Inspeção e reabilitação de infraestruturas ferroviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Telma Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8505
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas e Geotecnia
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spelling Inspeção e reabilitação de infraestruturas ferroviáriasQualidade geométrica da viaMonitorização ferroviáriaInspeção visualMetodologias de manutençãoAnálise de custos do ciclo de vida útilDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas e GeotecniaA presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de apoio às ações de inspeção e reabilitação das vias ferroviárias balastradas em serviço, através da criação de uma Ficha de Inspeção Visual Detalhada, com o intuito de reunir toda a informação necessária para a constituição de uma base de dados fidedigna e realista, permitindo corretas tomadas de decisão por parte das entidades competentes. A modernização de uma rede ferroviária implica a realização de várias intervenções nas linhas existentes, entre estas, incluem-se as campanhas de inspeção e as obras de reabilitação da plataforma existente e dos elementos que constituem a superestrutura. É objetivo das campanhas de inspeções visuais e da monitorização da via, detetar irregularidades e falhas na via atempadamente, i.e., as inspeções sistemáticas promovem a correta prevenção. Perante o nível de gravidade, essas falhas devem ser mantidas abaixo dos valores limites prédefinidos pelas normas existentes (limite de ação imediata; limite de intervenção; limite de alerta), ou até mesmo suprimidas. Neste sentido, devem ser traçados planos de manutenção, de modo a impossibilitar o agravamento das falhas e evitando ações de reabilitação ou renovação que representem custos elevados e de difícil previsão. As técnicas RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) têm sido extensivamente aplicadas no campo da gestão de manutenção de infraestruturas ferroviárias, pois permitem a previsão de falhas a partir da observação de dados operacionais. Após a reabilitação pretende-se que a via-férrea responda adequadamente às novas exigências, relacionadas com o aumento das cargas máximas por eixo, com o aumento do volume de tráfego e com a necessidade de permitir a circulação a velocidades adequadas. De forma simplista, a reabilitação tem por missão maximizar a disponibilidade da infraestrutura com elevados níveis de segurança e qualidade a um custo otimizado. A reabilitação baseia-se assim num conjunto de ações programadas de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de avarias dos equipamentos e sistemas, bem como conhecer o seu estado de fiabilidade.Faculdade de Ciências e TecnologiaFontul, SimonaRUNSilva, Telma Sofia dos Santos2013-01-11T10:23:36Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:10Zoai:run.unl.pt:10362/8505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:14.552342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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