SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Pedro Miguel Correia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/14043
Resumo: Uma das capacidades mais importantes dos sistemas computacionais nos dias que correm, é a possibilidade de estes permitirem a colaboração de diferentes unidades de processamento separadas fisicamente. Para que isto seja possível, cada um dos nós tem de ser capaz de trocar informação com os outros, tendo para isso que conhecer as regras que definem as características da ligação em si e o formato dos dados. Dada a complexidade das interacções estabelecidas, torna-se imperativo que sejam disponibilizados mecanismos às aplicações, que reúnam as funcionalidades que lhes permitam de forma facilitada efectuar o envio e recepção de dados. As plataformas de composição e execução de protocolos permitem a orquestração de protocolos com características bem definidas, disponibilizando às aplicações canais de comunicação com características complexas. As características da comunicação, variam quer pela mudança do requisitos das aplicações quer por alterações do ambiente de execução que tornam impossível garanti-las fisicamente. As plataformas devem permitir que as composições sejam alteradas dinamicamente com o menor custo para as aplicações, ou seja reduzindo ao máximo o tempo de inactividade ao mesmo tempo que asseguram a coerência das mensagens em trânsito. O Appia é uma plataforma de composição de protocolos desenvolvida com o propósito de permitir a composição de estruturas complexas e oferece à partida uma flexibilidade nas estruturas das composições, no entanto não permite que estas sejam modificadas em tempo de execução. O foco deste trabalho está direccionado para o estudo e implementação de um mecanismo de reconfiguração dinâmica que permita colmatar esta lacuna do Appia. Este objectivo foi conseguido pela evolução da plataforma no sentido de processar eventos de reconfiguração em tempo de execução. Na validação da solução proposta verificou-se que a degradação de desempenho é inferior a 15% e que as propriedades oferecidas pela plataforma não são afectadas.
id RCAP_cdc2f457156d5ba8b53a1cbca9679e23
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/14043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOSReconfiguração dinâmica de sistemasSistemas distribuídos modulares,Sistemas adaptativosComposição de protocolos,Uma das capacidades mais importantes dos sistemas computacionais nos dias que correm, é a possibilidade de estes permitirem a colaboração de diferentes unidades de processamento separadas fisicamente. Para que isto seja possível, cada um dos nós tem de ser capaz de trocar informação com os outros, tendo para isso que conhecer as regras que definem as características da ligação em si e o formato dos dados. Dada a complexidade das interacções estabelecidas, torna-se imperativo que sejam disponibilizados mecanismos às aplicações, que reúnam as funcionalidades que lhes permitam de forma facilitada efectuar o envio e recepção de dados. As plataformas de composição e execução de protocolos permitem a orquestração de protocolos com características bem definidas, disponibilizando às aplicações canais de comunicação com características complexas. As características da comunicação, variam quer pela mudança do requisitos das aplicações quer por alterações do ambiente de execução que tornam impossível garanti-las fisicamente. As plataformas devem permitir que as composições sejam alteradas dinamicamente com o menor custo para as aplicações, ou seja reduzindo ao máximo o tempo de inactividade ao mesmo tempo que asseguram a coerência das mensagens em trânsito. O Appia é uma plataforma de composição de protocolos desenvolvida com o propósito de permitir a composição de estruturas complexas e oferece à partida uma flexibilidade nas estruturas das composições, no entanto não permite que estas sejam modificadas em tempo de execução. O foco deste trabalho está direccionado para o estudo e implementação de um mecanismo de reconfiguração dinâmica que permita colmatar esta lacuna do Appia. Este objectivo foi conseguido pela evolução da plataforma no sentido de processar eventos de reconfiguração em tempo de execução. Na validação da solução proposta verificou-se que a degradação de desempenho é inferior a 15% e que as propriedades oferecidas pela plataforma não são afectadas.Miranda, Hugo Alexandre TavaresRepositório da Universidade de LisboaXavier, Pedro Miguel Correia2011-01-10T11:31:47Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/14043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:59:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/14043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:55.173522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
title SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
spellingShingle SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
Xavier, Pedro Miguel Correia
Reconfiguração dinâmica de sistemas
Sistemas distribuídos modulares,
Sistemas adaptativos
Composição de protocolos,
title_short SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
title_full SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
title_fullStr SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
title_full_unstemmed SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
title_sort SUPORTE À RECONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS
author Xavier, Pedro Miguel Correia
author_facet Xavier, Pedro Miguel Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Hugo Alexandre Tavares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Pedro Miguel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Reconfiguração dinâmica de sistemas
Sistemas distribuídos modulares,
Sistemas adaptativos
Composição de protocolos,
topic Reconfiguração dinâmica de sistemas
Sistemas distribuídos modulares,
Sistemas adaptativos
Composição de protocolos,
description Uma das capacidades mais importantes dos sistemas computacionais nos dias que correm, é a possibilidade de estes permitirem a colaboração de diferentes unidades de processamento separadas fisicamente. Para que isto seja possível, cada um dos nós tem de ser capaz de trocar informação com os outros, tendo para isso que conhecer as regras que definem as características da ligação em si e o formato dos dados. Dada a complexidade das interacções estabelecidas, torna-se imperativo que sejam disponibilizados mecanismos às aplicações, que reúnam as funcionalidades que lhes permitam de forma facilitada efectuar o envio e recepção de dados. As plataformas de composição e execução de protocolos permitem a orquestração de protocolos com características bem definidas, disponibilizando às aplicações canais de comunicação com características complexas. As características da comunicação, variam quer pela mudança do requisitos das aplicações quer por alterações do ambiente de execução que tornam impossível garanti-las fisicamente. As plataformas devem permitir que as composições sejam alteradas dinamicamente com o menor custo para as aplicações, ou seja reduzindo ao máximo o tempo de inactividade ao mesmo tempo que asseguram a coerência das mensagens em trânsito. O Appia é uma plataforma de composição de protocolos desenvolvida com o propósito de permitir a composição de estruturas complexas e oferece à partida uma flexibilidade nas estruturas das composições, no entanto não permite que estas sejam modificadas em tempo de execução. O foco deste trabalho está direccionado para o estudo e implementação de um mecanismo de reconfiguração dinâmica que permita colmatar esta lacuna do Appia. Este objectivo foi conseguido pela evolução da plataforma no sentido de processar eventos de reconfiguração em tempo de execução. Na validação da solução proposta verificou-se que a degradação de desempenho é inferior a 15% e que as propriedades oferecidas pela plataforma não são afectadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-01-10T11:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/14043
url http://hdl.handle.net/10451/14043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134258078416896