Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências socioemocionais com recurso a práticas de mindfulness para professores de 1º ciclo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41509 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências socioemocionais com recurso a práticas de mindfulness para professores de 1º cicloStressBurnoutMindfulnessProfessoresTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A docência tem sido considerada uma das profissões de maior exigência a nível emocional, que envolve a gestão de uma sala de aula multidimensional, onde acontecimentos imprevisíveis ocorrem em qualquer momento e por vezes em simultâneo, o que por sua vez influencia negativamente a qualidade da aprendizagem em sala de aula. Neste contexto, podem surgir vivências de stress e burnout, com repercussões negativas na relação professor-aluno. Neste sentido, ao longo dos anos a promoção de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness tem ganho especial importância no combate ao stress e burnout nos professores, com resultados positivos não só no bem-estar do próprio professor como na relação professor-aluno. Salientando a escassa investigação em Portugal nesta área, este estudo pretendeu compreender se um programa de promoção de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness influencia os comportamentos dos professores de 1ºciclo em sala de aula e, de forma a ter uma perspetiva mais consistente, as perceções dos próprios alunos sobre a relação professor-alunos. De acordo com o desenho experimental do estudo, compararam-se os professores do grupo experimental, que beneficiaram do programa (n=23), e os professores do grupo de controlo (n=18), bem como os respetivos alunos (n=120 e n=102). Foram feitas observações do comportamento dos professores antes e após a intervenção, com o apoio de uma grelha de observação, e de forma a compreender as perceções dos alunos quanto aos comportamentos dos seus professores em sala de aula foi aplicado o questionário Teacher as Social Context. Os testes de comparação das médias utilizados demonstraram que o programa teve um impacto positivo no comportamento dos professores do grupo experimental, ao nível do Apoio Socioemocional, da Atenção centrada nos alunos e responsividade às necessidades dos alunos, bem como da Gestão de sala de aula, não se encontrando resultados significativos ao nível das perceções dos alunos. Deste modo, os resultados obtidos neste estudo vão ao encontro da literatura, evidenciando o relevo da implementação de programas de promoção de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness em contexto escolar.Teaching has been one of the largest and most challenged jobs, involving the management of a multidimensional classroom where unpredictable events can have a negative impact on teaching and learning quality. In this context, teachers may experience stress and burnout, with negative repercussions on the teacher-student relationship. In this sense, over the years the promotion of social-emotional skills through mindfulness practices has gained special importance in dealing with stress and burnout with positive results on teacher’s well-being and on teacher-student relationship. Emphasizing the scant research in Portugal in this area, this study aimed to understand if a social-emotional program through mindfulness practices influences the behaviors of primary teachers in the classroom and, the student’s perceptions about teacher-student relationship. Through an experimental design teachers from experimental group, who benefited from the program (n = 23) were compared to teachers of the control group (n = 18), as well as their students (n = 120 and n = 102). The teachers’ behavior was observed before and after the intervention, with the support of an observation grid, and in order to understand the students' perceptions regarding the behavior of their teachers in the classroom, the Teacher as Social Context questionnaire was applied. The mean comparison tests, for the experimental group, showed that the program had a positive impact on the teachers’ behavior, at the Socioemotional Support level, The student centered attention and responsiveness of the students' needs, as well as the Classroom management. No significant results were found on students' perceptions. Thus, in keeping with previous studies the results of this study highlight the importance of the implementation of programs to promote socio-emotional competencies through mindfulness practices in a school context.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaFranco, Mariana de Jesus2020-01-31T16:57:21Z20192019-07-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41509TID:202466302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:45.707541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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