Uma abordagem de melhoria contínua a uma linha de montagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1591 |
Resumo: | A melhoria contínua da empresa surge como aspecto essencial para assegurar o futuro da organização e a satisfação das partes interessadas. Para isso convém que a gestão crie uma cultura que envolva as pessoas na procura activa de oportunidades de melhoria do desempenho dos processos, das actividades e dos produtos. No presente trabalho parte-se da ideia da necessidade de promover a melhoria contínua nas organizações, apresentando-se um estudo realizado sobre um problema particular, numa empresa específica. O objectivo é mostrar como se pode recorrer a diferentes ferramentas e técnicas da qualidade para promover a melhoria contínua num determinado sector que apresenta problemas de qualidade. Na Oliveira & Irmão, S.A. (OLI), as placas cromadas de comando mecânico e pneumático para os autoclismos interiores são produzidas numa linha de montagem, por injecção plástica. Seguidamente, seguem para o fornecedor, para este proceder a um banho de cromagem, que fornece à placa um aspecto cromado. Numa fase posterior, estas regressam à empresa, onde na linha de montagem das placas cromadas (Linha das PLC) irão ser gravadas e montadas para o cliente final. A percentagem de placas defeituosas que saem desta linha é elevada, o que causa problemas de produtividade relevantes, bem como custos de qualidade significativos. O projecto desenvolvido na OLI debruçou-se sobre o estudo do processo de produção destas placas, identificando as possíveis razões para a existência de defeitos e adoptando as necessárias medidas correctivas. Para isso recorreuse ao Método da Melhoria através das Causas, desenvolvido pelo Instituto Kaizen, tendo-se seguido as diferentes etapas propostas pelo mesmo com o objectivo de solucionar o problema identificado e com isso promover a melhoria da qualidade no processo de produção das placas. Do estudo efectuado conseguiu-se, numa primeira fase, obter um panorama geral do comportamento desta Linha de Montagem, contabilizando-se a percentagem de placas rejeitadas por mês, bem como o tipo de defeitos que mais contribuíam para a rejeição. Depois de identificadas as principais causas para a ocorrência dos defeitos, foi possível definir e implementar um conjunto de acções correctivas. De entre estas, são de destacar a sensibilização e responsabilização dos colaboradores da linha para o cuidado a ter no manuseamento das placas, o teste de uma nova forma de contentorização das placas quando vão para (e vêm do) fornecedor da cromagem e o envolvimento deste último na resolução dos problemas de qualidade que vão surgindo nesta linha de produção. |
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Uma abordagem de melhoria contínua a uma linha de montagemGestão industrialEficácia das organizaçõesEficiência industrialGestão da produçãoGestão da qualidadeA melhoria contínua da empresa surge como aspecto essencial para assegurar o futuro da organização e a satisfação das partes interessadas. Para isso convém que a gestão crie uma cultura que envolva as pessoas na procura activa de oportunidades de melhoria do desempenho dos processos, das actividades e dos produtos. No presente trabalho parte-se da ideia da necessidade de promover a melhoria contínua nas organizações, apresentando-se um estudo realizado sobre um problema particular, numa empresa específica. O objectivo é mostrar como se pode recorrer a diferentes ferramentas e técnicas da qualidade para promover a melhoria contínua num determinado sector que apresenta problemas de qualidade. Na Oliveira & Irmão, S.A. (OLI), as placas cromadas de comando mecânico e pneumático para os autoclismos interiores são produzidas numa linha de montagem, por injecção plástica. Seguidamente, seguem para o fornecedor, para este proceder a um banho de cromagem, que fornece à placa um aspecto cromado. Numa fase posterior, estas regressam à empresa, onde na linha de montagem das placas cromadas (Linha das PLC) irão ser gravadas e montadas para o cliente final. A percentagem de placas defeituosas que saem desta linha é elevada, o que causa problemas de produtividade relevantes, bem como custos de qualidade significativos. O projecto desenvolvido na OLI debruçou-se sobre o estudo do processo de produção destas placas, identificando as possíveis razões para a existência de defeitos e adoptando as necessárias medidas correctivas. Para isso recorreuse ao Método da Melhoria através das Causas, desenvolvido pelo Instituto Kaizen, tendo-se seguido as diferentes etapas propostas pelo mesmo com o objectivo de solucionar o problema identificado e com isso promover a melhoria da qualidade no processo de produção das placas. Do estudo efectuado conseguiu-se, numa primeira fase, obter um panorama geral do comportamento desta Linha de Montagem, contabilizando-se a percentagem de placas rejeitadas por mês, bem como o tipo de defeitos que mais contribuíam para a rejeição. Depois de identificadas as principais causas para a ocorrência dos defeitos, foi possível definir e implementar um conjunto de acções correctivas. De entre estas, são de destacar a sensibilização e responsabilização dos colaboradores da linha para o cuidado a ter no manuseamento das placas, o teste de uma nova forma de contentorização das placas quando vão para (e vêm do) fornecedor da cromagem e o envolvimento deste último na resolução dos problemas de qualidade que vão surgindo nesta linha de produção.Nowadays an organisation continuous improvement is a fundamental condition to assure its customers’ satisfaction and its future competitiveness. For continuous improvement to happen it is essential that the organisation top management creates a culture capable of involving the people working there on the active search of opportunities to improve processes, activities and products performance. In this work one assumes that it is vital for an organisation to promote its internal quality improvement. A study of a particular quality problem existent in one Portuguese company is presented, the main goal being to show how different quality management tools and techniques can be used in order to solve a very specific quality problem. In Oliveira & Irmão, S.A. (OLI), the chrome push-plates of mechanical and pneumatic control for interior installation systems are produced by plastic injection. After this process is completed, the push-plates are send to a chromate supplier where they are subject to a chromate bath getting their steel look. The push-plates return then to OLI where they get into a final assembly line (PLC line). The percentage of defective push-plates at the end of the assembly line is considered to be high, which causes productivity problems, as well as significant quality costs. The project conducted in OLI started with the study of the push-plates production process, being identified possible reasons for the defects presented in the plates after their production; corrective actions have also been proposed and implemented in order to overcome this quality problem. The Method of Improvement through Causes, developed by the Kaizen Institute, was used, being followed the different stages proposed in it. The purpose was to solve the quality problem identified and through that to promote the quality improvement of the push-plates production process. In a first phase the study conducted allowed to obtain a general overview of the push-plates assembly line behaviour, including an account of the number of plates rejected each month, as well as of the type of plates that contribute mostly for the total number of rejections. In a second phase the main causes for the defects were identified, being possible to define and implement a set of corrective actions. Among them it is important to mention the collaborators sensitisation towards the care that should exist when working with the pushplates, as well as the implementation of a new procedure to pack the plates when they go to (and come from) the chromate supplier. The chromate supplier has also been more deeply involved in the solving of the quality problems that occur in this production line.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:43:51Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1591porLírio, Águeda Sofia Carreirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:06Zoai:ria.ua.pt:10773/1591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:13.441973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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