História e memória do Colégio Manuel Bernardes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Isabel Sofia Gomes dos Santos Vieira, 1972-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6300
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling História e memória do Colégio Manuel BernardesHistória da educação - Portugal - séc.20Instituições escolaresOrganização pedagógicaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este trabalho de investigação centra-se na obra pedagógica do Padre Augusto Gomes Pinheiro e no seu legado. Vulto da igreja, cedo sentiu um forte apelo pela educação que o leva a fundar um dos mais antigos colégios católicos de Lisboa, o Colégio Manuel Bernardes, no Paço do Lumiar. Uma vez que a instituição conta com setenta e seis anos de existência, nas suas bases conceptuais encontramos um conjunto de valores, crenças e ideologias que ao longo do tempo foram marcando presença na pedagogia, nos regulamentos, nos rituais e cerimónias, mobilizando os seus intervenientes em torno de um projeto comum, dotado de uma identidade própria. Foi nossa intenção apreender a singularidade da instituição no âmbito da educação que se encontrava institucionalizada num determinado tempo histórico. Essa apreensão permite passar do singular ao global, num contínuo processo construtivo da história das instituições escolares. Assumimos primordialmente que não nos movia o anseio de realizar uma monografia. Apreendemos a sua historicidade, constituindo um estudo de caso passível de ser questionado do ponto de vista histórico. Passámos por um processo descritivo mas simultaneamente analítico, dos tempos, das pessoas e dos lugares. A investigação desenvolvida assentou numa análise documental com recurso a fontes maioritariamente provenientes da própria instituição, sendo algumas, parte integrante do espólio do fundador. A pesquisa histórica efetuada e a análise documental descrita fizeram-nos acreditar na existência de um fio condutor que seguido até à atualidade, expressa os princípios pedagógicos defendidos pelo Padre Gomes Pinheiro.This research focuses on the pedagogical work of Priest Augusto Gomes Pinheiro and his legacy. Figure of the church, soon felt a strong call for education that led him to found one of the oldest Catholic schools in Lisbon, Colégio Manuel Bernardes, in Paço do Lumiar. Once this institution is now seventy six years old, we can find on its conceptual basis a set of values, beliefs and ideologies that over time have marked in its pedagogy, regulations, rituals and ceremonies, mobilizing its participants in a common project, endowed with its own identity. It was our intention to understand the uniqueness of this institution as far as education is concerned, which was institutionalized in a particular historical time. This unique understanding allow us to go from the singular to the global, in a continuous process of analysis of the history of the educational institutions. We primordially assumed that we would not be moved by the desire of doing a monograph. We seized its historicity, establishing a case study susceptible of being questioned from the historical point of view. We went through a descriptive process but simultaneously analytical of the time, the people and the places. The research was based on an analysis using documentary sources mainly from the institution itself, some of them part of the founder‟s estate. The historical research and the documental analysis we have accomplished made us believe in the existence of a guiding principle, that followed until now, expresses the educational principles advocated by the Priest Gomes Pinheiro.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaReis, Isabel Sofia Gomes dos Santos Vieira, 1972-2012-05-14T11:48:20Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.530253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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