainable way, eliminating the associated wastage and is founded in the constant search for excellent, knowledge and continuous improvement of the processes. This work analyses the results obtained from the implementation of the Lean Management methodology, specifically in the utilization of the Kanban system in the various sections that perform maintenance to the Portuguese Air Force F-16 aircraft, in the Air Base number 5. It intends to confirm the methodology's efficacy in improving and consolidating the maintenance network to allow the reduction of the time and material wastage identified in the reparation process. The study for this thesis was accomplished in the Maintenance Squadron and the Supply Squadron of the Portuguese Air Force Air Base number 5, which are responsible for the F-16 aircraft reparation and for providing material for the maintenance hangars of the BA5. The three areas of focus for this study are: Fuel/Hydrazine Maintenance Squadron, Pneudraulics Squadron and Motor Maintenance Squadron, which perform the maintenance of their corresponding systems. The analysis was performed by examining the records produced by the Squadrons and by the CGM (Centro de Gestão de Manutenção - Maintenance Management Center), as well as attending local interventions. The main goal was to verify if the changes performed produced positive results and identify which areas could be improved. Special attention was given to the analysis and verification of the customization of the alterations performed in all maintenance areas through the kanban system. Furthermore, the excess material was calculated, determining the saved assets and the processes improvement.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daSalvada, Pedro Alexandre EntradasuBibliorumBajouco, Nuno Miguel da Cunha2015-06-30T11:24:09Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:01.847757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Optimização da cadeia logística do F-16
Sistemas mecânicos, hidráulicos e motor
title Optimização da cadeia logística do F-16
spellingShingle Optimização da cadeia logística do F-16
Bajouco, Nuno Miguel da Cunha
Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean
Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização
Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa
title_short Optimização da cadeia logística do F-16
title_full Optimização da cadeia logística do F-16
title_fullStr Optimização da cadeia logística do F-16
title_full_unstemmed Optimização da cadeia logística do F-16
title_sort Optimização da cadeia logística do F-16
author Bajouco, Nuno Miguel da Cunha
author_facet Bajouco, Nuno Miguel da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saúde, José Manuel Mota Lourenço da
Salvada, Pedro Alexandre Entradas
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bajouco, Nuno Miguel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean
Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização
Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa
topic Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean
Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização
Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa
description A filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10
2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-30T11:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3669
url http://hdl.handle.net/10400.6/3669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136346949812224