Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7777 |
Resumo: | Quando se fala de jornalismo online em Portugal até os profissionais da Comunicação Social pensam em notícias, no imediatismo, na informação ao milésimo de segundo, na avalanche constante de informação. Mas a informação profissional, ética e deontologicamente validada pelo selo de qualidade do jornalismo online não precisa de ser apenas breaking news. Tal como os meios ditos tradicionais (imprensa, rádio e TV), os meios digitais interativos têm tempo e espaço para todos os géneros jornalísticos, desde os alertas de meia dúzia de palavras até às narrativas mais longas (em tempo) e extensas (em espaço). Nem que seja por ser o único meio que não tem limitações. Nesta dissertação procura tipificar-se o que é jornalismo multimédia, quais os conceitos que devem ser equacionados no seu âmbito e caraterizar vários casos típicos, com o objetivo de ajudar a compreender e desenvolver este tipo de produção em Portugal. |
id |
RCAP_cdcb63f61aa356a832ede85a6b830e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos?JornalismoNarrativaMultimédiaInteratividadeHipermédiaInternetComunicaçãoJournalismStorytellingInteractivityHipermediaComunicationQuando se fala de jornalismo online em Portugal até os profissionais da Comunicação Social pensam em notícias, no imediatismo, na informação ao milésimo de segundo, na avalanche constante de informação. Mas a informação profissional, ética e deontologicamente validada pelo selo de qualidade do jornalismo online não precisa de ser apenas breaking news. Tal como os meios ditos tradicionais (imprensa, rádio e TV), os meios digitais interativos têm tempo e espaço para todos os géneros jornalísticos, desde os alertas de meia dúzia de palavras até às narrativas mais longas (em tempo) e extensas (em espaço). Nem que seja por ser o único meio que não tem limitações. Nesta dissertação procura tipificar-se o que é jornalismo multimédia, quais os conceitos que devem ser equacionados no seu âmbito e caraterizar vários casos típicos, com o objetivo de ajudar a compreender e desenvolver este tipo de produção em Portugal.When we speak about online journalism in Portugal even social communication professionals think about news, about immediacy, about information on the second, about the constant flood of information. But professional, ethical and deontologically validated information with the quality stamp of online journalism doesn’t have to be just breaking news. Like in the so-called traditional media (press, radio and TV), interactive digital media have time and space for all the journalistic genres, from the small alerts with half a dozen words to the longer (in time) and extensive (in space) narratives. Even if it’s just because, it’s the only medium without limitations. This work is aimed to typify what is multimedia journalism, which concepts should be addressed in its scope, and characterizing some typical cases, in order to help understand and develop this type of production in Portugal.2014-10-15T17:45:22Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7777TID:201013444porCrespo, Miguel Ângelo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:14.280746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
title |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
spellingShingle |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? Crespo, Miguel Ângelo de Sousa Jornalismo Narrativa Multimédia Interatividade Hipermédia Internet Comunicação Journalism Storytelling Interactivity Hipermedia Comunication |
title_short |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
title_full |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
title_fullStr |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
title_full_unstemmed |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
title_sort |
Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? |
author |
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa |
author_facet |
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Narrativa Multimédia Interatividade Hipermédia Internet Comunicação Journalism Storytelling Interactivity Hipermedia Comunication |
topic |
Jornalismo Narrativa Multimédia Interatividade Hipermédia Internet Comunicação Journalism Storytelling Interactivity Hipermedia Comunication |
description |
Quando se fala de jornalismo online em Portugal até os profissionais da Comunicação Social pensam em notícias, no imediatismo, na informação ao milésimo de segundo, na avalanche constante de informação. Mas a informação profissional, ética e deontologicamente validada pelo selo de qualidade do jornalismo online não precisa de ser apenas breaking news. Tal como os meios ditos tradicionais (imprensa, rádio e TV), os meios digitais interativos têm tempo e espaço para todos os géneros jornalísticos, desde os alertas de meia dúzia de palavras até às narrativas mais longas (em tempo) e extensas (em espaço). Nem que seja por ser o único meio que não tem limitações. Nesta dissertação procura tipificar-se o que é jornalismo multimédia, quais os conceitos que devem ser equacionados no seu âmbito e caraterizar vários casos típicos, com o objetivo de ajudar a compreender e desenvolver este tipo de produção em Portugal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-06 2014-10-15T17:45:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/7777 TID:201013444 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/7777 |
identifier_str_mv |
TID:201013444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134825319235584 |