Remoção da metalização e de tintas em materiais poliméricos com recurso à tecnologia laser
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39492 |
Resumo: | O presente trabalho visa estudar a viabilidade da tecnologia laser na remoção da metalização de polímeros utilizados no ramo da indústria automóvel, por ser um processo mais rápido, menos agressivo para o meio ambiente e com menos danos para a superfície do polímero. Para remover a camada de alumínio de aproximadamente 100 nm, depositada em peças de policarbonato, pela técnica de deposição física em fase de vapor, foi utilizado um laser de Nd:YAG, com comprimento de onda de 1064 nm. Inicialmente foram testados diversos parâmetros do laser, nomeadamente a potência, largura de pulso, frequência, pitch e a velocidade de varrimento da amostra. Estes parâmetros foram otimizados com o objetivo de remover a camada de alumínio, mas sem danificar a superfície do policarbonato. A interação do feixe laser com a superfície das peças foi analisada recorrendo às técnicas de microscopia ótica, rugosidade, refletância, ângulo de contacto e espetroscopia de Raman. Os resultados obtidos comprovam a viabilidade e fiabilidade desta tecnologia no processo de remoção da camada de alumínio. Os parâmetros que cumprem os objetivos deste estudo correspondem a uma velocidade de varrimento de 1000 mm/s, potência de laser de 12 %, frequência de 50 kHz, largura de pulso de 200 ns, pitch de 0,04 mm e distância entre pulsos de 0,02 mm. Por último, explorou-se ainda a possibilidade de se usar a tecnologia laser para remover diferentes camadas de tinta depositadas sobre as peças de policarbonato, de modo a deixar a superfície com uma camada de tinta ou a transparência pretendida, controlando para isso a quantidade de tinta removida. Este processo permitiu a gravação do logótipo da empresa MAXIPLÁS nas peças fornecidas pela empresa. |
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O presente trabalho visa estudar a viabilidade da tecnologia laser na remoção da metalização de polímeros utilizados no ramo da indústria automóvel, por ser um processo mais rápido, menos agressivo para o meio ambiente e com menos danos para a superfície do polímero. Para remover a camada de alumínio de aproximadamente 100 nm, depositada em peças de policarbonato, pela técnica de deposição física em fase de vapor, foi utilizado um laser de Nd:YAG, com comprimento de onda de 1064 nm. Inicialmente foram testados diversos parâmetros do laser, nomeadamente a potência, largura de pulso, frequência, pitch e a velocidade de varrimento da amostra. Estes parâmetros foram otimizados com o objetivo de remover a camada de alumínio, mas sem danificar a superfície do policarbonato. A interação do feixe laser com a superfície das peças foi analisada recorrendo às técnicas de microscopia ótica, rugosidade, refletância, ângulo de contacto e espetroscopia de Raman. Os resultados obtidos comprovam a viabilidade e fiabilidade desta tecnologia no processo de remoção da camada de alumínio. Os parâmetros que cumprem os objetivos deste estudo correspondem a uma velocidade de varrimento de 1000 mm/s, potência de laser de 12 %, frequência de 50 kHz, largura de pulso de 200 ns, pitch de 0,04 mm e distância entre pulsos de 0,02 mm. Por último, explorou-se ainda a possibilidade de se usar a tecnologia laser para remover diferentes camadas de tinta depositadas sobre as peças de policarbonato, de modo a deixar a superfície com uma camada de tinta ou a transparência pretendida, controlando para isso a quantidade de tinta removida. Este processo permitiu a gravação do logótipo da empresa MAXIPLÁS nas peças fornecidas pela empresa. |
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