Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Rute
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fagulha, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4193
Resumo: Procedeu-se à validação de quatro modalidades de elaboração da ansiedade identificadas nas sequências de cenas organizadas para dar continuidade às histórias dos cartões da Prova "Era uma vez...". Definiu-se uma modalidade que traduz o não reconhecimento da ansiedade – Negação – e três modalidades em que este afecto é reconhecido: a Estratégia Adaptativa Operacional e a Estratégia com Equilibração Emocional correspondem a duas formas adaptativas, mas distintas, de elaborar a ansiedade; a Impossibilidade traduz o insucesso na elaboração adaptativa da ansiedade. Procedeu-se à descrição das modalidades mais utilizadas em cada cartão da prova e ao estudo da sua evolução, dos 6 aos 10 anos, numa amostra de 100 crianças sem perturbação emocional identificada. A hipótese de que, com o desenvolvimento, a frequência de utilização das estratégias adaptativas aumenta e as frequências de utilização da Impossibilidade e da Negação diminuem, foi confirmada. Procedeu-se à descrição destas modalidades numa amostra de 30 crianças, dos 6 aos 10 anos, com perturbação emocional identificada. Previa-se que estas crianças utilizassem um maior número de estratégias Negação e Impossibilidade, em relação às crianças sem perturbação emocional identificada e, simultaneamente, um menor número de estratégias adaptativas. A comparação entre os resultados obtidos nos dois grupos não apresenta diferenças significativas.
id RCAP_ce0d4a252bcce2519c4e1b3677d899d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”Estratégias de Elaboração da AnsiedadePsicopatologiaTécnicas ProjectivasProcedeu-se à validação de quatro modalidades de elaboração da ansiedade identificadas nas sequências de cenas organizadas para dar continuidade às histórias dos cartões da Prova "Era uma vez...". Definiu-se uma modalidade que traduz o não reconhecimento da ansiedade – Negação – e três modalidades em que este afecto é reconhecido: a Estratégia Adaptativa Operacional e a Estratégia com Equilibração Emocional correspondem a duas formas adaptativas, mas distintas, de elaborar a ansiedade; a Impossibilidade traduz o insucesso na elaboração adaptativa da ansiedade. Procedeu-se à descrição das modalidades mais utilizadas em cada cartão da prova e ao estudo da sua evolução, dos 6 aos 10 anos, numa amostra de 100 crianças sem perturbação emocional identificada. A hipótese de que, com o desenvolvimento, a frequência de utilização das estratégias adaptativas aumenta e as frequências de utilização da Impossibilidade e da Negação diminuem, foi confirmada. Procedeu-se à descrição destas modalidades numa amostra de 30 crianças, dos 6 aos 10 anos, com perturbação emocional identificada. Previa-se que estas crianças utilizassem um maior número de estratégias Negação e Impossibilidade, em relação às crianças sem perturbação emocional identificada e, simultaneamente, um menor número de estratégias adaptativas. A comparação entre os resultados obtidos nos dois grupos não apresenta diferenças significativas.We proceed to the identification of four anxiety elaboration strategies in the responses sequences of scenes in the “Once-upon-a-time…” test. A strategy which corresponds to the denial of the anxiety – Denial –, two strategies which represent different means of positive dealing with anxiety – Operational Adaptative Strategy and Emotional Equilibration Strategy –, and a fourth strategy which represents the failure of the elaboration of this emotion – Impossibility – were conceived. In a sample of 100 children, with ages ranging from six to ten years, without psychological difficulties, the evolution of the strategies was studied according to their age and expressiveness in each card of the "Once-upon-a-time…" test. The process of growing implies an increase of the adaptative strategies – Operational Adaptative Strategy and Emotional Equilibration Strategy – and a decrease of the Denial and Impossibility. These findings were expected in theory and support the validation of the strategies that have been conceived. Comparing these results with those of a sample of 30 children, six to ten years old, with psychological difficulties, it was expected that, in this latter group, the adaptative strategies would be lower and the Denial and Impossibility would be higher. There aren’t meaningful differences between the results of the two groups.Sociedade Portuguesa de PsicologiaRepositório da Universidade de LisboaPires, RuteFagulha, Teresa2011-09-30T11:41:13Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4193porPires, R., & Fagulha, T. (2003/2004). Estratégias de elaboração da ansiedade nas respostas sequências de cenas à Prova “Era uma vez…”. Revista Portuguesa de Psicologia, 37, 185-204.0872-0304info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:54.736572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
title Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
spellingShingle Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
Pires, Rute
Estratégias de Elaboração da Ansiedade
Psicopatologia
Técnicas Projectivas
title_short Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
title_full Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
title_fullStr Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
title_full_unstemmed Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
title_sort Estratégias de Elaboração da Ansiedade nas Respostas Sequências de Cenas na Prova Projectiva para Crianças “Era uma vez...”
author Pires, Rute
author_facet Pires, Rute
Fagulha, Teresa
author_role author
author2 Fagulha, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Rute
Fagulha, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Elaboração da Ansiedade
Psicopatologia
Técnicas Projectivas
topic Estratégias de Elaboração da Ansiedade
Psicopatologia
Técnicas Projectivas
description Procedeu-se à validação de quatro modalidades de elaboração da ansiedade identificadas nas sequências de cenas organizadas para dar continuidade às histórias dos cartões da Prova "Era uma vez...". Definiu-se uma modalidade que traduz o não reconhecimento da ansiedade – Negação – e três modalidades em que este afecto é reconhecido: a Estratégia Adaptativa Operacional e a Estratégia com Equilibração Emocional correspondem a duas formas adaptativas, mas distintas, de elaborar a ansiedade; a Impossibilidade traduz o insucesso na elaboração adaptativa da ansiedade. Procedeu-se à descrição das modalidades mais utilizadas em cada cartão da prova e ao estudo da sua evolução, dos 6 aos 10 anos, numa amostra de 100 crianças sem perturbação emocional identificada. A hipótese de que, com o desenvolvimento, a frequência de utilização das estratégias adaptativas aumenta e as frequências de utilização da Impossibilidade e da Negação diminuem, foi confirmada. Procedeu-se à descrição destas modalidades numa amostra de 30 crianças, dos 6 aos 10 anos, com perturbação emocional identificada. Previa-se que estas crianças utilizassem um maior número de estratégias Negação e Impossibilidade, em relação às crianças sem perturbação emocional identificada e, simultaneamente, um menor número de estratégias adaptativas. A comparação entre os resultados obtidos nos dois grupos não apresenta diferenças significativas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2011-09-30T11:41:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4193
url http://hdl.handle.net/10451/4193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, R., & Fagulha, T. (2003/2004). Estratégias de elaboração da ansiedade nas respostas sequências de cenas à Prova “Era uma vez…”. Revista Portuguesa de Psicologia, 37, 185-204.
0872-0304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134184979038208