Optimização da cadeia logística do F-16
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3669 |
Resumo: | A filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos. |
id |
RCAP_cdbc29b6710533986b5f041f53227226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3669 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Optimização da cadeia logística do F-16Sistemas mecânicos, hidráulicos e motorAeronaves - Manutenção - Técnicas LeanAeronaves - Manutenção - Logística - OptimizaçãoAeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea PortuguesaA filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos.The Lean philosophy is considered one of the most effective methodologies in management and business organization nowadays. It allows for an increase of productivity, in a balanced and sustainable way, eliminating the associated wastage and is founded in the constant search for excellent, knowledge and continuous improvement of the processes. This work analyses the results obtained from the implementation of the Lean Management methodology, specifically in the utilization of the Kanban system in the various sections that perform maintenance to the Portuguese Air Force F-16 aircraft, in the Air Base number 5. It intends to confirm the methodology's efficacy in improving and consolidating the maintenance network to allow the reduction of the time and material wastage identified in the reparation process. The study for this thesis was accomplished in the Maintenance Squadron and the Supply Squadron of the Portuguese Air Force Air Base number 5, which are responsible for the F-16 aircraft reparation and for providing material for the maintenance hangars of the BA5. The three areas of focus for this study are: Fuel/Hydrazine Maintenance Squadron, Pneudraulics Squadron and Motor Maintenance Squadron, which perform the maintenance of their corresponding systems. The analysis was performed by examining the records produced by the Squadrons and by the CGM (Centro de Gestão de Manutenção - Maintenance Management Center), as well as attending local interventions. The main goal was to verify if the changes performed produced positive results and identify which areas could be improved. Special attention was given to the analysis and verification of the customization of the alterations performed in all maintenance areas through the kanban system. Furthermore, the excess material was calculated, determining the saved assets and the processes improvement.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daSalvada, Pedro Alexandre EntradasuBibliorumBajouco, Nuno Miguel da Cunha2015-06-30T11:24:09Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:01.847757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Optimização da cadeia logística do F-16 Sistemas mecânicos, hidráulicos e motor |
title |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
spellingShingle |
Optimização da cadeia logística do F-16 Bajouco, Nuno Miguel da Cunha Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa |
title_short |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
title_full |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
title_fullStr |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
title_full_unstemmed |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
title_sort |
Optimização da cadeia logística do F-16 |
author |
Bajouco, Nuno Miguel da Cunha |
author_facet |
Bajouco, Nuno Miguel da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saúde, José Manuel Mota Lourenço da Salvada, Pedro Alexandre Entradas uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bajouco, Nuno Miguel da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa |
topic |
Aeronaves - Manutenção - Técnicas Lean Aeronaves - Manutenção - Logística - Optimização Aeronaves - Manutenção - F-16 - Força Aérea Portuguesa |
description |
A filosofia Lean é considerada uma das metodologias mais eficazes na gestão e organização empresarial da actualidade, permitindo aumentar a produtividade de uma forma equilibrada e sustentável, eliminando os desperdícios associados, baseando-se na constante procura da excelência, aprendizagem e melhoria contínua dos processos. Este trabalho consiste na averiguação dos resultados obtidos através da implementação da metodologia Lean Management, nomeadamente a utilização do sistema Kanban, nas várias Secções que efectuam a manutenção da aeronave F-16 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº 5, e comprovar a sua eficácia na melhoria e consolidação de todo o circuito de manutenção, obtendo assim a redução dos vários desperdícios de tempo e excesso de material, identificados nos processos de reparação. O estudo para esta Dissertação foi realizado na Base Aérea nº5 da Força Aérea Portuguesa, na Esquadra de Manutenção e na Esquadra de Abastecimento, entidades responsáveis pela reparação da aeronave F-16 e fornecimento de material aos hangares de manutenção da BA5. As três áreas objecto deste estudo são: Esquadrilha de Manutenção de Combustível/Hidrazina, Esquadrilha de Manutenção de Pneudráulicos e Esquadrilha de Manutenção de Motores, que efectuam manutenção dos respectivos sistemas. A análise foi efectuada através da consulta de registos produzidos pelas Esquadras e pelo Centro de Gestão de Manutenção (CGM), bem como assistindo no local às intervenções feitas, tendo como objectivo verificar se as alterações efectuadas surtiam efeitos positivos e quais os pontos onde se deveria melhorar, com especial destaque para a análise e verificação da adequação das alterações efectuadas nas várias áreas de manutenção através do sistema kanban, e ainda uma contabilização do material em excesso tendo no final uma perspectiva dos valores poupados e da melhoria dos processos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-10 2011-01-01T00:00:00Z 2015-06-30T11:24:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3669 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136346949812224 |