Integração e inclusão escolar de alunos cabo-verdianos no 1ºCEB: estudo de caso num agrupamento de escolas da Amadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7137 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Ramo Crianças e Jovens em risco. |
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Integração e inclusão escolar de alunos cabo-verdianos no 1ºCEB: estudo de caso num agrupamento de escolas da AmadoraAlunos Cabo-verdianosEnsino básicoIntegração escolarDiversidade culturalEducação interculturalCape verdean studentsBasic educationSchool integrationCultural diversityIntercultural educationDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Ramo Crianças e Jovens em risco.Assistimos, na Europa, a mudanças profundas que são resultado do fenómeno migratório. À escola colocam-se desafios de integração dos alunos, filhos de imigrantes, das minorias étnicas e luso-africanos perante a diversidade cultural. Situamo-nos no âmbito da pedagogia intercultural e diferenciada, que atenda aos direitos e necessidades educativas de todos os alunos, incluindo os das minorias imigrantes ou étnicas. Pretendemos saber quais as respostas às necessidades dos alunos do 1.º Ciclo Ensino Básico de origem cabo-verdiana num Agrupamento de Escolas do concelho de Amadora tido como um dos mais multiculturais da Europa e, ainda as práticas nele desenvolvidas que promovem a integração e/ou inclusão dos alunos imigrantes de origem Cabo-Verdianos. Trata-se de um estudo de teor misto (híbrido) de utilização em simultâneo de metodologias quantitativa e qualitativa, estruturado em várias fases: uma fase de recolha dados através de inquérito por questionário, observação direta e documental/participativa e entrevistas semiestruturadas e uma fase de tratamento de dados com análise de conteúdo e triangulação. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de carácter mista, com recurso ao inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e à análise documental. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, das duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas AEID, da Amadora, aos seus respetivos encarregados de educação, aos responsáveis educativos, aos professores titulares de turma e técnicos do GIPE. Os resultados confirmam a integração escolar desses alunos cabo-verdianos com apoio de medidas, envolvendo agentes educativos. Contudo, escasseiam projetos interculturais a nível do agrupamento como reforço da formação continua dos professores, considerados elementos fulcrais neste processo, e de outras práticas que promovam mais a inclusão desses alunos e maior participação das famílias. Os dados obtidos, através do inquérito, entrevista e observação permitiram-nos inferir que os alunos cabo-verdianos, em geral, se sentem integrados na escola, bem como na turma em que estão inseridos. Contudo, a análise dos resultados obtidos revelam que há necessidade de mais projetos sociais virados para a interculturalidade, bem como a retoma de formação contínua dos docentes, a nível da pedagogia diferenciada e educação inter e multicultural conforme os objetivos dos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP). Tendo em conta que o agrupamento é caracterizado por uma população diversificada em termos étnico culturais, é um meio propício para sensibilizar os elementos da comunidade educativa para a dinamização de práticas interculturais, propomos um plano de integração socioeducativo de tutorias de mediação intercultural neste âmbito. Consideramos importante a troca de experiências, pelo que propomos algumas atividades de intervenção educativa a serem realizadas nas turmas do 1º Ciclo pelos diretores de turmas no âmbito do projeto denominado “Interagir na diversidade”.In Europe, we are witnessing profound changes that are the result of the migratory phenomenon. The school faces challenges of integrating students, children of immigrants, ethnic minorities and Portuguese-Africans in the face of cultural diversity. We are within the scope of intercultural and differentiated pedagogy, which meets the educational rights and needs of all students, including those from immigrant or ethnic minorities. We intend to know the answers to the needs of students of the 1st Cycle of Basic Education of Cape Verdean origin in a Group of Schools in the municipality of Amadora considered one of the most multicultural in Europe, and also the practices developed in it that promote integration and / or inclusion of immigrant students of Cape Verdean origin. It is a mixed-content study (hybrid) of simultaneous use of quantitative and qualitative methodologies, structured in several phases: a phase of data collection through a questionnaire survey, direct and documentary / participative observation and semi-structured interviews and a phase data processing with content analysis and triangulation. In empirical terms, we carried out a mixed investigation, using a questionnaire survey, semi-structured interviews and documentary analysis. These data collection instruments were applied to students from the 1st to the 4th year of schooling, from the two schools of the 1st Cycle of Basic Education of the AEID School Group, in Amadora, to their respective guardians, to educational leaders, class teachers and GIPE technicians. The results confirm the school integration of these Cape Verdean students with the support of measures, involving educational agents. However, intercultural projects at the group level are scarce as reinforcement of the teachers' continuing education, considered key elements in this process, and other practices that further promote the inclusion of these students and greater participation of families. The data obtained through the survey, interview and observation allowed us to infer that Cape Verdean students, in general, feel integrated in the school, as well as in the class in which they are inserted. However, the analysis of the results obtained reveals that there is a need for more social projects aimed at interculturality, as well as the resumption of continuous training of teachers, in terms of differentiated pedagogy and inter and multicultural education according to the objectives of the educational territories of priority intervention (TEIP). Bearing in mind that the group is characterized by a diverse population in ethnic and cultural terms, it is a conducive means to raise the awareness of the elements of the educational community for the promotion of intercultural practices, we propose a plan for the socio-educational integration of intercultural mediation tutorials in this area. We consider the exchange of experiences important, so we propose some educational intervention activities to be carried out in the 1st Cycle classes by the class directors in the scope of the project called “Interact in diversity”.Martins, Ernesto CandeiasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDuarte, Ulisses de Jesus Costa2020-06-08T08:20:18Z2020-02-212020-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7137TID:202484874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:43.048399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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