A retórica dos projetos, as singularidades organizacionais e as lógicas de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio, Ana de Lurdes Videira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Matias Alves, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11514
Resumo: O estudo realizado permitiu a compreensão e o conhecimento do modo como se articulam os projetos estruturantes da organização escolar, PEE e PCE, e o seu impacto no planeamento da ação pedagógica e na gestão do currículo consubstanciados no mapa anual de atividades. Ao longo do processo de investigação, analisámos as culturas de trabalho e o tipo de lógicas supervisivas presentes, nos departamentos e grupos disciplinares, nas fases de conceção, implementação e avaliação dos projetos atendendo aos constrangimentos e potencialidades sinalizadas pelos atores, bem como às propostas de melhorias enunciadas para o quadro organizacional em presença. A abordagem teórica possibilitou-nos uma incursão sobre os conceitos de escola, autonomia, projeto, supervisão, culturas e modelos organizacionais. Na vertente empírica, o estudo baseou-se numa metodologia qualitativa sustentada na realização de entrevistas semiestruturadas aos atores-chave, análise de conteúdo da esfera documental, observação empírica, constituição de um diário de campo e análise de atas e planifi cações anuais de diferentes grupos disciplinares. O tratamento e a triangulação dos dados colhidos permitiu extrair evidências e encontrar respostas para as questões de investigação inicialmente traçadas. As conclusões retiradas permitiram destacar o carácter essencialmente retórico dos projetos e a sua débil articulação à praxis organizacional. Foi também possível analisar e compreender o conjunto de razões que conduzem, em contexto, ao predomínio de culturas de trabalho pouco colegiais e colaborativas, à débil presença de mecanismos de supervisão e à escassez de culturas de autorregulação e autoavaliação das práticas institucionais.
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