A relevância do teatro e da educação não-formal na inclusão social do jovem com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8716 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado com o intuito de analisar a necessidade de existir uma interligação entre os estudos académicos e o conhecimento fruto do senso comum que é aprendido pela experiência no campo de ação (ou neste caso a falta de experiência, formação e informação). Partindo do pressuposto, por muitos, considerado como algo indiscutível, que, quer a saúde, quer a educação são um direito social e, que a acessibilidade é um direito constitucional, pretendemos neste trabalho identificar e evidenciar, recorrendo a exemplos do que é feito no terreno, as ferramentas que permitem a inclusão do jovem com deficiência. Neste trabalho, o objetivo é demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico o teatro, para desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade. E alertar para as insuficiências e ou esquecimento, a nível de apoios do Estado e do poder local para com este grupo vulnerável. Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”. A pesquisa teórica, foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites institucionais, governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de auxiliar a discussão. O trabalho de campo foi realizado numa Associação (G.D.M. Flor de Infesta) que possuí, na sua atividade dramática, um grupo de teatro formativo especial, constituído por pessoas com deficiência. No estudo de caso recorreu-se ao método etnográfico. Pretendendo-se com este procedimento, que o observador, uma vez por semana e durante seis meses, estivesse no local onde as pessoas conviviam e se socializavam, recolhendo dados e analisando emoções. O procedimento utilizado foi a denominada observação participante. Como complemento e dada a importância do tema e a sua especificidade, seria difícil falar teoricamente, sobre as limitações, os constrangimentos, as barreiras, quer físicas quer materiais, que dificultam o acesso e a real integração das pessoas com deficiência na sociedade a que pertencem. Ao trabalharmos os principais resultados, foi intensão, realçar que o acesso às artes, se torna relevante para viabilizar a inclusão educacional, social e cultural dos jovens com e sem deficiências, pois ao falarmos em inclusão devemos falar dos jovens em geral. E como conclusão, ousamos afirmar, que as artes são ferramentas que fomentam melhorar as condições de relacionamento social e minimizam as limitações sentidas pelos jovens, sobretudo, quando relacionadas com as diferenças. |
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Neste trabalho, o objetivo é demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico o teatro, para desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade. E alertar para as insuficiências e ou esquecimento, a nível de apoios do Estado e do poder local para com este grupo vulnerável. Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”. A pesquisa teórica, foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites institucionais, governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de auxiliar a discussão. O trabalho de campo foi realizado numa Associação (G.D.M. Flor de Infesta) que possuí, na sua atividade dramática, um grupo de teatro formativo especial, constituído por pessoas com deficiência. No estudo de caso recorreu-se ao método etnográfico. Pretendendo-se com este procedimento, que o observador, uma vez por semana e durante seis meses, estivesse no local onde as pessoas conviviam e se socializavam, recolhendo dados e analisando emoções. O procedimento utilizado foi a denominada observação participante. Como complemento e dada a importância do tema e a sua especificidade, seria difícil falar teoricamente, sobre as limitações, os constrangimentos, as barreiras, quer físicas quer materiais, que dificultam o acesso e a real integração das pessoas com deficiência na sociedade a que pertencem. Ao trabalharmos os principais resultados, foi intensão, realçar que o acesso às artes, se torna relevante para viabilizar a inclusão educacional, social e cultural dos jovens com e sem deficiências, pois ao falarmos em inclusão devemos falar dos jovens em geral. E como conclusão, ousamos afirmar, que as artes são ferramentas que fomentam melhorar as condições de relacionamento social e minimizam as limitações sentidas pelos jovens, sobretudo, quando relacionadas com as diferenças.The aim of this work was to analyse the need for an interconnection between university studies and the knowledge of the common sense acquired by the experience acquired in the field of action (or, in this case, by the lack of experience, training and information). Starting from the concept, although considered by many as indisputable, that health and education is a social right and accessibility is a constitutional right, in this work we intend to identify and highlight, using examples of what is done on the “ground”, the tools that allow the inclusion of young people with disabilities. The objective of this work is demonstrating the contribution of the arts, in this specific case the theatre, for the development of language, autonomy, and self-esteem, for people with disabilities, and their integration into society. And to warn about the insufficiencies/ forgetfulness, in terms of support from the State and the local government towards this vulnerable group. Due to economic and socio-cultural difficulties, not all citizens with disabilities are able to enjoy this type of informal education, nor the associations that promote this model of education, are aware of the number of elements of the population that could benefit from this type of activities, where they are located (as they are often not “visible”). Theoretical research was done in libraries and on the internet, through institutional, governmental and educational websites. The documents, laws, decrees, rules, articles, dissertations and theses found were systematized in order to assist the discussion. The case study was carried out in an Association (G.D.M. Flor de Infesta) that in its dramatic activity, has a special formative theatre group, formed by people with disabilities. In this study, it is intended to use the ethnographic method. If it was intended that the observer, once a week and for six months, would be in the place where people lived and socialized, collecting data and analysing emotions. The procedure used was called participant observation. As a complement and given the importance of the theme and its specificity, it would be difficult to talk theoretically about the limitations, constraints, barriers, both physical and material, that hinder access and the real integration of people with disabilities in the society to which they belong . When working on the main results, it was intended to emphasize that access to the arts becomes relevant to enable the educational, social and cultural inclusion of young people with and without disabilities, because when we talk about inclusion we must talk about young people in general. And as a conclusion, we dare to affirm, that the arts are tools that foster the improvement of social relationship conditions and minimize the limitations felt by young people, especially when related to differences. It’s primarily to seek answers on the ground and to translate the perception that exists about integration, inclusion or exclusion. And this can be felt with the interaction and experiences that can be shared with these groups.Silva, IsabelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Carlos Henrique Correia2020-07-13T14:28:00Z2020-06-052020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8716TID:202723569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:02:55Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:44.196158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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