Família, escola e comunidade: o papel das associações de pais e encarregados de educação no agrupamento vertical das escolas da Junqueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Cátia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/729
Resumo: O presente estudo faz uma abordagem acerca da relação família, escola e comunidade, baseado num projecto de intervenção comunitária, desenvolvido no Agrupamento Vertical de Escolas da Junqueira, pertencente ao Concelho de Vila do Conde, em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a Comissão Social Interfreguesias Norte do Ave. O fundamento deste estudo surge da necessidade de revitalizar a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Junqueira, o que levou à implementação de um trabalho junto das Associações de Pais Encarregados de Educação “activas” do Agrupamento, com o intuito de compreender o é uma APEE, sua organização e dinâmica, bem como o tipo de iniciativas que podem ser criadas, com vista à sua sustentabilidade e que envolvam directamente os pais. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação e a aplicação de entrevistas que permitiram compreender a perspectiva que os dirigentes associativos, enquanto pais/encarregados de educação, têm acerca da escola e como vêem a participação dos pais na vida da escola. Este trabalho reconhece que a intervenção comunitária constituiu uma prática e foi um meio facilitador para a reconstrução e dinamização da Associação Pais Agrupamento Escolas da Junqueira, na medida em que possibilitou um conhecimento global da realidade, permitiu a integração, facultou o trabalho de parceria e fomentou a co-responsabilização de todos os agentes envolvidos no estudo, particularmente os pais/encarregados de educação.
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