Estudo exploratório do impacto da formação desenvolvida na Comunidade Intermunicipal do Cávado: representações de trabalhadores, coordenadores e dirigentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59578 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
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Estudo exploratório do impacto da formação desenvolvida na Comunidade Intermunicipal do Cávado: representações de trabalhadores, coordenadores e dirigentesExploratory study of the impact of training in the Cávado Intermunicipal Community: representations of workers, coordinators and leadersFormação profissionalAvaliação da formaçãoImpacto da formaçãoFormação em contexto autárquicoComunidade intermunicipalProfessional trainingTraining assessmentTraining impactTraining in a local authorities contextCommunity intermunicipalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)A formação profissional tem assumido uma nova centralidade nas sociedades contemporâneas e tem vindo a ser discutida, quer enquanto instância de socialização profissional e um elemento estruturador das políticas de gestão de recursos humanos, quer enquanto instância de regulação social, ao assegurar a conformação ideológica e a gestão dos processos de transição profissional numa sociedade marcada pelo primado da flexibilidade (Almeida, 2007). A formação surgiu como ‘o poder mágico’ que funciona como superação tanto das dificuldades sentidas pelas organizações, quer pelos próprios indivíduos (Silva, 2000). Na administração pública local, a formação profissional tem assumido importância enquanto instrumento de suporte à gestão de processos de modernização administrativa, à melhoria do atendimento e dos serviços prestados aos munícipes e ao desenvolvimento local. O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido na Comunidade Intermunicipal do Cávado, onde se procurou compreender o nível de satisfação e as representações acerca do impacto da formação dos formandos que participaram em formações promovidas em 2017, assim como as representações dos coordenadores e dos dirigentes, responsáveis por gerir a formação em cada município que integra esta comunidade. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental o inquérito por questionário, aplicado aos formandos, e a entrevista, realizada aos coordenadores e dirigentes. Os dados recolhidos foram submetidos a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram que a grande maioria dos formandos considera que a formação desenvolvida foi positiva, nomeadamente, ao nível da satisfação no que concerne à formação, motivação e valorização da formação e fomentou impactos no desempenho das suas funções. Os coordenadores e dirigentes entendem que a formação tem correspondido às expetativas e tem promovido a sua apropriação no desempenho profissional dos trabalhadores.Vocational training has assumed a new centrality in contemporary societies and has been discussed, both as an instance of professional socialization and a structuring element of human resources management policies, or as an instance of social regulation, by ensuring ideological conformation and management of the processes of professional transition in a society marked by the primacy of flexibility (Almeida, 2007). Training has emerged as a "magic power" that works to overcome both the difficulties experienced by organizations and individuals themselves (Silva, 2000). In the local public administration, vocational training has been assuming importance as an instrument to support the management of modernization processes, improvement of front office and services provided to local residents and local development. The present work presents a case study developed in the Comunidade Intermunicipal of Cávado, where we’ve tried to understand the level of satisfaction and the impact of the training on the learners who participated in the trainings promoted in 2017, as well as the representations of the coordinators and of the managers responsible for running the training in each town that integrates this community. The methods of data collection were the documentary analysis, the survey questionnaire, applied to the trainees and the interview carried out to the coordinators and managers. The data collected were submitted to statistical and content analysis. The results of this study revealed that the vast majority of the trainees consider that the training was positive, namely, in terms of satisfaction regarding training, motivation and valuation of the training and has yielded results on the performance of their tasks. The coordinators and managers have recognized that the training has met the expectations and has promoted its integration in the professional performance of the workers.Vilarinho, EmíliaUniversidade do MinhoPinto, José Diogo Duarte20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59578por202187080info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:43.812994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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