Desenvolvimento de um simulador virtual para operação de uma grua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Luís
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5091
Resumo: O desenvolvimento de ambientes virtuais constitui uma área tecnológica bastante promissora da informática, permitindo a criação de interfaces pessoa-computador mais naturais e, consequentemente, possibilitando a exploração de novas aplicações em diferentes áreas profissionais, como sejam entre outras, a medicina, o entretenimento, a ciência, a aeronáutica, a exploração espacial e a formação profissional. O desenvolvimento destes sistemas envolve várias áreas de investigação e desenvolvimento, próprias e afins, como são os casos dos factores humanos, interface pessoa-máquina, ergonomia, impacto social, hardware e software. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um sistema simulador, de suporte à formação profissional inicial e contínua de operadores de gruas das pedreiras de mármore, baseado em tecnologias dos ambientes virtuais. Pretendem-se demonstrar quais foram as principais metodologias de desenvolvimento utilizadas, bem como quais as tecnologias envolvidas de forma a construir um simulador de baixo custo. Este documento, inicialmente, introduz a motivação para o desenvolvimento deste sistema e também expõe alguns conceitos sobre simuladores e ambientes virtuais. Após esta introdução, expõe-se o domínio do problema deste sistema simulador de operação de uma grua para extracção de mármore de uma pedreira. Em seguida, descrevem-se algumas fases representativas do desenvolvimento do projecto: escolha do processo de desenvolvimento do projecto, definição da arquitectura do sistema, escolha das tecnologias a utilizar e metodologia de modelação tridimensional a adoptar. O artigo termina com a descrição dos testes realizados e dos resultados e conclusões obtidos.
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