Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Filipa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11942
Resumo: O presente Relatório de Estágio, integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico visa, descrever de forma analítica e reflexiva, a ação pedagógica desenvolvida ao longo da prática educativa em ambos os níveis educativos. Com efeito, este documento, requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre de perfil duplo (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) mobiliza em si um quadro concetual e legal que sustentou essa mesma prática, auxiliando no desenvolvimento de competências fundamentais do processo de dupla docência. Neste sentido, ao longo deste processo e sempre numa perspetiva socioconstrutivista, a criança foi o centro de todo este processo, escutando-a atentamente em todos os momentos, explanados na metodologia investigação- -ação, processo cíclico que permitiu estruturar e desenvolver, com base nos interesses e necessidades de todas as crianças, atividades e sequências didáticas, a referenciar neste documento. Posto isto, este Relatório de Estágio visa descrever, analisar e refletir sobre a ação desenvolvida ao longo do último ano, aprofundando as especificidades referentes a cada nível educativo, bem como dos grupos de crianças, realçando a postura crítica e reflexiva desenvolvida ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Em término, este processo desenvolvido ao longo do último ano permitiu aprofundar as especificidades referentes a cada nível educativo, bem como a continuidade educativa entre ambos, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, culminando na construção de um perfil duplo, incrementado pelo trabalho colaborativo desenvolvido, enriquecedor da ação educativa
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