Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Luís Manuel da Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes, Vera Mónica Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1
Resumo: Contexto: As crianças com multideficiência apresentam comportamentos inespecíficos de dor, devido às suas limitações cognitivas e neuromusculares. Estes comportamentos são difíceis de diagnosticar e interpretar, o que tem contribuído para o sub-tratamento da dor. Objetivo: Traduzir e validar semântica e culturalmente a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R) para Português e avaliar as suas propriedades psicométricas (validade e fiabilidade) em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos. Metodologia: Estudo metodológico com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 40 crianças selecionadas de forma aleatória. Resultados: O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de consenso em relação a alguns termos dos indicadores face, atividade e consolabilidade. A consistência interna calculada pelo ? de Cronbach foi de 0,76. O nível de concordância entre observadores variou entre um valor de Kappa de 0,69 e 0,76. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,97. Conclusão: A FLACC-R/PT quando utilizada em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos internadas em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Porém, sugerem-se outros estudos e que a aplicação da escala seja feita por enfermeiros com formação em avaliação de dor.
id RCAP_ce159055f57fcf5d8f7a401e260c0c47
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)dorcriançaavaliaçãoescalaenfermagemContexto: As crianças com multideficiência apresentam comportamentos inespecíficos de dor, devido às suas limitações cognitivas e neuromusculares. Estes comportamentos são difíceis de diagnosticar e interpretar, o que tem contribuído para o sub-tratamento da dor. Objetivo: Traduzir e validar semântica e culturalmente a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R) para Português e avaliar as suas propriedades psicométricas (validade e fiabilidade) em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos. Metodologia: Estudo metodológico com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 40 crianças selecionadas de forma aleatória. Resultados: O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de consenso em relação a alguns termos dos indicadores face, atividade e consolabilidade. A consistência interna calculada pelo ? de Cronbach foi de 0,76. O nível de concordância entre observadores variou entre um valor de Kappa de 0,69 e 0,76. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,97. Conclusão: A FLACC-R/PT quando utilizada em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos internadas em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Porém, sugerem-se outros estudos e que a aplicação da escala seja feita por enfermeiros com formação em avaliação de dor.2013-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1info:doi:10.12707/RIII12101Batalha, Luís Manuel da CunhaMendes, Vera Mónica Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-09-19T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:22.031992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
title Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
spellingShingle Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
Batalha, Luís Manuel da Cunha
dor
criança
avaliação
escala
enfermagem
title_short Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
title_full Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
title_fullStr Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
title_full_unstemmed Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
title_sort Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R)
author Batalha, Luís Manuel da Cunha
author_facet Batalha, Luís Manuel da Cunha
Mendes, Vera Mónica Pessoa
author_role author
author2 Mendes, Vera Mónica Pessoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batalha, Luís Manuel da Cunha
Mendes, Vera Mónica Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv dor
criança
avaliação
escala
enfermagem
topic dor
criança
avaliação
escala
enfermagem
description Contexto: As crianças com multideficiência apresentam comportamentos inespecíficos de dor, devido às suas limitações cognitivas e neuromusculares. Estes comportamentos são difíceis de diagnosticar e interpretar, o que tem contribuído para o sub-tratamento da dor. Objetivo: Traduzir e validar semântica e culturalmente a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R) para Português e avaliar as suas propriedades psicométricas (validade e fiabilidade) em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos. Metodologia: Estudo metodológico com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 40 crianças selecionadas de forma aleatória. Resultados: O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de consenso em relação a alguns termos dos indicadores face, atividade e consolabilidade. A consistência interna calculada pelo ? de Cronbach foi de 0,76. O nível de concordância entre observadores variou entre um valor de Kappa de 0,69 e 0,76. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,97. Conclusão: A FLACC-R/PT quando utilizada em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos internadas em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Porém, sugerem-se outros estudos e que a aplicação da escala seja feita por enfermeiros com formação em avaliação de dor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=tUisvFy1
info:doi:10.12707/RIII12101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137214120067072