ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio Filipe Batalha dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/29112
Resumo: Algumas dispersões de pigmentos em N,N-dimetilacetamida apresentam uma reologia nada favorável ao seu escoamento, o que obriga a preparação de dispersões com uma percentagem mássica de pigmento bastante reduzida. Para conferir às dispersões melhores propriedades reológicas recorreu-se à incorporação de dispersantes. Após a preparação das dispersões de pigmentos mediu-se a viscosidade em função da velocidade de rotação de um fuso num viscosímetro Brookfield LV. Através de factores e funções de conversão, desenvolvidos por Mitschka, foi possível transformar as viscosidades e as velocidades de rotação do fuso em tensões e taxas de cisalhamento, respectivamente. Através da representação da tensão de cisalhamento em função da taxa de cisalhamento, segundo os modelos de Casson e Herschel-Bulkley, conseguiu-se traçar as curvas de fluxo das dispersões de pigmentos. Recorrendo à observação das curvas de fluxo pôde concluir-se que as dispersões de pigmentos estudadas são pseudoplásticas e possuem uma tensão de cedência. Através da análise dos parâmetros reológicos que descrevem as curvas de fluxo, como a tensão de cedência, o índice de consistência, o índice de pseudoplasticidade e a viscosidade limitante, foi possível caracterizar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos. Com a incorporação de dispersantes conseguiu-se melhorar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos estudadas. Apesar de não ter sido encontrado nenhum dispersante que permitisse melhorar a reologia de todas as dispersões, de um leque mais abrangente de dispersões, foi o dispersante S28 que mostrou ser capaz de proporcionar algumas melhorias na reologia. O efeito dos dispersantes na reologia de determinadas dispersões não foi suficientemente benéfico, o que inviabilizou um possível aumento da quantidade de pigmento. No entanto, nas dispersões de PR 122, PR 264 e PV 23 foi possível, com a introdução dos dispersantes S28, L e V, respectivamente, aumentar a percentagem mássica de pigmento na dispersão.
id RCAP_cdd81a548f3667d51ca192ea50f3be33
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/29112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDADispersõesPigmentosN,N-dimetilacetamidaReologiaCurvas de fluxoDispersantesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaAlgumas dispersões de pigmentos em N,N-dimetilacetamida apresentam uma reologia nada favorável ao seu escoamento, o que obriga a preparação de dispersões com uma percentagem mássica de pigmento bastante reduzida. Para conferir às dispersões melhores propriedades reológicas recorreu-se à incorporação de dispersantes. Após a preparação das dispersões de pigmentos mediu-se a viscosidade em função da velocidade de rotação de um fuso num viscosímetro Brookfield LV. Através de factores e funções de conversão, desenvolvidos por Mitschka, foi possível transformar as viscosidades e as velocidades de rotação do fuso em tensões e taxas de cisalhamento, respectivamente. Através da representação da tensão de cisalhamento em função da taxa de cisalhamento, segundo os modelos de Casson e Herschel-Bulkley, conseguiu-se traçar as curvas de fluxo das dispersões de pigmentos. Recorrendo à observação das curvas de fluxo pôde concluir-se que as dispersões de pigmentos estudadas são pseudoplásticas e possuem uma tensão de cedência. Através da análise dos parâmetros reológicos que descrevem as curvas de fluxo, como a tensão de cedência, o índice de consistência, o índice de pseudoplasticidade e a viscosidade limitante, foi possível caracterizar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos. Com a incorporação de dispersantes conseguiu-se melhorar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos estudadas. Apesar de não ter sido encontrado nenhum dispersante que permitisse melhorar a reologia de todas as dispersões, de um leque mais abrangente de dispersões, foi o dispersante S28 que mostrou ser capaz de proporcionar algumas melhorias na reologia. O efeito dos dispersantes na reologia de determinadas dispersões não foi suficientemente benéfico, o que inviabilizou um possível aumento da quantidade de pigmento. No entanto, nas dispersões de PR 122, PR 264 e PV 23 foi possível, com a introdução dos dispersantes S28, L e V, respectivamente, aumentar a percentagem mássica de pigmento na dispersão.Dias, RuiRamos, AnaRUNSantos, Fábio Filipe Batalha dos2018-01-26T11:48:31Z2014-0920142014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/29112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:15:56Zoai:run.unl.pt:10362/29112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:12.124995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
title ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
spellingShingle ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
Santos, Fábio Filipe Batalha dos
Dispersões
Pigmentos
N,N-dimetilacetamida
Reologia
Curvas de fluxo
Dispersantes
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
title_full ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
title_fullStr ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
title_full_unstemmed ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
title_sort ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES DE PIGMENTOS EM N,N-DIMETILACETAMIDA
author Santos, Fábio Filipe Batalha dos
author_facet Santos, Fábio Filipe Batalha dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Rui
Ramos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio Filipe Batalha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dispersões
Pigmentos
N,N-dimetilacetamida
Reologia
Curvas de fluxo
Dispersantes
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Dispersões
Pigmentos
N,N-dimetilacetamida
Reologia
Curvas de fluxo
Dispersantes
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description Algumas dispersões de pigmentos em N,N-dimetilacetamida apresentam uma reologia nada favorável ao seu escoamento, o que obriga a preparação de dispersões com uma percentagem mássica de pigmento bastante reduzida. Para conferir às dispersões melhores propriedades reológicas recorreu-se à incorporação de dispersantes. Após a preparação das dispersões de pigmentos mediu-se a viscosidade em função da velocidade de rotação de um fuso num viscosímetro Brookfield LV. Através de factores e funções de conversão, desenvolvidos por Mitschka, foi possível transformar as viscosidades e as velocidades de rotação do fuso em tensões e taxas de cisalhamento, respectivamente. Através da representação da tensão de cisalhamento em função da taxa de cisalhamento, segundo os modelos de Casson e Herschel-Bulkley, conseguiu-se traçar as curvas de fluxo das dispersões de pigmentos. Recorrendo à observação das curvas de fluxo pôde concluir-se que as dispersões de pigmentos estudadas são pseudoplásticas e possuem uma tensão de cedência. Através da análise dos parâmetros reológicos que descrevem as curvas de fluxo, como a tensão de cedência, o índice de consistência, o índice de pseudoplasticidade e a viscosidade limitante, foi possível caracterizar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos. Com a incorporação de dispersantes conseguiu-se melhorar o comportamento reológico das dispersões de pigmentos estudadas. Apesar de não ter sido encontrado nenhum dispersante que permitisse melhorar a reologia de todas as dispersões, de um leque mais abrangente de dispersões, foi o dispersante S28 que mostrou ser capaz de proporcionar algumas melhorias na reologia. O efeito dos dispersantes na reologia de determinadas dispersões não foi suficientemente benéfico, o que inviabilizou um possível aumento da quantidade de pigmento. No entanto, nas dispersões de PR 122, PR 264 e PV 23 foi possível, com a introdução dos dispersantes S28, L e V, respectivamente, aumentar a percentagem mássica de pigmento na dispersão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014
2014-09-01T00:00:00Z
2018-01-26T11:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/29112
url http://hdl.handle.net/10362/29112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137917414670336